Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
No estágio do pensamento pré-operacional, segundo Piaget, o sujeito faz novas modificações e desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
A gestalt considera que o processo de diferenciação consiste em destacar, no todo, uma parte do objeto que se está percebendo, apresentando esse elemento em diferentes situações.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para o behaviorismo de Skinner, os comportamentos dos alunos não devem ser mantidos, no processo de ensinoaprendizagem, por elogios, graus, notas, prêmios ou reconhecimento do professor e colegas.
Em uma classe de 5.º ano do Ensino Fundamental, a professora solicitou aos alunos que elaborassem um desenho colorido com formas que fizessem parte do dia na escola. Alguns alunos desenharam cadeiras, mesas, materiais escolares e formas congêneres. Um aluno desenhou o encontro entre um espermatozoide e um óvulo. Ao apresentar os trabalhos, a professora pediu que cada um dos alunos explicasse o desenho executado. O aluno-autor do desenho, então com 11 anos de idade, disse que aquilo era o encontro entre um espermatozoide e um ovário. Ruborizada, a professora começou a explicar que o desenho deveria trazer formas pertencentes ao ambiente escolar. Outra aluna, então, com 10 anos, interrompeu a fala da professora e disse que aquilo era, na verdade, o encontro entre um espermatozoide e um óvulo.
Dada tal situação, assinale a alternativa que contempla os desdobramentos do ocorrido, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O ocorrido é um apontamento para a necessidade de considerações acerca da interdisciplinaridade e dos temas transversais passarem a figurar nos territórios da educação.
Tanto o aluno-autor quanto a aluna que interpelou a professora precisam receber orientações de cunho sexual a partir de um programa específico que integra a escola e o serviço médico do estado, visto que a professora não está capacitada para tratar de tal especificidade.
Para tratar do assunto envolvido sexualidade a professora precisa de uma formação específica, pois suas ações pedagógicas, nesse sentido, são limitadas.
No ambiente escolar, questões como Sexualidade, Etnia, Religiosidade, Política e Ética devem ficar fora dos limites da Educação em nível de Ensino Fundamental.
A professora deveria enviar o aluno-autor para a direção pelo fato de não ter observado as orientações para o trabalho.
Grosso modo, educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem, mediado por _________, que permitam a construção do conhecimento, embora professores e alunos estejam separados (por espaço ou tempo). Nesse sentido, a efetivação desse processo se dá por meio de ___________ específicas que consideram as realidades envolvidas. Nessa modalidade de ensino muitas são as ___________ e ___________ exigidas, entretanto, é com a ____________ que o aluno se faz um sujeito atuante.
Para tornar o texto coeso, as palavras nas lacunas devem ser, respectivamente,
competências, atividades, tecnologias, ferramentas, assiduidade.
tecnologias, metodologias, habilidades, competências, autonomia.
ações, atividades, tecnologias, ferramentas, avaliação.
tecnologias, metodologias, habilidades, ferramentas, avaliação.
conhecimentos, habilidades, competências, tecnologias, presença.
Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Integração dos conteúdos.
II Passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento.
III Superação da dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.
IV Construção de um processo de ensino-aprendizagem centrado em uma visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.
V Busca do diálogo entre elementos comuns em um objeto (conteúdo) em estudo a partir dos modos como são analisados pelas várias áreas do conhecimento.
Todas as informações discorrem acerca da metodologia colaborativa.
I, II e V atestam os princípios da educação a distância.
III e V apontam para a Educação Popular.
I e V inserem o princípio da pedagogia museal.
Todas as informações são aplicáveis aos conceitos de Interdisciplinaridade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios , julgue os itens a seguir.
Nas diferentes ações de educação em saúde experimentadas no país, mais importantes que os métodos e técnicas utilizados para motivar a participação popular ativa e interessada são os conteúdos que podem ensinar meios de prevenção de diferentes doenças e de promoção de melhor qualidade de vida.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios , julgue os itens a seguir.
Em qualquer sistema de saúde, a concepção do planejamento de ação tem de considerar as premissas do planejamento educativo; caso contrário, a prática subsequente será equivocada e, portanto, ilógica no que diz respeito às necessidades da população-alvo que se pretende alcançar.
Acerca das tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir.
A pedagogia tecnicista prega o aperfeiçoamento da ordem social vigente, e concebe a escola como uma empresa, focalizando a formação de indivíduos capazes de se adaptarem ao mercado de trabalho, inspirada na abordagem sistêmica do ensino.
Acerca dos componentes do processo de ensino em saúde objetivos, conteúdos, métodos, técnicas e meios , julgue os itens a seguir.
Uma das ferramentas da educação em saúde para o enfrentamento da transição epidemiológica e do aumento das doenças crônico-degenerativas causadas pelo envelhecimento populacional é o cuidado desenvolvido em grupo com várias metodologias, desde que a perspectiva no atendimento às pessoas viabilize a troca de experiências no intuito de promover aprendizagem, respeitando a cultura e a história dos participantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...