Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que revela o tipo de prática avaliativa centrada na teoria da aprendizagem behaviorista.

  • A. Auto-avaliação
  • B. Avaliação pontual
  • C. Avaliação do processual
  • D. Avaliação baseado em estudos de caso
  • E. Avaliação de competências e habilidades

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:

1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.

2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.

3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    2 e 3, apenas

  • B.

    1, 2 e 3.

  • C.

    3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1 e 3, apenas.

No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.

O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na discussão da Educação Profissional no Brasil, um conceito muito utilizado é o de Politecnia. Assinale a alternativa que indica o conteúdo deste conceito.

  • A. Uma educação com base no ensino de muitas técnicas
  • B. O ensino da tecnologia e os seus procedimentos pragmáticos.
  • C. O ensino aprofundado de uma técnica e seu histórico de produção.
  • D. A orientação de estudantes para realização de testes de múltiplas escolhas.
  • E. Uma educação que possibilita a compreensão dos princípios científicotecnológicos e históricos da produção moderna.

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:

1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.

2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.

3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.

4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.

Estão corretas

  • A.

    2, 3 e 4, apenas.

  • B.

    1, 2 e 3, apenas.

  • C.

    1, 3 e 4, apenas

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...