Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a abordagem piagetiana do processo ensinoaprendizagem,

  • A.

    o ensino é diretivo e deve enfatizar a transmissão de conteúdos, que devem ser aprendidos passivamente pelo aluno.

  • B.

    o professor é mediador na promoção da descoberta e da construção do conhecimento pelo aluno.

  • C.

    o objetivo principal do ensino deve ser a formação política do sujeito cognoscente.

  • D.

    o ensino deve ser centrado nos aspectos afetivos, garantindo a aprendizagem significativa.

Assinale a opção correta em relação aos princípios básicos que nortearam a construção do projeto experimental de Emília Ferreiro.

  • A.

    A equivalência da decodificação das grafias em sons consiste no processo de aquisição da leitura.

  • B.

    A cópia passiva de modelos do mundo adulto garante a aquisição da leitura com sucesso.

  • C.

    A aquisição da escrita como meio de construção ativa garante a construção do conhecimento.

  • D.

    Os progressos na conceitualização podem coincidir ou não com os avanços escolares.

Nos primeiros meses do trabalho de alfabetização, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, deve-se ensinar os alunos a escrever em letras cursivas, maiúsculas e minúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.

Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.

A supervisão deve interagir com as demais ações educativas, em busca do alcance de objetivos comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à teoria da aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos pressupostos básicos de Skinner é a idéia de que o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social.

  • B.

    Skinner propunha o estudo contextualizado da criança, ou seja, nas suas relações com o meio.

  • C.

    Para Skinner, a aprendizagem é produto de uma relação estímulo-resposta.

  • D.

    Vigotsky apostava na recompensa, rejeitava o livre-arbítrio e acreditava que o comportamento é determinado pelo ambiente.

Com relação à aquisição da linguagem na concepção de Roxane Rojo, assinale a opção correta.

  • A.

    A dialogia vai proporcionar, em momentos diferenciados, a constituição da criança e do próprio interlocutor como sujeitos do diálogo.

  • B.

    Linguagem e conhecimento do mundo estão relacionados e passam pela mediação do interlocutor.

  • C.

    A construção da linguagem não é objeto sobre o qual a criança consegue operar.

  • D.

    Na aquisição da linguagem, a criança não opera na segmentação da ação e dos objetos do mundo físico.

Considere a seguinte situação hipotética.

A mãe vai levando a criança pela mão e pára em um ponto de ônibus, onde está sentado um cidadão lendo jornal. A criança olha a manchete principal e soletra:

 NO-VA-CRI-SE-DE-CO-BU-TÍ-VEL

Nessa situação, diz-se que a criança já está a caminho de dominar a arte de decodificar o código lingüístico, mas ainda não percebe alguns padrões silábicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:

  • A.

    A matemática, implica "conhecimento e construção do conceito do número", o que exige que o professor se empenhe para que as crianças aprendam as operações matemáticas e possam desenvolver o raciocínio lógico com habilidade.

  • B.

    As atividades desenvolvidas nas séries iniciais do ensino fundamental devem considerar o papel ativo da criança na construção de sua autonomia por meio de sua ação sobre o objeto e o ambiente.

  • C.

    Os conceitos matemáticos, as estruturas lógicas fazem parte de um processo contínuo na vida da criança. Por isso, é fundamental desconsiderar os aspectos afetivos e simbólicos da imaginação infantil, para que a criança possa pensar, sentir, agir, interagindo com o meio de forma racional e lógica.

  • D. Para que a criança tenha condições de interagir com o mundo que a rodeia sob a lógica matemática, é necessário que o professor tenha um horário determinado ou um dia previamente estabelecido para as atividades matemáticas, para que possa melhor aproveitar as situações que surgem no cotidiano escolar.

Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.

A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia

  • A.

    tecnicista.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    histórico-crítica.

  • E.

    realista.

De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.

Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.

Modernamente, a supervisão é sinônimo de inspeção e fiscalização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...