Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vivemos em plena sociedade do conhecimento que superou a sociedade industrial. Essa passagem vem correspondendo a mudanças nas relações entre a educação e o mundo do trabalho. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer aspectos que caracterizam a sociedade do conhecimento, dentre os quais se destacam a

  • A.

    ampliação do trabalho assalariado em um sistema de produção em massa e a racionalização das atividades produtivas.

  • B.

    organização flexível do trabalho e o aperfeiçoamento acelerado dos meios de transporte e comunicação.

  • C.

    intensificação da divisão técnica do trabalho e a necessidade de instalação de escolas politécnicas.

  • D.

    evolução da tecnologia aplicada à produção de mercadorias e a concentração dos trabalhadores no processo de produção.

  • E.

    demanda por uma qualificação simples aliada ao aumento da concentração do capital e seu domínio sobre o trabalho.

A avaliação do ensino e da aprendizagem tem sido um assunto de grande importância nas atividades docentes, sendo um desafio encontrar a forma mais adequada para promover a avaliação do processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Avaliar significa identificar o que o aluno errou.

  • B.

    Ainda não é possível avaliar a aprendizagem do aluno por meio da sua participação na produção escrita.

  • C.

    O conhecimento mínimo adquirido pelo aluno pode ser avaliado tanto pelas provas escritas quanto pelas atividades experimentais.

  • D.

    A avaliação é um processo que deve ser feito continuamente no sentido de separar os grupos de alunos por grau de conhecimento.

  • E.

    A avaliação escrita não é um bom diagnóstico para medir o conhecimento adquirido pelo aluno.

A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)

  • A.

    emprego de gráfico de dupla entrada para expor fatores definidos previamente e graduados, utilizados como referência para comparação.

  • B.

    uso de frases descritivas em que o avaliador é levado a escolher a que for mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.

  • C.

    encontro entre avaliador e avaliado para descrição de potenciais, pontos fortes e fracos, contribuições para o alcance de metas etc.

  • D.

    método de comparação entre o previsto e o realizado, com o intuito de verificar se os resultados previstos foram obtidos.

  • E.

    adoção de entrevistas, efetuadas pela chefia ou especialistas, estruturadas para captar informações sobre o desempenho do avaliado.

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

  • A.

    compartilhamento de feedbacks com quem executou o trabalho por parte das pessoas diretamente afetadas pelos resultados produzidos, com apoio na psicologia social-cognitiva e na teoria da aprendizagem social.

  • B.

    ação que estimula o autoconhecimento, o envolvimento no processo produtivo e a ampliação da consciência quanto aos impactos das posturas e comportamentos no próprio desempenho e nos demais.

  • C. proposta apoiada em observações e registros sistemáticos de fatos positivos e negativos que afetam o desempenho individual e o de toda a organização, conduzindo o avaliador a dispor de dados para consubstanciar suas ações futuras.
  • D.

    comparação de avaliados, dois a dois, tendo como procedimento fundamental os registros sobre o avaliado que é considerado melhor quanto ao desempenho, utilizando-se diferentes fatores pessoais.

  • E.

    mensuração de conhecimentos, do domínio de métodos e ferramentas, de atitudes e valores esperados, a partir de instrumentos específicos aplicados a indivíduos e grupos, que são confrontados aos efeitos gerados na organização.

Na esteira do neoprodutivismo, também são identificadas as suas variantes: o neoescolanovismo, o neoconstrutivismo e o neotecnicismo. Relacione essas correntes pedagógicas, numeradas à esquerda com suas respectivas características, dispostas à direita.

A associação correta é:

  • A.

    I – S , II– P , III – R.

  • B.

    I – Q , II– S , III – P.

  • C.

    I – P , II– R , III – S.

  • D.

    I – P , II– Q , III – R.

  • E.

    I – R , II– S , III – P.

A educação sempre se configurou como um elemento fundamental para a constituição da sociabilidade. Assim, ela se impõe como um importante instrumento para o desenvolvimento moral dos indivíduos. Acerca da ética na educação, é correto afirmar que

  • A.

    o processo civilizatório não se altera nos costumes e nas concepções do homem sobre o que é certo e errado em termos de conduta, normas, valores e princípios.

  • B.

    a ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. Por isso, o homem pode ser moralmente responsável pelos atos, independentemente de conseguir prever suas consequências.

  • C.

    a escola é a guardiã dos princípios morais de cada cultura, por isso não pode ser caracterizada como instituição promotora da transformação social.

  • D.

    os profissionais da educação devem se deter nos ensinamentos morais para respeitar as diversas culturas e suas manifestações no ambiente escolar.

  • E.

    o ethos representa instrumento fundamental para a instauração da vida em comunidade, servindo de alicerce à construção do espaço da política.

De acordo com Philippe Perrenoud, as competências não dão as costas para os saberes, mas não se pode pretender desenvolvê-las sem se dedicar o tempo necessário para colocá-las em prática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para desenvolver competências, é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.

  • B.

    Os professores devem pensar que, para fazer um curso por competências, não é mais preciso encaixar e regular situações de aprendizagem, pois os princípios pedagógicos construtivistas não condizem com o trabalho por competências.

  • C.

    Para gerar aprendizagens fundamentais e significativas, os professores desenvolverão competências específicas, independentemente de se perceberem como organizadores de situações didáticas e de atividades que têm sentido para os alunos.

  • D.

    Para que um sistema mude, basta a reformulação de seus programas em termos de desenvolvimento de competências; isso independe do abandono das disciplinas e da implantação dos ciclos de aprendizagem plurianuais.

  • E.

    Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências é uma ruptura do processo de construção da aprendizagem.

Julgue os itens a seguir, referentes à educação a distância.

A mediação do processo de ensinar e aprender nessa modalidade se dá, entre outras formas, por meio de tecnologias modernas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes à educação a distância.

Apenas cursos técnicos e profissionalizantes podem ser desenvolvidos a distância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Em uma concepção emancipatória de avaliação institucional, a classificação das instituições a partir de critérios estabelecidos previamente é o principal objetivo do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...