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Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Segundo Demo (1995):
A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, motivando-os a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre sua formação, a buscarem atualização constante, a realizarem a escola como obra comunitária de todos, sob a liderança competente do grupo de professores. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:
I. A prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes: funcionários, professores e direção da comunidade educativa. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas.
II. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois assim terão uma postura comprometida e responsável.
III. Para que o projeto pedagógico seja efetivo, é necessário que todos os membros da instituição escolar compreendam o seu papel e atuem de acordo com os pressupostos da cidadania.
IV. Trata-se da conquista do MEC para o exercício da autonomia e conseqüentemente de um espaço mais democrático para as escolas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à educação tecnológica, Mirian P. S. Zippin Grinspun ressalta que
I a tecnologia, quando concebida como técnica ou arte, mantém estreita relação com a educação.
II o projeto de educação tecnológica deve visar a construção de um cidadão crítico, reflexivo, consciente e competente.
III o projeto de educação tecnológica precisa ter uma intencionalidade, possuindo respaldo teórico sobre o qual alicerce sua proposta.
IV a educação tecnológica dispensa a interdisciplinaridade, devido a sua característica específica, objetiva, científica e cultural.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quem sabe apenas ler e escrever ainda não está suficientemente preparado para enfrentar os desafios das práticas sociais de leitura e escrita atuais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
As quatro modalidades artísticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Arte no ensino fundamental são:
artes visuais, música, teatro e dança.
desenho, pintura, trabalhos manuais e canto.
teatro, pintura, escultura e dança.
sociodramas, canções de roda, cantorias e brincadeiras.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.
Durante a ditadura militar, foi instituída a reforma universitária, consumada pela Lei n.º 5.540, de 28/11/1968. Resumidamente, algumas das principais mudanças introduzidas foram: extinção das cátedras; integração de cursos, áreas e disciplinas; agregação das disciplinas afins nos departamentos; concentração do ensino superior em universidades e, excepcionalmente, em estabelecimentos isolados; composição curricular a partir de disciplinas obrigatórias e optativas; introdução do sistema de créditos, possibilitando a matrícula por disciplina; centralização da coordenação administrativa, didática e de pesquisa; cursos de níveis e duração variados (graduação, pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento e especialização); introdução do ciclo básico na graduação; incentivo formal à pesquisa; ampliação da representação nos órgãos de direção das várias categorias de docentes; e unificação do vestibular, por universidade e por região.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Spears, a supervisão gradualmente afasta seu foco da instituição para projetá-lo na aprendizagem. A partir dessa afirmativa, julgue os itens subseqüentes.
O cerne do processo deslocou-se da transmissão dos conhecimentos para o aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Mônica G. Thuler, é importante distinguir projeto educativo de projeto de estabelecimento escolar. Tal distinção se faz necessária pelo fato de um estar entrelaçado ao outro. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
I O projeto educativo corresponde, no contexto escolar, a uma orientação global.
II O projeto educativo serve apenas para clarificar os valores em comum do grupo de atores.
III O projeto de estabelecimento escolar deve estar em sintonia com um programa de ação que envolva o ator coletivo.
IV Um projeto educativo sempre resulta na definição de um projeto de estabelecimento escolar.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Mudanças sociais e econômicas têm promovido novas propostas metodológicas; no entanto, entre o passado e a atualidade, permanecem marcas de continuidade de antigas práticas de alfabetização.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar
a formação voltada para a consumo da indústria cultural de massa.
os conteúdos específicos da arte e, mais precisamente, os conteúdos de cada linguagem artística.
as produções individuais de artistas que começam a projetar-se no cenário artístico.
a preparação para o desenvolvimento de capacidades de produção pictórica.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específicos, a fim de atingir a mudança comportamental almejada.
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