Questões de Pedagogia

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No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.

Os objetivos educacionais são divididos em gerais e específicos. Entre os objetivos específicos está a educação estética, que se dedica a melhorar a autoimagem do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem deve ser absolutizada, pois a técnica dessa dinâmica é um fim em si mesma.

  • B.

    A dinâmica em grupo deve ser subestimada, pois sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada ferramenta ou estratégia educativa.

  • C.

    A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas passem por um processo de ensino-aprendizagem em que o trabalho coletivo é colocado como um saber que é construído junto, em grupo.

  • D.

    Na dimensão histórico-crítica não se aconselha o trabalho com dinâmicas de grupo, pois elas não favorecem a consciência crítica.

  • E.

    As dinâmicas de grupos dificultam a aprendizagem dos conteúdos ensinados em sala de aula, pelo fato de serem apreendidos por um processo cognitivo individual.

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

Os processos cognitivos não são cumulativos, pois uma categoria cognitiva não depende da outra para que ocorra o desenvolvimento dos processos mentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.

A relação objetivo-conteúdo determina os métodos a serem utilizados em situações didáticas específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O principal objetivo das estratégias de aprendizagem é ensinar a pensar. O que se quer é educar o aprendiz para obter sua autonomia, independência e senso crítico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola deve adotar uma estratégia de aprendizagem única e fazer que todos os estudantes assimilem essa metodologia para que possam alcançar sucesso nos estudos.

  • B.

    Se a estratégia de aprendizagem pode variar de indivíduo para indivíduo, não existem métodos que possam servir para mais de uma pessoa.

  • C.

    Os métodos não são apenas instrumentos; na aprendizagem, eles são mais importantes que o trabalho intelectual, a inteligência e a reflexão.

  • D.

    Estratégia e métodos de aprendizagem não podem ser similares, pois lidam com conteúdos diferentes e seus fins são específicos.

  • E.

    A instrução em estratégias de aprendizagem abre novas perspectivas para uma potencialização da aprendizagem, permitindo aos estudantes ultrapassar dificuldades pessoais e ambientais, de forma a conseguir obter maior sucesso na escola.

A proposta do Programa Nacional de Informática Educativa do MEC é utilizar o computador na escola com o objetivo de criar um ambiente de aprendizagem em que o aprendiz processe a informação, agregue-a a seus esquemas mentais e coloque-a para funcionar mediante um desafio ou uma situação-problema. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para avaliar um software educativo, leva-se em consideração somente a beleza gráfica, em que são criados ambientes graficamente sofisticados.

  • B.

    O computador na escola não deve ser encarado como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade.

  • C.

    Não é preciso ser educador para conseguir avaliar um software educativo em todas as suas dimensões.

  • D.

    Avaliar um software para uso educativo exige a construção de conhecimentos acerca das teorias de aprendizagens, concepções educacionais e práticas pedagógicas.

  • E.

    Todos os recursos de tecnologia da informação podem ser encarados como software educativo.

A taxonomia de Bloom classifica os objetivos educacionais em três grandes domínios. Com relação a essa classificação, julgue os itens a seguir.

A lista de processos cognitivos, cuja descrição se divide em seis níveis de raciocínio, é organizada do mais simples, marcado pela posse da informação, ao mais complexo, que implica julgamento sobre o valor e a importância de uma ideia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne ao planejamento de ensino, julgue os itens subsequentes.

O planejamento de ensino, processo de sistematização dos conteúdos e ações docentes, visa organizar o trabalho pedagógico, racionalizando as atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na escola, as diferenças são importantes e devem ser respeitadas. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escuta é um ato próprio e exclusivo do ser humano, é um ato consciente, voluntário e livre, que deve ser exercitado na escola como forma de percepção das diferenças individuais.

  • B.

    O papel da escola é provocar transformações na vida dos alunos, incentivando-os a vivenciar situações que busquem aprimorar o aprendizado exclusivamente voltado para o eu.

  • C.

    As emoções e os sentimentos reprimidos acabam refletindo no corpo, gerando consequências desastrosas, mas este não é um problema do grupo. Por isso, cada indivíduo tem de procurar as formas para superação de suas repressões.

  • D.

    Quando não se aceita bem o outro, podem-se gerar conflitos. O mais importante para superar esse tipo de situação é impor pensamentos e vontades.

  • E.

    Trabalhar as diferenças individuais desde as séries iniciais nas escolas foge às propostas dos Parâmetros Curriculares e da legislação de ensino, quando esta enfatiza a necessidade do respeito à diversidade cultural.

Os diversos tipos de softwares usados na educação podem ser classificados em algumas categorias, de acordo com seus objetivos pedagógicos: tutoriais, programação, aplicativos, exercícios e práticas, multimídia e Internet, simulação e modelagem e jogos. A respeito da utilização da informática no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os jogos são programas voltados para aplicações específicas, como processadores de texto, planilhas eletrônicas e gerenciadores de banco de dados.

  • B.

    Simulação e modelagem é um sistema de autoria para o aprendiz desenvolver sua multimídia.

  • C.

    Os softwares de programação permitem que pessoas, professores ou alunos, criem seus próprios protótipos de programas, sem que tenham que possuir conhecimentos avançados de programação.

  • D.

    Os aplicativos podem também ser analisados do ponto de vista do ciclo descrição – execução – reflexão – depuração – descrição, dependendo da ação do aprendiz em descrever suas ideias para o computador.

  • E.

    Multimídia e Internet constituem o ponto forte do computador na escola, pois possibilitam a vivência de situações difíceis ou até perigosas de serem reproduzidas em aula. Permitem desde a realização de experiências químicas ou de balística, dissecação de cadáveres, até a criação de planetas e viagens na história.

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