Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) , julgue os próximos itens.
O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino.
Assinale a alternativa que revela o tipo de prática avaliativa centrada na teoria da aprendizagem behaviorista.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A solução de problemas, conforme a abordagem participativa de gestão, inclui a definição do problema e dos objetivos, a solicitação de dados e opiniões aos participantes, o esclarecimento de situações confusas e a síntese das discussões.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Revisitando a função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem, Zabala ressalta que:
1. a finalidade da escola é garantir a formação integral do aluno, tecendo críticas à ênfase conferida à dimensão cognitiva e advogando a valorização das experiências vividas pelos alunos.
2. se deve ampliar os significados dos conteúdos da aprendizagem, promovendo-se o deslocamento do debate pedagógico da questão do que ensinar para a indagação sobre o por que ensinar.
3. os conteúdos a serem propostos pelos professores devem envolver todas as dimensões da pessoa humana, materializadas nas seguintes tipologias de aprendizagem: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.
Está(ão) correta(s)
2 e 3, apenas
1, 2 e 3.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.
O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.
Na discussão da Educação Profissional no Brasil, um conceito muito utilizado é o de Politecnia. Assinale a alternativa que indica o conteúdo deste conceito.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a gestão e a organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
São características da gestão participativa: o compartilhamento de autoridade, a delegação de poder e a maior eficiência no controle de recursos financeiros.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Segundo Saviani, algumas correntes modernas da educação buscam rearticular seus discursos face às transformações que marcam a contemporaneidade, promovendo mudanças na forma de ver a relação escola x sociedade. Desse modo, as tendências pedagógicas contemporâneas apresentam como traços gerais:
1. A relativização do conhecimento sistematizado, destacando o caráter instável de todo conhecimento.
2. A ideia dos sujeitos como produtores de conhecimento dentro de sua cultura.
3. A resistência às formas de homogeneização e dominação cultural.
4. Ênfase ao multiculturalismo, à diferença, ao pluralismo, à subjetividade.
Estão corretas
2, 3 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 3 e 4, apenas
1, 2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...