Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito
às atividades interativas.
às atividades interativas.
ao cenário educativo/avaliativo.
à gênese do conhecimento.
ao compromisso social do docente.
A concepção de avaliação dos PCN vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno, mediante notas ou conceitos para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A avaliação restringe-se ao julgamento acerca de sucessos ou fracassos do aluno e tem a função de medir o rendimento escolar do aluno, do professor e das instituições de ensino.
É importante ter claro que a avaliação diagnóstica implica a instauração de um longo período de avaliação no início do ano, que acabe por se destacar do processo de aprendizagem que está em curso, no qual o professor avança em suas propostas.
A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua a respeito da sua prática, da criação de novos instrumentos de trabalho e da retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
Os processos avaliativos propostos pelos PCN não devem contemplar a observação dos avanços e da qualidade da aprendizagem alcançada pelos alunos ao final de um período de trabalho, seja este determinado pelo fim de um bimestre ou de um ano.
Um sistema educacional comprometido com o desenvolvimento das capacidades dos alunos, que se expressam pela qualidade das relações que estabelecem e pela profundidade dos saberes constituídos, não encontra, na avaliação, uma referência para análise de seus propósitos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.
A pedagogia libertadora preconiza o caráter essencialmente político da educação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, considerando a utilização de recursos de ensino na mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Um dos objetivos da utilização dos recursos de ensino é evitar a abstração de conteúdos por estudantes em início do processo de aprendizagem.
A respeito das ações do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem em relação à forma de avaliar, assinale a alternativa incorreta.
Planeja, realiza e avalia situações didáticas que permitam a criação de estratégias de ensino e avaliação.
Provoca mudanças de comportamento.
Assume uma prática pedagógica não aberta a críticas.
Está em uma reconstrução constante de seu fazer pedagógico.
Combate avaliações conservadoras.
Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa
contínua.
mediadora.
científica.
supervisora.
tradicional.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação (MEC), assim como as ações educativas de cada sistema de ensino brasileiro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os PCN apresentam uma estrutura curricular completa e inflexível que impede adaptações para a construção do currículo de um sistema ou mesmo de uma escola, uma vez que, por sua natureza, se impõem como uma diretriz obrigatória.
Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos estados e dos municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.
Os PCN estão situados historicamente na educação brasileira e são princípios atemporais. Sua validade depende de estarem em consonância com a realidade social, não necessitando, portanto, de um processo periódico de avaliação e revisão a ser coordenado pelo MEC.
Os PCN e as propostas dos sistemas de ensino são materiais específicos que subsidiarão a escola na constituição de sua proposta educacional, sem que a mesma explicite os valores e propósitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver.
De acordo com os PCN, a programação desenvolvida em sala de aula deve garantir uma distribuição planejada de aulas. Essa responsabilidade é essencialmente de cada professor e não deve ser compartilhada com a equipe da escola por meio da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes, relativos às tendências pedagógicas.
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, valorizando a cultura individual.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A formação do professor abrange duas dimensões: a teórico-científica e a técnico-prática, estando a primeira relacionada à formação acadêmica específica.
A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.
No início do ano letivo.
No início da unidade de ensino.
Ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Diariamente, em cada aula.
No encerramento do processo de ensino, ao final do ano letivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...