Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A perspectiva inclusiva propõe uma nova organização do ensino, exigindo, por meio de documentos, adaptações do ambiente e do trabalho pedagógico da escola. Essas mudanças ocorrem em diversas esferas: no âmbito internacional, pelas agências multilaterais, e, no Brasil, a partir do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Educação, dos conselhos estaduais de educação e das secretarias estaduais e municipais de educação. Acerca da organização da educação na perspectiva da inclusão, julgue os próximos itens.

O atendimento educacional especializado que assiste as crianças internadas é chamado de classe hospitalar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no gráfico acima, que representa a realidade educacional gerada pela Lei n.º 4.024/1961 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.

  • A.

    O percentual de alunos de classe baixa no ensino superior é reflexo imediato da proporção dessa parcela da sociedade na população total do país.

  • B.

    Após a aprovação da LDB, em 1961, decresceu sensivelmente a participação da classe alta no ensino superior brasileiro.

  • C.

    Comparando-se o nível de seletividade entre os níveis médio e superior de ensino, verifica-se que a participação da classe baixa apresenta uma relação inversamente proporcional ao nível de instrução: quanto maior este, menor aquela.

  • D.

    Até o ano de 1967, todas as classes sociais manifestaram uma clara tendência a redução da ocupação das vagas universitárias.

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No campo da sociologia da educação, destaca-se a presença dos clássicos Durkheim, Marx e Weber que contemplaram em suas análises os sistemas educacionais. Durkheim, por exemplo, comparou a educação alemã àquela dos literati chineses e Weber estuda o sistema educacional francês.

  • C. Certo
  • E. Errado

São finalidades do Projeto Político Pedagógico, EXCETO:

  • A. ser um instrumento de transformação da realidade.
  • B.

    resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re)significação do trabalho.

  • C.

    ser um canal de participação efetiva, superar as práticas autoritárias e/ou individualistas.

  • D.

    ajudar a construir a uniformidade, superar o caráter fragmentário das práticas em educação.

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma perspectiva crítica, os fundamentos teórico-metodológicos da atuação docente permitem que o professor compreenda a

  • A.

    amplitude e a complexidade das questões pedagógicas que emergem das inter-relações entre o humano, o ambiente e o conhecimento.

  • B.

    importância do livro didático como vetor principal da prática pedagógica.

  • C.

    estrutura curricular oficial como eixo disciplinador da ação pedagógica e do ambiente escolar.

  • D.

    preponderância do papel do professor em relação ao do aluno, em seus diferentes níveis e dimensões.

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Um líder liberal estimula que os liderados tenham atitudes de cooperação para o sucesso do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

A existência de uma coordenação para realizar o papel de liderança do grupo é dispensável em um planejamento participativo devido à dimensão democrática desse tipo de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta em relação aos tipos de currículo abordados por José Carlos Libâneo.

  • A.

    Em uma perspectiva cognitiva, o currículo acentua o desenvolvimento das capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem.

  • B.

    O currículo tecnicista corresponde a um conjunto de disciplinas a serem estudadas pelos alunos ao longo das séries escolares.

  • C.

    O currículo tradicional gera um formato de currículo baseado na tecnologia de elaboração e de aplicação de programas curriculares.

  • D.

    O currículo sócio-crítico corresponde melhor à idéia de plano de estudos, selecionando experiências de aprendizagem.

No que se refere às adaptações e aos recursos necessários à inclusão, julgue os itens subsecutivos.

Os responsáveis pelos alunos surdos devem contratar intérpretes de LIBRAS para acompanhá-los em sala de aula, de maneira a facilitar a aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...