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Considerando o pensamento pós-moderno e suas repercussões na educação, qual é a análise que relaciona apropriadamente as imagens acima e as concepções pós-modernas?
O ser humano tem potencialidade para aprender a pensar, que pode ser desenvolvida porque não é inata nem provida de fora, o que resulta em aquisições que o levam a transformar criativamente a realidade, com o predomínio da linguagem e da interação social em relação à razão.
A rejeição às ideias mestras formuladas no âmbito do Iluminismo, como a crença de que haja uma teoria condutora da nossa ação pessoal e coletiva, produz a valorização de múltiplos relatos, bem como uma tendência ao pastiche, ao efêmero e à proliferação de signos, recomendando-se à educação uma superação de oposições binárias.
A busca de fundamento na racionalidade técnica e instrumental conduz à formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos, com centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica e de consumo.
A conjuntura social pode ser transformada por meio da ação coletiva, mesmo em um contexto marcado pela publicidade e pelo consumo exaustivo, visando à construção de novas relações sociais para a superação de desigualdades sociais e econômicas, em práticas curriculares que submetam os conteúdos a uma análise ideológica.
A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura de massas e às relações sociais, em uma atuação de parceria, para que as funções mentais superiores sejam socialmente mediadas a partir da cultura constituída.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.
A educação superior pública tem importância crucial no desenvolvimento de um país, o que implica reconhecer sua função social, política e cultural, cumprida quando há
organização flexível regida por contratos de gestão que estipulem índices de produtividade a serem alcançados.
compromisso com a democratização do saber, dispondo de autonomia institucional, intelectual e financeira.
associação entre ensino, pesquisa e extensão visando ao disciplinamento de vagas para o ensino superior público.
reconhecimento de que as políticas de ação afirmativa interferem no princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos.
manutenção de políticas assistencialistas contra a pobreza, a fim de promover uma redistribuição que estimule a economização da sociedade.
De acordo com os conceitos de currículo apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é correto afirmar que
o currículo oculto é aquele não dito, que tanto alunos quanto professores trazem carregado de sentidos próprios, criando as formas de relacionamento, poder e convivência nas salas de aula.
o currículo em ação deve ser entendido como os planos e as propostas pedagógicas elaborados e executados na escola.
o currículo formal é aquilo que efetivamente acontece nas salas de aula e nas escolas.
o currículo não interfere na forma de organizar princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a articulação entre áreas de conhecimentos e aspectos da vida cidadã.
o currículo real é aquele que se apresenta na proposta pedagógica da escola, construída com a participação de toda a comunidade escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
A perspectiva sociointeracionista não considera o processo de ensino e aprendizagem fora da relação entre as pessoas.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A escola não contribuiu para que Chico deixasse de ficar, na vida adulta, à margem da sociedade. Tais circunstâncias são explicadas por Bourdieu (1930-2002) e Passeron (1930-), pelo fato de que o(a)
poder está diluído entre o Estado e a sociedade civil, de modo que, quando esse poder é mal exercido, as consequências repercutem em toda a sociedade, na forma de ampliação da pobreza e de explosão da violência.
sistema de ensino é uma instância reprodutora das estruturas sociais, e toda ação pedagógica é, objetivamente, uma violência simbólica, apresentada de maneira dissimulada, que impõe um arbítrio cultural de grupos e classes dominantes.
destino do personagem é o mesmo de muitos estudantes, em função da determinação histórica pela qual fazem opção, pois a educação representa uma oportunidade de construir a própria história de maneira emancipada.
escola representa apenas uma parcela na formação do sujeito, sendo a autodeterminação e o autodidatismo os fatores que concorrem para a constituição das pessoas e de índices positivos de desenvolvimento humano.
evasão escolar conduz a situações de exclusão social, sendo resultado de uma estrutura injusta, que empurra os mais jovens muito cedo para o mercado de trabalho, fazendo com que percam oportunidades de ascensão social.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria da zona de desenvolvimento proximal, a estratégia pedagógica constitui mero recurso externo que move o aluno em direção ao conhecimento.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
Considerando a perspectiva do marxismo e suas implicações na educação, qual das seguintes análises é consistente com a situação evidenciada pela música?
O personagem é produto de uma realidade social que se constitui de uma tessitura infinita de coisas dotadas de sentido, uma teia de significados culturalmente construída pelos indivíduos em ação, corroborada pela escola.
Os revezes da vida pelos quais Chico passou são um reflexo, em menor escala, da dependência ou da relação de subordinação entre as partes componentes do sistema capitalista, entre as economias centrais e as periféricas.
Chico é um produto da perpetuação da exploração de uma classe social sobre outra, que utiliza a educação para disseminar a ideologia dominante, ao passo que a educação deveria ser um instrumento de emancipação.
A educação não contribuiu para a mobilidade social ascendente de Chico, pois ele se manteve no patamar econômico e social idêntico ao de sua infância, em função do valorizado papel social que ocupa em sua comunidade.
A escola falhou na educação de Chico porque deixou de educar tendo em vista a racionalização, que teria treinado o personagem para que se tornasse um cidadão produtivo, integrado e tecnicamente livre.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
A utilização de tecnologias em processos de formação e o debate a esse respeito se desvinculam da discussão sobre o papel do professor e sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem.
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