Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando os marcos normativos e, em conformidade com as competências gerais estabelecidas no âmbito da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino religioso deve atender alguns objetivos, EXCETO qual?

    A) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.

    B) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.

    C) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para a decisão religiosa da sua vida, exercitando o respeito à sua concepção individual de ideias, de acordo com a Constituição Federal.

    D) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é considerada educação infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a quantas horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição?

    A) A dez horas diárias.

    B) A cinco horas diárias.

    C) A oito horas diárias.

    D) A sete horas diárias.

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?

    A) Instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.

    B) Mecanismo exclusivo para obtenção de nota para aprovação.

    C) Utensílio utilizado para equiparar os conteúdos das aulas.

    D) Dispositivo elaborado pelo professor para cumprir planejamento.

    E) Instrumento de comparação de evolução no decorrer das aulas.

De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?

    A) Cultura; Análise e síntese; Linguagem corporal.

    B) Signo e símbolo; Globalização versus localização; Ginástica.

    C) Cultura; Globalização versus localização; Negociação de sentidos.

    D) Cultura; Interlocução, significação, dialogismo; Signo e símbolo.

    E) Análise e síntese; Correlação, identidade e integração; Negociação de sentidos.

Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?

    A) Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.

    B) O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.

    C) O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.

    D) Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.

    E) Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:

    A) Sensório-motor; pré-operatório; operatório formal e operatório concreto.

    B) Pré-operatório; sensório-motor; operatório formal e operatório concreto.

    C) Operatório formal; sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

    D) Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.

    E) Pré-operatório; operatório formal; operatório concreto e sensório-motor.

Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:

    A) Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.

    B) A proposta da transversalidade traz necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.

    C) Os temas transversais dividem aleatoriamente toda prática educativa que exceptua relações entre os alunos, entre os professores, entre os professores e alunos e entre alguns grupos específicos da comunidade escolar.

    D) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores as atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.

    E) A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais profundo das questões eleitas.

De acordo com os PCNEM, a UNESCO propõe quatro saberes que funcionam como pilares da educação nas sociedades contemporâneas. São saberes cuja conquista ultrapassa a mera aquisição de informação, uma vez que abarcam a formação humana e social do indivíduo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes saberes:

    A) Aprender a produzir.

    B) Aprender a conhecer.

    C) Aprender a fazer.

    D) Aprender a viver com os outros.

    E) Aprender a ser.

Os professores indígenas não possuem mais tempo para aprender as coisas de sua cultura, pois, como professores oficiais de sua tribo, de seu grupo, precisam usar todo o tempo para aprender e dar conta dos conteúdos que seus superiores esperam que eles desenvolvam em sala de aula. Trata-se de conteúdos que lhes chegam pela escrita em cartilhas, textos, livros, documentos. Deixam, assim, de ter a possibilidade de ser professores interculturais, para atuar no campo das diferenças entre o mundo indígena e a sociedade inclusiva. Não basta ensinar na língua indígena; é preciso participar, partilhar, trocar e, com isso, manter a aprendizagem no interior da própria cultura para, como experiência, fazê-la dialogar com tudo isso que vem como exigência e obrigatoriedade por parte da escola como instituição.

(Adaptado de: GUSMÃO, N. M. M. "Antropologia, diversidade e educação: um campo de possibilidades". Revista Ponto e vírgula, n. 10, pp. 32-45, 2011)


Com base no conteúdo do texto,

    A) a educação regular resulta em maior sobrecarga de trabalho para os professores do que a educação intercultural.

    B) a cultura letrada formal se impõe como um recurso nefasto para as comunidades indígenas, que deixam de cultuar suas próprias práticas.

    C) a língua indígena é um forte elemento cultural, mas apenas ela não garante a manutenção da cultura própria, frente à cultura letrada formal da escola.

    D) os conteúdos das cartilhas, dos livros, textos e documentos impedem que o professor atue de forma intercultural.

    E) os conteúdos simbólicos e as práticas culturais da comunidade constituem uma dificuldade para a adaptação dos professores.

O tema da qualidade na educação como uma das diretrizes do PNE 2014-2024 e seus desmembramentos como forma de atenção às especificidades inerentes às etapas, níveis, modalidades, processos, a exemplo da avaliação em larga escala, da gestão democrática da educação, do financiamento da educação, da formação e valorização docente, entre outros, pode ser compreendido como a alavanca principal para o alcance das metas e a fortificação das estratégias. [...] Cabe lembrar que a qualidade da educação é um princípio constitucional do ensino público, legalmente registrado na Constituição Federal Brasileira de 1988, esta, produto dos confrontos e acordos, portanto também resultante de uma construção humana. Assim, a qualidade é integrante de um sistema de valores de uma determinada sociedade, por isso suscetível a um projeto de sociedade que não o projeto que se quer e que se almeja.

(Adaptado de: ARANDA, M. A. de M.; Lima, F. R. "O Plano Nacional de Educação e a busca pela qualidade socialmente diferenciada". Revista Educação e Políticas em Debate, v. 3, n. 2, ago.-dez. 2014)


De acordo com o texto, a qualidade da educação:

    A) tem uma dimensão programática, nos documentos oficiais, e uma dimensão concreta, nas avaliações em larga escala.

    B) é um valor absoluto, que independe do sistema de valores de uma sociedade.

    C) se afirma como um programa com metas, sistema de financiamento e mecanismos de aferição.

    D) determina os confrontos e acordos estabelecidos na sociedade brasileira com a Constituição de 1988.

    E) no Brasil aumenta proporcionalmente ao acesso da população às escolas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...