Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.
De acordo com as teorias acerca de alfabetização e letramento, são distintas a aprendizagem do sistema de escrita entendida como alfabetização e as práticas efetivas de leitura e escrita entendidas como letramento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.
No interacionismo, alguns autores são adeptos do construtivismo e outros do sociointeracionismo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Qual o público alvo do Programa Sentinela?
Crianças e adolescentes de sete a catorze anos, moradores de rua.
Crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual, tal como suas famílias.
Crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce, tal como suas famílias.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da formação continuada em organizações educacionais, julgue os itens a seguir.
I Contribui para a construção de competências profissionais coerentes com a evolução da profissão de professor e do sistema educativo.
II Geralmente desenvolve-se mediante estudos e pesquisas planejados e realizados a partir das necessidades e dos conhecimentos derivados da experiência docente.
III Deve ser desenvolvida institucionalmente e propiciar transformação do cotidiano educacional.
IV Trata-se de um curso realizado após a qualificação profissional.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.
As práticas de letramento manifestam-se apenas em situações concretas de aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que a escola cumpra sua função de facilitar o acesso ao conhecimento e promover o desenvolvimento de seus alunos, é preciso que todos estejam de acordo sobre a maneira como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem. A partir dessas idéias, julgue os seguintes itens.
As teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem divergem: os behavioristas acreditam que o ambiente em que se vive é a variável mais forte na formação dos seres humanos; os interacionistas acreditam na relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Quando foi criado o Programa Sentinela?
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.
Aprender a ler e a escrever são processos importantes, de aplicação limitada aos ambientes sociais formais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista a concepção curricular à luz da sociologia crítica, julgue os itens a seguir.
O docente deve desconsiderar as etapas anteriores da vida do aluno e despreocupar-se em relação às posteriores, limitando suas ações ao presente.
Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas:
A classe dominante não se preocupa com a educação da classe dominada, que é a grande maioria da população.
A educação transmitida às classes dominadas é uma educação desprovida de interesses econômicos.
A classe dominante interfere na educação das classes dominadas, explicitando claramente os valores a serem desenvolvidos.
A educação é um meio de dominação. Por meio dela, a classe dominante impõe implicitamente seus valores ao resto da sociedade.
N.R.A
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...