Questões de Pedagogia

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O conceito de currículo vem-se transformando nos últimos tempos, e uma nova terminologia para currículo vem-se estabelecendo a partir da construção democrática do conhecimento na escola. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ideia que se propaga na atualidade é a de propor uma nova terminologia para currículo, pois o antigo rótulo já conseguia definir esse conceito em sua totalidade.

  • B.

    Hoje existe a necessidade de criação de motivos, por parte dos professores, para reconstruir o conceito de currículo, assumindo-o como uma prática coletiva de construção continuada e científica do conhecimento.

  • C.

    O currículo deve ser resumido aos conteúdos apresentados no plano de curso que cada docente propõe.

  • D.

    Entende-se por currículo escolar, na atualidade, apenas os conteúdos culturais que são expressos pela comunidade na qual a escola está inserida.

  • E.

    As diretrizes curriculares, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como propostas elaboradas pelo Ministério da Educação, resumem o conceito de currículo na atualidade.

“O que move as crianças é o esforço para acreditar que atrás das coisas que elas tem de aprender existe uma............ .

De certa maneira, aprender é, para elas, ter de reconstruir suas ideias lógicas a partir do confronto com a realidade.”

(WEISZ,T. – O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM, Ed. Ática, 2ª. Ed,13ª. reimpressão, S. Paulo, 2006, pág. 42)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

  • A.

    atitude elogiosa;

  • B.

    alegria para aprender;

  • C.

    intenção pedagógica;

  • D.

    lógica;

  • E.

    N.d.a.

Para o educador brasileiro Dermeval Saviani, ser cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres: "Cidadão é, pois, aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e, extensivamente, da vida da sociedade". Os direitos existem para que cada um de nós tenha uma vida digna e decente, pois todo ser humano já nasce com uma série de direitos: direito à vida, ao trabalho, à liberdade; direito de ir e vir nas ruas, avenidas e praças, com segurança. Qual das alternativas abaixo aponta para uma metodologia adequada à educação para a cidadania?

  • A.

    Tarefas e experiências coletivas, coordenadas por uma liderança diretiva que conduz todo o processo.

  • B.

    Trabalhos individualizados que permitam conhecimentos sobre cidadania e sua importância na vida em sociedade.

  • C.

    Atividades interativas com participação efetiva em que todos possam opinar e ajudar a encontrar soluções para os problemas.

  • D.

    Participação em gestões em que há uma concentração de poderes: poucos pensam e muitos realizam.

O plano de aula possibilita a sistematização da situação didática real. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A preparação das aulas deve ser feita apenas uma vez no ano ou semestre letivo.

  • B.

    O plano de aula independe do plano de ensino e do projeto pedagógico da escola.

  • C.

    O tempo não é um fator importante para ser considerado na preparação das aulas.

  • D.

    A preparação de aula é uma tarefa indispensável para o sucesso da aprendizagem dos alunos.

  • E.

    O plano de aula é um instrumento específico do professor, por isso não precisa ser comunicado aos supervisores e aos alunos.

A prática da mediação envolve mudanças na conjuntura escolar. Essas transformações podem ser inovadoras, se buscarem modificar as estruturas de resolução de conflitos, ou podem ser destrutivas, quando ignoram as práticas desenvolvidas pela escola, para alterá-las radicalmente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A eficiência de um processo de mediação não está relacionada com a aceitação dele pelo grupo ao qual é destinado.

  • B.

    A mediação na escola deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolaridade do aluno, por meio da vivência dos valores humanos e do resgate da solidariedade e do respeito para com o outro.

  • C.

    A mediação escolar elimina a autoridade dos métodos empregados pela escola na resolução de conflitos; por isso, é uma forma democrática de tomada de decisões.

  • D.

    Ao término das sessões de mediação, os envolvidos sempre encontram alternativas mutuamente viáveis para solucionar o conflito; criam, assim, um pacto de amizade entre eles.

  • E.

    A mediação é uma atividade utilizada, exclusivamente, para a solução de problemas dos funcionários da escola.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.° 9.394/1996 e suas respectivas atu alizações que preconiza que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A formação inicial de profissionais de magistério se fará no ensino presencial, sem recursos e tecnologias de educação a distância.

  • B.

    Somente a formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.

  • C.

    A partir da aprovação da referida lei, em 1996, ficou proibida a abertura de concursos públicos para professores que não tivessem o nível superior completo.

  • D.

    A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.

  • E.

    Não é admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Segundo Paulo Freire, com base no texto acima, ENSINAR exige:

  • A.

    criticidade;

  • B.

    respeito à autonomia do educando;

  • C.

    anestesiamento;

  • D.

    reconhecer que a educação é ideológica;

  • E.

    N.d.a.

Yves de La Taille faz uma diferença entre Ética e Moral, escrevendo expressões correspondentes a cada um desses conceitos. Ele afirma que, falar em moral é falar em deveres, cabendo à indagação: "como devo agir"? Neste caso, o verbo "dever" é entendido como uma obrigatoriedade e não uma probabilidade. Enquanto que, falar em ética é falar na busca de uma "vida boa", da "expansão de si mesmo" ou se quiser de uma vida que "vale a pena", perguntando-se "que vida eu quero viver?" Segundo o referido autor, analise as situações abaixo e identifique a que se refere mais especificamente à moral:

  • A.

    Lucas está feliz, sentindo-se realizado com o trabalho voluntário que desenvolve junto aos adolescentes em prol da sua comunidade.

  • B.

    Um grupo de trabalho não conseguiu desenvolver o projeto social, pois seus participantes não cumpriram as tarefas no prazo previsto.

  • C.

    Alex sugeriu melhorar os sinais de trânsito diante da escola em que estuda, pois não gostaria de ver os estudantes se machucarem.

  • D.

    Na família de Nara há um ambiente agradável, pois seus pais procuram educar os filhos, visando à felicidade de cada um deles.

Na execução de um plano de aula, têm-se distintos momentos, de acordo com o que foi planejado. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta na perspectiva sócio-histórica.

  • A.

    Cada momento terá duração de acordo com o que foi programado, independentemente da assimilação dos alunos.

  • B.

    Os momentos devem ser programados de modo desvinculado do tempo de duração da aula.

  • C.

    Os momentos didáticos de desenvolvimento metodológico devem ser adequados ao rendimento da turma.

  • D.

    Os exercícios de fixação nunca devem ser previstos no tempo de duração da aula.

  • E.

    A avaliação do que foi aprendido em cada aula só pode ser realizada na aula seguinte.

A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Há casos em que a motivação existe de forma fácil e natural no aluno. Ela pode surgir pela própria curiosidade ou pela vontade de se progredir na vida.

  • B.

    Manter contato com pessoas com os mesmos sonhos e ideais não é uma forma de obter motivação.

  • C.

    A motivação é algo natural, por isso não necessita de ser trabalhada diariamente.

  • D.

    Quando há motivação, os momentos de crise, desânimo e cansaço não aparecerem.

  • E.

    Motivação sempre é algo muito difícil, pelo fato de exigir consciência daquilo que se deseja; por isso, é individual e intransferível.

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