Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Piaget entende por fala egocêntrica aquela realizada pela criança quando ela estabelece uma comunicação com as outras pessoas.
Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.
Se a criança tem dificuldades em ler um problema ou em respondê-lo por escrito representando os dados e operações de forma simbólica, ela deve ser incentivada a resolvê-lo mentalmente ou usando objetos, pois assim não se desviará da compreensão desse problema.
Problemas que exigem diferentes operações devem ser apresentados à criança de forma alternada para que ela possa decidir qual a operação mais adequada para resolvê-los com base na repetição e na memorização de enunciados semelhantes.
Resolver problemas deve tornar-se uma atividade automática; por isso, seu ensino deve enfatizar a repetição, os cálculos orais e a memorização dos procedimentos que levam à abstração.
A representação formal, oral ou escrita, dos dados de um problema deve ser desvinculada da compreensão que a criança tem dos dados reais que podem ser manipulados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
No processo de alfabetização, é fundamental proporcionar o contato dos alunos com os diversos tipos de textos que circulam na sociedade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
Os alunos, em sala de aula, devem discutir, com os professores, apenas situações que nunca vivenciaram.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A construção do projeto político-pedagógico na perspectiva da emancipação parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Em relação a esses princípios, assinale a opção correta.
A igualdade pressupõe a expansão quantitativa de oferta de vagas em detrimento da manutenção da qualidade.
A gestão democrática implica o repensar da estrutura de poder da escola, visando à sua socialização.
A qualidade implica duas dimensões dissociáveis, a técnica e a política, estando uma diretamente subordinada à outra.
A liberdade deve ser considerada como liberdade para aprender e ensinar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida pela direção da escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.
Para Vigotsky, Piaget concentrou-se nas características distintivas do pensamento das crianças, naquilo que elas têm e não naquilo que lhes falta.
Assinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais.
Para aprender a escrever, a criança necessita conviver com modelos nos quais apareça a norma ortográfica, devendo ter um grande convívio com materiais impressos.
O professor precisa promover situações de ensinoaprendizagem que levem à explicitação dos conhecimentos infantis sobre ortografia.
Durante o aprendizado da ortografia, o uso de nomenclatura gramatical é um requisito a ser exigido do aluno na aprendizagem de regras contextuais e morfológicogramaticais.
O professor precisa definir metas ou expectativas para o rendimento ortográfico de seus alunos ao longo da escolaridade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, referentes à função social da alfabetização na atualidade.
Ao adquirir o conhecimento da escrita alfabética, o aluno passa a ter plenas condições de escrever textos coesos e coerentes.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A construção do projeto pedagógico da escola deve ser orientada por princípios que tenham como objetivo a ampliação da relação entre a comunidade escolar e a local, sem perder de vista suas relações com o sistema de ensino, tais como: democratização do acesso e da permanência bem sucedida do aluno na escola, gestão democrática, autonomia, valorização dos profissionais da educação, relação entre a escola e a comunidade e a qualidade do ensino.
Julgue os itens a seguir, observadas as idéias constantes do texto acima.
A valorização dos profissionais da educação relaciona-se, especificamente, com a formação inicial desses profissionais.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O processo de formação continuada dos profissionais da escola compromissada com a construção do projeto políticopedagógico não se deve limitar aos conteúdos curriculares, mas estender a temas como cidadania, gestão democrática, avaliação, metodologia de pesquisa e ensino, novas tecnologias de ensino, entre outras que a localidade possa exigir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...