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A discussão do currículo escolar provoca um embate entre os conteudistas e os escolanovistas. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Os autores que defendem a Escola Nova adotam um currículo reprodutivista.
Os autores da educação popular são adeptos de currículos conteudistas.
Os conteudistas tendem a apresentar uma crítica exagerada a outras tendências e orientações.
A tendência tecnicista tem sua ênfase curricular no conhecimento significativo.
A Escola Nova foi um movimento que não tratou de currículos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-o à pesquisa, promove a formação de novos conhecimentos e traz a ideia de seres humanos como indivíduos acabados e passíveis de uma comodidade constante.
As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:
Identificar, propor e resolver questionamentos e problemas relacionados com elementos significativos do seu meio, usando estratégias gradativamente mais sistemáticas e complexas de busca, armazenamento e tratamento da informação, de formulação de conjecturas, de colocação das mesmas em prova e de exploração de soluções alternativas.
Critérios pessoais e raciocinados sobre questões científicas e tecnológicas básicas de nossa época, através da comparação e avaliação de informações obtidas de diferentes fontes.
Estratégias pessoais, coerentes com os procedimentos da ciência, na resolução de problemas, identificação do problema, formulação de hipóteses, planejamento e realização de atividades para compará-las, sistematização e análise dos resultados e comunicação dos mesmos.
O objetivo fundamental da formação científica dentro da Educação Básica será fazer com que os alunos sejam capazes de enfrentar situações cotidianas, analisando-as e interpretando-as através dos modelos conceituais e também dos procedimentos próprios da ciência.
N.d.a.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Paulo Freire afirma que é tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que se está aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Por isso, para ele, a docência e a discência devem ser dicotomizadas.
Quais são as justificativas para que todos os alunos aprendam as Ciências da Natureza?
Justifica seu sentido mais amplo, isto é, refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, é referir-se a um sistema de adquirir conhecimentos baseados nos métodos científicos, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.
Porque a ciência é o conhecimento claro e evidente de algo, fundado sobre princípios evidentes e demonstrações sobre raciocínios experimentais, ou ainda sobre a análise das sociedades e dos fatos humanos. Esta justificativa permite distinguir os três tipos de ciência: ciências formais; ciências físico-químicas e ciências experimentais.
Justifica-se pela idéia de produção de conhecimento; isto é, os vários domínios reconhecidos como científicos não tem por objetivo a produção de conhecimentos apenas, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos, assim propondo a noção de investigação técnicoinstrumental.
A ciência para todos justifica-se parcialmente na medida em que consiga fazer com que os alunos e futuros cidadãos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem escolar para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também os projetos tecnológicos gerados pela ciência, que têm, muitas vezes, conseqüências sociais relevantes.
N.d.a.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Para se repensar as ciências humanas e a possibilidade de um conhecimento científico humanizado, há que se considerar que é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e aprendizagem e a atualiza.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, assinale a opção que apresenta uma situação que exemplifica a concepção defendida no texto.
Caso, em um jogo de basquetebol, um aluno não consiga a força necessária para o arremesso de lance livre, o educador deve sugerir que se mova mais para frente a fim de que execute a ação com a força adequada.
Caso, em um jogo de voleibol, o saque de um aluno não passe para o lado do time oponente, o educador pode instruir a equipe sobre a possibilidade de o saque ser completado por quaisquer integrantes da equipe sacadora.
A indicação do professor para que haja ajuda para a ação da parada de mãos em posição invertida com a intenção de que não aconteçam acidentes.
Caso, em um jogo de futebol, ocorra uma agressão verbal, o educador deve determinar a cobrança de penalidade máxima, que deve ser executada sem a participação do goleiro do time infrator.
Quais são as justificativas mais comuns para a inclusão das Ciências da Natureza como uma parte substantiva do currículo de Educação Básica?
As justificativas mais freqüentes para o ensino de ciências é a necessidade de melhorar a educação científica e promover uma melhor compreensão da ciência pelo público em geral.
A justificativa da estrutura e conteúdo do currículo, como instrumento promotor da compreensão de ciências pelo público.
A justificativa de que a falta de eficiência do ensino de ciências é uma conseqüência do currículo oferecido.
N.d.a.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O trabalho docente que relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, momento em que se dá a ruptura em relação à experiência pouco elaborada, deve ser classificado, segundo as tendências pedagógicas, como tendência
progressista libertadora.
liberal tecnicista.
progressista libertária.
liberal tradicional.
crítico-social dos conteúdos.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.
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