Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,
o ensino é diretivo e deve enfatizar a transmissão de conteúdos, que devem ser aprendidos passivamente pelo aluno.
o professor é mediador na promoção da descoberta e da construção do conhecimento pelo aluno.
o objetivo principal do ensino deve ser a formação política do sujeito cognoscente.
o ensino deve ser centrado nos aspectos afetivos, garantindo a aprendizagem significativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação aos princípios básicos que nortearam a construção do projeto experimental de Emília Ferreiro.
A equivalência da decodificação das grafias em sons consiste no processo de aquisição da leitura.
A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.
A aquisição da escrita como meio de construção ativa garante a construção do conhecimento.
Os progressos na conceitualização podem coincidir ou não com os avanços escolares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos primeiros meses do trabalho de alfabetização, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, deve-se ensinar os alunos a escrever em letras cursivas, maiúsculas e minúsculas.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
A supervisão deve interagir com as demais ações educativas, em busca do alcance de objetivos comuns.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.
Um dos pressupostos básicos de Skinner é a idéia de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social.
Skinner propunha o estudo contextualizado da criança, ou seja, nas suas relações com o meio.
Para Skinner, a aprendizagem é produto de uma relação estímulo-resposta.
Vigotsky apostava na recompensa, rejeitava o livre-arbítrio e acreditava que o comportamento é determinado pelo ambiente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.
A dialogia vai proporcionar, em momentos diferenciados, a constituição da criança e do próprio interlocutor como sujeitos do diálogo.
Linguagem e conhecimento do mundo estão relacionados e passam pela mediação do interlocutor.
A construção da linguagem não é objeto sobre o qual a criança consegue operar.
Na aquisição da linguagem, a criança não opera na segmentação da ação e dos objetos do mundo físico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere a seguinte situação hipotética.
A mãe vai levando a criança pela mão e pára em um ponto de ônibus, onde está sentado um cidadão lendo jornal. A criança olha a manchete principal e soletra:
NO-VA-CRI-SE-DE-CO-BU-TÍ-VEL
Nessa situação, diz-se que a criança já está a caminho de dominar a arte de decodificar o código lingüístico, mas ainda não percebe alguns padrões silábicos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:
A matemática, implica "conhecimento e construção do conceito do número", o que exige que o professor se empenhe para que as crianças aprendam as operações matemáticas e possam desenvolver o raciocínio lógico com habilidade.
As atividades desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental devem considerar o papel ativo da criança na construção de sua autonomia por meio de sua ação sobre o objeto e o ambiente.
Os conceitos matemáticos, as estruturas lógicas fazem parte de um processo contínuo na vida da criança. Por isso, é fundamental desconsiderar os aspectos afetivos e simbólicos da imaginação infantil, para que a criança possa pensar, sentir, agir, interagindo com o meio de forma racional e lógica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.
A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia
tecnicista.
tradicional.
libertadora.
histórico-crítica.
realista.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
Modernamente, a supervisão é sinônimo de inspeção e fiscalização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...