Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
As tecnologias educacionais facilitam a abordagem diversificada e diferenciada do conhecimento.
Segundo os referenciais de Iria Brzezinski (2001, p.72), tendo presente a interação das culturas interna/externa das organizações escolares, é possível explicitar as mais expressivas funções políticas e sociais da escola. Dentre elas, destaca-se a
Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos da educação podem ser alcançados por meio das tecnologias educacionais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
A complexidade do mundo atual coloca para a escola a necessidade de que os sujeitos, no processo de formação, aprendam a:
Com relação à concepção atual de extensão e às formas de relacionamento entre universidade e sociedade, julgue os itens subsequentes.
A extensão universitária é caracterizada por atividades esporádicas, voltadas ao aperfeiçoamento e à atualização de conhecimento na comunidade próxima à universidade.
Na sociedade pós-moderna, a mudança de paradigmas a respeito do aprendizado, do ensino e dos processos avaliativos exige uma nova mentalidade educacional e uma outra perspectiva para a avaliação escolar. Assim, a abordagem de avaliação coerente com esse contexto seria:
Com relação à concepção atual de extensão e às formas de relacionamento entre universidade e sociedade, julgue os itens subsequentes.
A indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão pressupõe articulação da universidade com a sociedade e sintonia com as demandas da população.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.
A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.
Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.
O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.
A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.
A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
Desde o regime militar (1964-1985) até os dias atuais, a política econômica e a educacional vêm demonstrando mudanças na configuração de classe dos docentes, em especial os da educação básica, sem, contudo superar a pauperização econômica e cultural. Somem-se a isso as novas exigências ao processo escolar, que resultam na intensificação do trabalho destes profissionais. Segundo Maria Manuela Alves Garcia e Simone Barreto Anadon (2009), a intensificação do trabalho docente corresponde
Com relação à concepção atual de extensão e às formas de relacionamento entre universidade e sociedade, julgue os itens subsequentes.
A extensão universitária é restrita à aplicação dos conhecimentos técnicos e específicos na sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...