Questões de Pedagogia

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Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

De acordo com a teoria desenvolvida por Vigotsky, a inteligência é, antes de tudo, adaptação, que consiste no equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, resultado de uma interação entre assimilação e acomodação, os motores da aprendizagem. Quando assimilação e acomodação equilibramse, ocorre a adaptação intelectual.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola forma o cidadão quando lhe possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente dos valores cultivados por esse indivíduo.

  • B.

    O sentido de justiça e o respeito independem das relações sociais e das posturas pessoais do indivíduo.

  • C.

    A inserção na vida política se dá pela opção político-partidária que os indivíduos assumem.

  • D.

    A justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante a lei, por isso devem ser tratados com os princípios da equidade.

  • E.

    A formação da cidadania é função da família, e à escola cabe apenas cultivar os conhecimentos acumulados pela cultura humana.

João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.

Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados

  • A.

    impulsivo emocional e personalismo.

  • B.

    sensório-motor e projetivo e categorial.

  • C.

    personalismo e categorial.

  • D.

    impulsivo emocional e sensório-motor e projetivo.

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Segundo a teoria da Gestalt, a aprendizagem consiste na solução de problemas, ocorre do todo para as partes e na organização dos padrões de percepção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima no âmbito da educação, conclui-se que

  • A.

    a educação no Brasil sempre esteve dissociada da formação profissional do indivíduo.

  • B.

    a educação possui papel fundamental na formação do senso crítico, permitindo ao indivíduo poder escolher sua profissão, sem que esta seja determinada pelas superestruturas.

  • C.

    a educação possui caráter profissionalizante, que visa a atender à demanda do mercado de trabalho e ao aumento da riqueza circulante, prescindindo da escolha profissional dos indivíduos.

  • D.

    educação e profissão são escolhas que fazem parte de universos distintos da natureza humana por serem construções culturais próprias de cada grupo social.

  • E.

    os indivíduos são reféns das estruturas sociais determinantes, mesmo que tenham acesso aos saberes e bons níveis de conhecimento promovidos pela educação formal.

Para desenvolver processos de comunicação eficazes, é preciso conhecer as barreiras que se interpõem ao trabalho em equipe. Dentre os itens e as respectivas explicações que se seguem, qual deles NÃO constitui uma barreira para a comunicação?

  • A.

    Filtragem: é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais favoravelmente pelo receptor.

  • B.

    Seletividade: os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente, com base em suas necessidades, motivações, experiência e outras características pessoais.

  • C.

    Atitude defensiva: os agentes do processo de comunicação se sentem ameaçados, reduzindo-se a capacidade de atingir compreensão mútua.

  • D.

    Linguagem: as palavras assumem significados diferentes em razão de variáveis como idade, educação ou formação cultural diferenciadas.

  • E.

    Assertividade: valor modal de um enunciado, por meio do qual o enunciador assume validar ou não validar uma relação predicativa.

Essa afirmação revela uma preocupação em relação à formação de professores, quanto à dinâmica do processo educativo. Qual das concepões abaixo é coerente com a ideia do autor em relação a esse processo?

  • A.

    O educador deve estar sempre investindo na atualização de seus conhecimentos, de forma continuada, para que possa acompanhar a dinâmica das transformações sociais.

  • B.

    A educação formal para professores deve ter o tempo de formação ampliado, a fim de que seja obtido um melhor preparo para a prática pedagógica.

  • C.

    A educação formal exige uma disciplina capaz de conduzir o educador a construir o conhecimento, sem que seja influenciado por questões ideológicas.

  • D.

    O curso de formação de professores deve alertar sobre os riscos das inovações no campo dos saberes, como condição indispensável para a homogeneidade do conhecimento.

  • E.

    Em relação à educação continuada, a expressão petrificar o conhecimento remete a uma concepção de conhecimento sólida e bem sustentada.

Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.

  • B.

    Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.

  • C.

    Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.

  • D.

    Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.

  • E.

    Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.

“A finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança.” (Piaget) citado por Kamii, K e que , segundo ele, é indissociavelmente.....

(KAMII, K. - A CRIANÇA E O NÚMERO, Ed. Papirus38a. Ed, 2010, Campinas, pág. 33)

  • A.

    emocional, cognitiva e moral;

  • B.

    social, moral e intelectual;

  • C.

    cognitiva, emocional e social;

  • D.

    moral, emocional e social;

  • E.

    N.d.a.

Diversas correntes de pensamento acerca da natureza da aprendizagem se desenvolveram, instituindo paradigmas educacionais, como é o caso do empirismo, do inatismo, da psicologia cognitiva, do construtivismo, do sociointeracionismo, do associacionismo, entre outras. Considerando as diferentes concepções de aprendizagem, julgue os próximos itens.

Um dos princípios fundamentais da corrente empirista é considerar o ser humano, ao nascer, uma tábula rasa, devendo tudo aprender, das capacidades sensoriais mais elementares aos comportamentos adaptativos mais complexos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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