Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das teorias de currículo, historicamente construídas, considera a ideia de que não existe um conhecimento único e verdadeiro, sendo esse uma questão de perspectiva histórica, ou seja, que se transforma nos diferentes tempos e lugares, buscando a realidade social dos indivíduos, os estigmas étnicos e culturais, como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas. Esta concepção alinha-se às chamadas teorias

    A) tradicionais do currículo.

    B) críticas do currículo.

    C) emancipatórias do currículo.

    D) pós-críticas do currículo.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação. O PNE 2014-2024 trata do ensino superior nas metas 12, 13 e 14 e uma de suas estratégias é

    A) ampliar a oferta de bolsas de estudo para pós-graduação dos professores e das professoras e demais profissionais da educação básica.

    B) substituir o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduação, pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a fim de apurar o valor agregado dos cursos de graduação.

    C) ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos(as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.

    D) desenvolver, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, estudos e acompanhamento regular dos investimentos e custos por aluno da educação básica e superior pública, em todas as suas etapas e modalidades.

De acordo com Morés (2017), a educação representa condição e parte integrante do processo de construção e de inserção social e, portanto, de desconstrução de projetos que produzem e naturalizam a exclusão social. Nesse contexto, a universidade tem como uma função social

    A) amenizar, dispersar ou gerenciar as tensões que a impedem de assumir os princípios básicos que garantem a construção de um projeto democratizante e emancipatório para a sociedade.

    B) zelar pela qualidade acadêmica articulada às necessidades internas e externas, direcionando-a aos fins sociais e democráticos da educação, de modo a propiciar o acesso ao conhecimento e promover a inclusão social.

    C) incentivar o trabalho de pesquisa, a investigação científica e a produção de novos conhecimentos, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura.

    D) desenvolver processos de ensino e aprendizagem, mediados pelas novas tecnologias, que sejam propulsores da dimensão humana, social e política.

Entende-se por responsabilidade social as ações que levam uma instituição a comprometer-se com a comunidade onde se insere, através de projetos que acenem para o desenvolvimento social, econômico e cultural. No Brasil, a Universidade assume sua responsabilidade social, ao

    A) privilegiar atividades de ensino e pesquisa que tenham aplicação direta e prática no contexto social, tendo em vista a superação de carências ali encontradas.

    B) colocar o ensino, a pesquisa e a extensão a serviço do desenvolvimento social e cultural e da melhoria da qualidade de vida e da ascensão econômica da população.

    C) promover a democratização do conhecimento acadêmico e a participação da comunidade na atuação da Universidade, favorecendo a visão integrada do contexto social.

    D) produzir conhecimento, pesquisa e extensão, confiança, recursos econômicos e esperança de uma comunidade, muitas vezes, carente de desenvolvimento.

A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, em todas as suas dimensões e assume ora caráter normativo, ora compreensivo, apropriando-se de diferentes correntes filosóficas, como o pós-estruturalismo, o estruturalismo, o existencialismo, o idealismo, o positivismo e o materialismo, entre outras. O existencialismo

    A) questiona e desconstrói os modelos pedagógicos e educacionais construídos pelo homem até a atualidade.

    B)

    ajuda na compreensão da educação como parte de uma estrutura e auxilia a compreender os seus mecanismos de coerção e de alimentação do sistema.



    C) afirma que a escola passa a ser vista como uma instância de transformação social, tendo assim um papel fundamental na vida do indivíduo.

    D) defende que o professor desenvolve a autonomia dentro da educação, mas também uma relação de responsabilidade com seus alunos.

As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e podem ser classificadas em dois grandes grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. A Tendência Pedagógica Progressista Crítico-Social dos Conteúdos considera que

    A) o método parte de uma relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado, e o papel do aluno como participador e o do professor como mediador entre o saber e o aluno.

    B) o método é desenvolvido por meio de experiências, pesquisa e solução de problemas e o professor é auxiliador no desenvolvimento livre do estudante.

    C)

    o método é baseado na facilitação da aprendizagem, a educação centralizada no aluno e o professor é que garantirá um relacionamento de respeito.



    D) os procedimentos e as técnicas para a transmissão e recepção de informações estabelecem uma relação professor-aluno objetiva, em que o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las.

As Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Superior definem as habilidades e competências a serem adquiridas pelo aluno durante a sua formação no curso de graduação e são

    A) indicações de tópicos ou campos de estudo e demais experiências de ensino-aprendizagem para a fixação de conteúdos específicos com cargas horárias pré-determinadas.

    B) materializadas em um conjunto de atividades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos nas instituições de Educação Superior, delineando o perfil desejado do aluno egresso.

    C) utilizadas para a formação de um profissional capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias e a exercer atuação criativa na identificação e resolução de problemas.

    D) orientações para a formação de um profissional com perfil generalista, humanista, competente e crítico.

O Conselho Nacional de Educação é composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. A Câmara de Educação Superior tem, entre suas atribuições,

    A) deliberar sobre os estatutos das universidades e o regimento das demais instituições de educação superior que fazem parte do sistema federal de ensino.

    B) estabelecer a hierarquia entre a Câmara de Educação Básica e a Câmara de Educação Superior, de acordo com a relevância de suas competências.

    C) promover o processo de avaliação da qualidade das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.

    D) analisar e fazer cumprir as questões relativas à aplicação da legislação referente à educação superior.

Lei Federal n.º 11.494/2007 – FUNDEB, em seu art. 40 garante que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão implantar planos de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica, de modo a assegurar:
I – A remuneração condigna dos profissionais na educação básica da rede pública. II – Integração entre o trabalho individual e a proposta pedagógica da escola. III - A melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas a afirmativa I está correta.

    B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

    C) Nenhuma afirmativa está correta

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...