Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos projetos de trabalho a aprendizagem é:
Estanque
Estagnada
Significativa
Sem sentido
N.d.a.
Henry Giroux, um dos mais importantes teóricos do currículo, afirma que as perspectivas dominantes do currículo pautam-se por uma racionalidade técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
A conformação é característica exclusiva do currículo.
A dialética não favorece a compreensão dos currículos escolares.
A teoria da cultura escolar é incipiente para a compreensão da teoria dos currículos.
A resistência não é elemento que se apresenta no currículo.
O currículo pode comportar, ao mesmo tempo, conformação e resistência.
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A concepção de avaliação como processo de medida teve sua origem na psicologia com a aplicação dos testes psicológicos, da psicometria, e dos testes de inteligência para crianças e adultos.
Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:
Ponto intermediário
Ponto de partida
Ponto final
Processo de desenvolvimento das aulas
N.d.a.
O currículo
I é a expressão da função socializadora da escola.
II tem conteúdo indiferente à prática pedagógica.
III relaciona-se ao conteúdo da profissionalização dos docentes.
IV contém um único tipo de componente pedagógico.
V não interfere na melhoria da qualidade de ensino.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo.
Ao ter como ponto de partida o desenho da Disney, 101 dálmatas, o que se pretendia com essa ação pedagógica:
Que as crianças aprendessem a desenhar
Que as crianças se interessassem por representações teatrais
Que os alunos aprendessem padrões socialistas
Que os alunos percebessem a gama complexa de representações a respeito das normas e padrões ideais de comportamento socialmente aceitáveis
N.d.a.
Muitos autores afirmam que o pensamento curricular brasileiro dos últimos anos tem sido dominado pela tendência crítica. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
A maioria dos autores que discute o currículo mostra-se comprometida com as teorias marxistas.
Autores como Apple e Giroux começaram a ser mais discutidos no Brasil a partir do final dos anos 80 do século XX.
A educação popular enfoca no currículo a participação ativa do sujeito do conhecimento.
Após o processo de redemocratização brasileira, desenvolveu-se na educação uma maior aproximação e utilização das ideias dos autores americanos.
Os educadores populares mostram-se pouco receptivos à ênfase dos métodos e das técnicas dos curriculistas tradicionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação ocorre na coletividade, perdendo de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular e complexo.
Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:
As políticas que têm em comum o estabelecimento de uma contradição entre flexibilidade curricular e controle via avaliação, de forma a introduzir as forças do mercado e as formas de decisão próprias do setor privado.
Uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.
É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico.
É o lugar intermediário que esses problemas precisam ocupar entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento físico de uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve à solução.
N.d.a.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...