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Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a
ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.
organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.
intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.
evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.
demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.
A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.
Avaliar significa identificar o que o aluno errou.
Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita.
O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais.
A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento.
A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno.
A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)
emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.
uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.
encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.
método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.
adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.
A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como
compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.
ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.
comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.
mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na esteira do neoprodutivismo, também são identificadas as suas variantes: o neoescolanovismo, o neoconstrutivismo e o neotecnicismo. Relacione essas correntes pedagógicas, numeradas à esquerda com suas respectivas características, dispostas à direita.
I – S , II– P , III – R.
I – Q , II– S , III – P.
I – P , II– R , III – S.
I – P , II– Q , III – R.
I – R , II– S , III – P.
A educação sempre se configurou como um elemento fundamental para a constituição da sociabilidade. Assim, ela se impõe como um importante instrumento para o desenvolvimento moral dos indivíduos. Acerca da ética na educação, é correto afirmar que
o processo civilizatório não se altera nos costumes e nas concepções do homem sobre o que é certo e errado em termos de conduta, normas, valores e princípios.
a ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. Por isso, o homem pode ser moralmente responsável pelos atos, independentemente de conseguir prever suas consequências.
a escola é a guardiã dos princípios morais de cada cultura, por isso não pode ser caracterizada como instituição promotora da transformação social.
os profissionais da educação devem se deter nos ensinamentos morais para respeitar as diversas culturas e suas manifestações no ambiente escolar.
o ethos representa instrumento fundamental para a instauração da vida em comunidade, servindo de alicerce à construção do espaço da política.
De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.
Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.
Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.
Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.
Julgue os itens a seguir, referentes à educação a distância.
A mediação do processo de ensinar e aprender nessa modalidade se dá, entre outras formas, por meio de tecnologias modernas.Julgue os itens a seguir, referentes à educação a distância.
Apenas cursos técnicos e profissionalizantes podem ser desenvolvidos a distância.
Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Em uma concepção emancipatória de avaliação institucional, a classificação das instituições a partir de critérios estabelecidos previamente é o principal objetivo do processo.
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