Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Ter um interesse não possessivo e a aceitação de um outro indivíduo, uma pessoa separada, cujo valor próprio é um direito seu na relação professor/aluno, é uma das características da educação humanista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todo projeto pedagógico é fundamentalmente político. O projeto pedagógico indica a direção, a orientação, o caminho da escola e possui uma intencionalidade significadora. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Com alcance político-pedagógico, no sentido de construção participativa, o projeto da escola direciona-se exclusivamente a atender aos diferentes setores escolares.

  • B.

    A instituição educativa é reprodutora das analogias e dos valores sociais, por isso seu projeto político-pedagógico deve estar voltado a atender às funções de reprodução.

  • C.

    A pesquisa, como forma de aprendizagem escolar, não é compreendida como parte formal do projeto político-pedagógico.

  • D.

    O projeto político-pedagógico da escola tem como finalidade elaborar princípios, diretrizes e escolha das ações para melhor organizar, orientar e operacionalizar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.

  • E.

    As ações de mudança e de transformação são independentes do projeto político-pedagógico, pois são parte de um processo posterior a ele.

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

Na organização do trabalho pedagógico por competências, não se deve perder tempo treinando a mobilização dos saberes para situações complexas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, podemos concluir que a obra em questão trata-se de:

  • A.

    um método de ensino para a educação de jovens e adultos;

  • B.

    um livro de ficção;

  • C.

    um tratado psicopedagógico;

  • D.

    um livro de memórias;

  • E.

    N.d.a.

Quanto à ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração não está explicitada na Constituição Federal de 1988.

  • B.

    O Ensino Fundamental de nove anos é uma opção que pode ser implantada ou não, de acordo com o desejo das políticas estaduais ou municipais.

  • C.

    O Plano Nacional de Educação (PNE), ao tratar dos objetivos e metas relativos ao Ensino Fundamental, propõe ampliar para nove anos a duração do Ensino Fundamental obrigatório, com início aos seis anos de idade, à medida que for sendo universalizado o atendimento na faixa etária de 7 a 14 anos.

  • D.

    A LDB, Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional não explicita a ampliação do ensino fundamental de nove anos.

  • E.

    O PNE propõe opções, entre as quais a ampliação da duração do Ensino Fundamental para nove anos. Evidencia-se, entretanto, que essa é, ao lado de outras, alternativa válida a ser implantada isoladamente ou em conjunto com outras formulações.

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Ao professor cabe planejar, estruturar e controlar os meios pelos quais se deseja atingir os objetivos propostos. Essa é uma característica da educação tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a concepção de habilidades e competências proposta por Perrenoud, julgue os itens de 100 a 105.

A competência cognitiva está relacionada ao aprender a aprender, e a competência pessoal, ao aprender a conviver.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

  • A.

    Sempre que surge um problema em sala de aula, faz-se necessária a intervenção de uma autoridade maior.

  • B.

    A maioria das escolas possui um departamento específico, de orientação psicopedagógica, que visa solucionar problemas disciplinares na relação professor/aluno.

  • C.

    Problemas disciplinares relacionados à gestão da sala de aula podem ser resolvidos individualmente (entre o professor e o aluno) ou por meio da solução de problemas em grupo (reuniões em sala de aula).

  • D.

    O professor não tem autonomia para resolver os problemas disciplinares em sala de aula, por isso sempre deve recorrer ao que está escrito no regimento escolar.

  • E.

    As autoridades policiais sempre devem ser chamadas para solucionar os problemas disciplinares da sala de aula.

No Brasil, a instituição responsável pelo levantamento e pelo processo de informações educacionais é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), atrelado ao Ministério da Educação (MEC). As informações coletadas servem de base de dados para análise dos indicadores educacionais. Com suporte nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os indicadores educacionais surgem como instrumentos-chaves para a legitimação de novas políticas educacionais. Essa cultura desvaloriza o desempenho estudantil e a variedade de habilidades que devem ser exploradas pela escola.

  • B.

    No século XXI, a gestão da escola não deve levar em conta os dados estatísticos, e os índices de produtividade estão focados no trabalho com a mudança de qualidades, disposições e sensibilidades interiores, que se instalam em um novo tipo de disciplina e de governo que orienta a ação das pessoas dentro desse novo contexto.

  • C.

    O censo escolar é um levantamento de estatísticas educacionais em escala nacional, realizado anualmente. Seu objetivo principal é levantar e fornecer informações para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional do país.

  • D.

    A análise dos indicadores educacionais não precisa ter conexão com as teorias educacionais e, consequentemente, com a reflexão crítica.

  • E.

    As pesquisas quantitativas em educação são realizadas com o objetivo de levantar os dados estatísticos, mas não conseguem refletir qualitativamente o que se realiza na gestão escolar.

A maioria das escolas de formação dos profissionais de saúde segue a tendência tradicional, na qual o professor é o detentor do saber, tendo como resultado uma relação vertical entre professor aluno. O mesmo é observado na prática diária desses profissionais, quando ambas deveriam ter uma relação horizontal. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

No decorrer do curso, o ensino que leva o aluno a ter experiências em várias posições, passando por um processo reflexivo, abandonando velhos conceitos, que proporciona ao aluno construir o seu conhecimento a partir da observação, da análise e do desenvolvimento, foge à tendência tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...