Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do projeto pedagógico, assinale a opção correta.
Os projetos pedagógicos dos cursos das universidades são elaborados pelo Ministério da Educação, de modo a garantir a unidade da educação nacional.
O projeto pedagógico deve ser geral, não havendo necessidade de detalhamento a respeito do corpo docente ou do acervo da biblioteca.
Uma vez elaborado e aprovado, o projeto pedagógico não pode sofrer modificações por um período de 10 anos.
A elaboração do projeto pedagógico exige reflexão acerca da concepção de educação e de sua relação com a sociedade, bem como do indivíduo que se pretende formar.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
Embora a avaliação seja um importante instrumento no processo de construção do planejamento participativo, faz-se necessário que apenas um grupo específico, das pessoas envolvidas no processo, domine os instrumentos e as práticas avaliativas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) organizam as áreas do conhecimento em
conhecimentos de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania.
linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, língua estrangeira, educação artística e educação física.
educação física e arte, como componentes curriculares obrigatórios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A fase de aplicação do plano de ação resultante da pesquisa é considerada a última etapa do processo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Uma das atribuições do auxiliar de educação é atender ao público na secretaria da escola e realizar atividades correlatas. Assim, Camila atendeu a mãe de Larissa, que estava procurando vaga para matricular sua filha na Educação Infantil. De imediato, ela percebeu que Larissa tinha deficiência visual.
Diante da situação e dos textos legais, a auxiliar de educação deve
solicitar os documentos de praxe a fim de efetivar a matrícula.
encaminhar mãe e filha ao diretor da creche, pois é o único funcionário da escola que pode atender esse tipo de caso.
indicar uma escola que possua classe especial.
informar que a creche não possui profissional habilitado para atender Larissa.
pedir que a mãe retorne mais tarde, para que outro funcionário verifique a existência de vagas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.
Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
Entre as diferentes formas de avaliação, a que deve ser utilizada para promover a reorganização do projeto pedagógico é a avaliação externa.
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental
a vida cidadã e a vida familiar, mediante a articulação entre vários dos seus aspectos.
a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente e o trabalho.
ciências, geografia, história, língua estrangeira e a educação religiosa.
ciências, tecnologia, cultura e as linguagens.
A escola precisa compreender, portanto, a necessidade de avançar superando a autonomia como simples determinação da Lei e alcançando uma outra construída na ação cotidiana dos seus sujeitos, por meio de práticas coletivas que contém com o compromisso de todos. Marque as alternativas que contribuem para a construção da autonomia no espaço escolar:
I. A autonomia construída é aquela que a escola define em seu cotidiano com base na participação dos seus vários grupos.
II. A autonomia da escola é garantida pela LDB – Lei 9.394/96 devendo ser assegurada pelos sistemas de ensino.
III. A construção da autonomia pela escola deve dispensar a ajuda financeira do poder público, em todos os níveis.
IV. A autonomia delegada para a escola é definida em lei e se refere a três níveis: financeiro, administrativo e pedagógico.
V. A escola torna-se soberana em suas decisões e dispensa as orientações do sistema de ensino à medida que constrói sua autonomia.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, IV
I, III, IV e V
II, IV, V
II, III, V
I, II, III, V
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
Os métodos tradicionais de coleta de dados não devem ser utilizados em uma pesquisa dessa natureza.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...