Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

As tecnologias educacionais facilitam a abordagem diversificada e diferenciada do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os referenciais de Iria Brzezinski (2001, p.72), “tendo presente a interação das culturas interna/externa das organizações escolares, é possível explicitar as mais expressivas funções políticas e sociais da escola.” Dentre elas, destaca-se a

  • A. possibilidade de o indivíduo, por meio da ciência, exercer um controle sobre a natureza, produzindo as suas condições de existência sob a influência do trabalho e da comunicação.
  • B. socialização do saber por meio do ensino de qualidade e da pesquisa qualificada, garantindo o ingresso e o sucesso escolar a todos, respeitadas as diferenças de cada um.
  • C. promoção do acesso aos saberes cotidianos pela mediação cultural e apropriação de seus significados nas situações concretas e nas experiências pessoais dos sujeitos.
  • D. inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento de capacidades técnicas e aptidões para a conquista da produtividade requerida pela sociedade capitalista do conhecimento.

Acerca da educação, das tecnologias educacionais e dos sistemas de informação, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos da educação podem ser alcançados por meio das tecnologias educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A complexidade do mundo atual coloca para a escola a necessidade de que os sujeitos, no processo de formação, aprendam a:

  • A. reproduzir o conteúdo trabalhado; seguir instruções, agir individualmente, para se tornarem aptos e competitivos.
  • B. resolver problemas imediatos, por meio do acúmulo de informações em uma aprendizagem passiva e disciplinadora.
  • C. pensar, refletir, adquirir estruturas mentais que possibilitem a aprendizagem autônoma e dominar os conceitos científicos básicos das diferentes áreas do conhecimento.
  • D. responder com coerência aos diferentes níveis de demanda do campo de atuação profissional, independente da área de conhecimento, para a qual está sendo formado.

Com relação à concepção atual de extensão e às formas de relacionamento entre universidade e sociedade, julgue os itens subsequentes.

A extensão universitária é caracterizada por atividades esporádicas, voltadas ao aperfeiçoamento e à atualização de conhecimento na comunidade próxima à universidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sociedade pós-moderna, a mudança de paradigmas a respeito do aprendizado, do ensino e dos processos avaliativos exige uma nova mentalidade educacional e uma outra perspectiva para a avaliação escolar. Assim, a abordagem de avaliação coerente com esse contexto seria:

  • A. uma avaliação processual, reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico e dinâmico, envolvendo todos os que dele participam na interpretação, na análise e no diálogo com referenciais contraditórios.
  • B. uma avaliação somativa, centrada na medida de eficiência, que privilegia produtos e resultados passíveis de comparação, confronto e competição.
  • C. uma avaliação estruturada na articulação de competências e habilidades, com vistas a fornecer indicadores de padrões de qualidade e orientar a distribuição de recursos financeiros.
  • D. uma avaliação diagnóstica, que possibilite o acúmulo de informações sobre a realidade educacional do país e a caracterização dos sistemas de ensino nas diferentes regiões.

Com relação à concepção atual de extensão e às formas de relacionamento entre universidade e sociedade, julgue os itens subsequentes.

A indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão pressupõe articulação da universidade com a sociedade e sintonia com as demandas da população.

  • C. Certo
  • E. Errado

Paulo Freire é um dos ícones da educação brasileira por ter apresentado a pedagogia libertadora como concepção de aprendizagem. Assinale a opção que identifica um dos pressupostos dessa prática educativa.

  • A.

    A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto.

  • B.

    Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente.

  • C.

    O ensino é um processo de condicionamento por meio do uso de reforço das respostas que se quer obter.

  • D.

    A motivação para a aprendizagem se dá a partir da codificação de uma situação-problema.

  • E.

    A ênfase na aprendizagem formal se baseia na negação da repressão e na valorização do desenvolvimento de pessoas livres.

Desde o regime militar (1964-1985) até os dias atuais, a política econômica e a educacional vêm demonstrando mudanças na configuração de classe dos docentes, em especial os da educação básica, sem, contudo superar a pauperização econômica e cultural. Somem-se a isso as novas exigências ao processo escolar, que resultam na intensificação do trabalho destes profissionais. Segundo Maria Manuela Alves Garcia e Simone Barreto Anadon (2009), a intensificação do trabalho docente corresponde

  • A. ao maior profissionalismo dos professores, que devem trabalhar conteúdos de cunho universalista, garantindo a qualidade da educação, ferramenta imprescindível para a obtenção e manutenção do posto de trabalho no mercado competitivo do mundo contemporâneo.
  • B. à ampliação das responsabilidades e atribuições no cotidiano escolar dos professores, incorporação de tarefas administrativas às pedagógicas, atividades de formação para rever habilidades e competências, além da colonização da subjetividade.
  • C. à competência profissional para trabalhar currículos híbridos, que contemplam a aprendizagem significativa, o ensino pelo método científico, demandas recentes dos diferentes segmentos que compõem as instituições escolares.
  • D. à capacidade de planejar ambientes de aprendizagem dotados de estímulos estéticos, que minimizem ameaças e promovam a sensibilidade e o aconchego, possibilitando desafios e a conquista de conhecimentos pelos alunos.

Com relação à concepção atual de extensão e às formas de relacionamento entre universidade e sociedade, julgue os itens subsequentes.

A extensão universitária é restrita à aplicação dos conhecimentos técnicos e específicos na sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...