Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

(Artigo 33 da LDBEN, Lei n° 9.394/1996)


De acordo com esse artigo,

    A) o ensino religioso, como parte integrante da formação básica do cidadão, é disciplina obrigatória para todos os alunos.

    B) para atender à diversidade cultural religiosa do Brasil, a escola pública deve oferecer, fora do horário regular das aulas, o ensino religioso que atenda às diferentes denominações religiosas.

    C) o ensino religioso é disciplina obrigatória no currículo das escolas públicas, porém para o aluno é disciplina facultativa.

    D) os estabelecimentos públicos de ensino podem optar ou não por oferecer o ensino religioso em seu currículo, caso seu conselho de escola assim o decida.

    E) todas as escolas públicas devem atender o preceito legal sobre o ensino religioso cristão, em respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, Lei n° 9.394/1996), em seu artigo 21, dispõe sobre a composição dos níveis escolares, afirmando que a Educação Básica é formada por

    A) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    B) educação infantil e ensino fundamental.

    C) educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

    D) creche, educação infantil e os cinco primeiros anos do ensino fundamental.

    E) creche, educação infantil e ensino fundamental.

De acordo com a LDBEN, Lei n° 9.394/1996, artigo 58, entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional será feito

    A) exclusivamente por serviços especializados, para garantir o bom desenvolvimento do aluno em condições especiais.

    B) pela escola, em local a ser definido pela equipe pedagógica, de modo a evitar constrangimentos para a criança ou jovem que necessite de cuidados especiais.

    C) em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

    D) em casa, junto à família, garantindo que atividades e avaliações sejam enviadas pela escola e possam ser feitas em domicílio.

    E) nas escolas, em classes exclusivamente destinadas a alunos especiais, sempre sob a supervisão de pelo menos dois professores.

Por metodologias ativas, entende-se as diferentes formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam, com a intenção da formação crítica de futuros profissionais, em várias áreas do saber. São técnicas características das metodologias ativas de ensino:

    A) aprendizagem significativa; método da problematização; exposição dialogada.

    B) grupos operativos; aprendizagem centrada nos processos grupais; aprendizagem significativa.

    C) aprendizagem baseada em problema; método da problematização; exposição dialogada.

    D) estudo de caso; método da problematização; aprendizagem baseada em problema.

Luckesi (2011) afirma que o ato de avaliar é um ato de investigar. Enquanto a ciência descreve e interpreta realidade, a avaliação descreve-a e qualifica-a. Na avaliação da aprendizagem, há duas modalidades que orientam as práticas avaliativas – a avaliação de certificação e a avaliação de acompanhamento da ação. A avaliação de acompanhamento da ação tem como característica

    A) a investigação da qualidade do seu objeto de estudo: a aprendizagem.

    B) o fim na qualificação da aprendizagem.

    C) a descrição da aprendizagem realizada.

    D) a aplicação de instrumentos avaliativos assistemáticos para garantir o rigor na aferição da aprendizagem.

A educação continuada é tão importante quanto a inicial e preparar o docente é obrigação de uma IES, assim como dar-lhe condições de praticar, em sua ação pedagógica, novas formas de cuidar da aprendizagem. As universidades, ao definir políticas e desenvolver ações de educação continuada aos professores, realizam

    A)

    o desenvolvimento de sólida formação teórica e interdisciplinar em educação e nas áreas específicas de conhecimento científico pela unidade entre teoria e prática.



    B) a valorização dos profissionais da educação, cujos princípios devem ser considerados na formulação dos projetos institucionais de formação inicial e continuada, de modo a garantir um ensino eficaz.

    C) a formação qualificada do professor que, assim, apresentará maior produtividade pedagógica.

    D) uma forma de elevação dos padrões de qualidade do ensino que oferece, obtendo melhores índices nos processos de avaliação da instituição.

O Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, estabelece nova regulamentação para a EaD, no ensino superior público, determinando que

    A) é desnecessária a autorização prévia do MEC para abertura de polos para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância.

    B) a oferta de cursos superiores na modalidade a distância dispensará regime de parceria entre a instituição de ensino credenciada e outras pessoas jurídicas.

    C) o regime de parceria entre a instituição de ensino e outras pessoas jurídicas para instalações com fins de funcionamento de polo de educação a distância, deve ser estabelecido em regulamento e respeitado o limite da capacidade de atendimento de estudantes.

    D) as instituições terão autorização do MEC para a oferta de cursos a distância, desde que essas instituições tenham bons indicadores de qualidade.

A organização do trabalho pedagógico no ensino superior prevê a construção de novas formas de relações de trabalho, que favoreçam o diálogo entre os envolvidos no processo educativo, para a construção do conhecimento pluricultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. Assim, a organização do trabalho pedagógico nas instituições de ensino superior está materializada no

    A) Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

    B) Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    C) Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

    D) Projeto Curricular Institucional (PCI).

O Projeto Pedagógico é o documento que orienta os docentes no planejamento da sua disciplina, de modo a concretizar a política educacional da instituição. Entre os seus elementos constitutivos, estão

    A) os conhecimentos e saberes científicos, sociais e culturais considerados necessários à formação qualitativa das competências do egresso.

    B) as concepções de ensino centradas na transmissão de conhecimentos, que desenvolvem no aluno conceitos consistentes da realidade, como um dado pronto e acabado.

    C) as metas e os objetivos, previamente definidos, a serem alcançados durante a formação dos alunos e os critérios norteadores para a definição do perfil do egresso.

    D) as estratégias de avaliação para mensurar a quantidade e a qualidade de conhecimentos adquiridos pelo aluno no processo de aprendizagem.

Ao processo de organização curricular que privilegia a incorporação de outras formas de aprendizagem e formação presentes na realidade social e possibilita ao aluno ampliar os horizontes do conhecimento e a aquisição de uma visão crítica que lhe extrapola a aptidão específica de seu campo de atuação profissional e propicia a diversidade de experiências aos alunos, denomina-se

    A) organização curricular alternativa.

    B) organização curricular emancipatória.

    C) flexibilização curricular.

    D) ampliação curricular.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...