Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da relação entre professor e aluno.
Em uma abordagem behaviorista, o aluno recebe, escuta, escreve e repete as informações tantas vezes quanto forem necessárias, até acumular em sua mente o conteúdo que o professor repassou.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A primeira grande tendência foi dominante até o final do século XIX.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
Os principais objetivos de uma avaliação institucional são o autoconhecimento e a tomada de decisões em detrimento da classificação das instituições.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir acerca da relação entre professor e aluno.
Na abordagem emancipatória, a relação é horizontal e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A pedagogia nova situa-se na segunda grande tendência.
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para a teoria cognitivista, um comportamento é aprendido por meio da imitação. O aprendiz buscará fazer um cópia fiel dos movimentos de seu modelo, que é facilitada por meio da identificação de pistas de modelação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A pedagogia tradicional refere-se apenas à pedagogia religiosa ou cristã.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Na teoria de Vygotsky, o aluno deve construir a compreensão do assunto que lhe for apresentado, sendo considerado possuidor de conhecimentos e devendo integrarse ao meio, mas guiado pelo professor.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.
A pedagogia tradicional situa-se na primeira grande tendência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...