Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O principal objetivo da tecnologia é aumentar a eficiência da atividade humana em todas as esferas, incluindo a produção. Na tríade ciência-tecnologia-sociedade, a educação tem lugar de destaque pelo que ela produz, desenvolve e principalmente pelo que ela pode construir. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A educação tecnológica exige interação da teoria com a prática, de que resulta a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de se rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
A educação tecnológica impõe o ensino de novas tecnologias, o que impede o despertar para a interpretação do contexto atual, bem como de seus condicionamentos e fundamentos.
Educação tecnológica significa tecnicismo, determinismo ou conformismo com o status quo da sociedade, um condicionamento com saberes que acabam na escola e direcionam para o mercado de trabalho.
A educação tecnológica dispensa a rede de conhecimentos advindos das teorias existentes e da necessidade de rever a prática pelo que a teoria sinalizou.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Letramento é uma condição de quem exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino do português no ensino fundamental, é correto afirmar o seguinte:
O ensino de português nas séries iniciais do nível fundamental deve priorizar o domínio de regras e conteúdos gramaticais para que a criança aprenda a escrever corretamente na língua padrão.
Nivelar todas as crianças quanto ao domínio da língua padrão deve ser a preocupação fundamental no ensino de português para os mais carentes, visto que ter esse domínio é um dos principais fatores de inserção social e de desenvolvimento da consciência crítica.
Levar o aluno a não apenas dominar a língua padrão, mas também a demonstrar respeito pelas outras variedades da língua deve ser o compromisso político do ensino do português.
O uso de outras variedades, que não a língua padrão, deve ser evitado na escola, particularmente nas aulas de português, tanto na forma escrita quanto na falada, pois o domínio da norma culta é o principal fator de inserção do indivíduo na sociedade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Desde o início da década de 1990, algumas perspectivas de políticas sociais orientadas para as exigências do estágio atual do capitalismo para a América Latina têm sido delineadas por organismos internacionais. Na definição das políticas educativas na América Latina assume papel decisivo o Banco Mundial e sua posição de defesa explícita da vinculação entre educação e produtividade, numa visão claramente economicista.
A influência do Banco Mundial gerou políticas educativas, na América Latina, que priorizaram:
melhoria da eficiência interna, qualidade, eqüidade, descentralização e privatização.
melhoria da qualidade do ensino, avaliação de competências e desenvolvimento da cidadania.
universalização da educação básica e centralização de projetos pedagógicos.
desenvolvimento integral do educando, formação de professores e qualidade social.
integração dos sistemas educacionais e financiamento específico para a educação dos excluídos.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Narcisa Veloso de Andrade, a melhor caracterização da necessidade da supervisão escolar está na riqueza das contribuições que ela dá quando abrange toda a função da educação para fazê-la mais eficiente.
Considerando essa afirmativa, julgue os itens a seguir.
A supervisão é uma ação de liderança utilizada em prol da excelência do trabalho desenvolvido na escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Educar o ser humano diante de sua crescente interação com a máquina implica encarar a tecnologia como um meio e não como um fim a ser alcançado. Acerca dessa temática, assinale a opção correta.
A educação tecnológica visa preencher um espaço entre a escola e a indústria, suprindo as necessidades imediatas do mercado de trabalho.
O processo de aprendizagem se vincula diretamente ao manuseio da máquina e não ao seu entendimento e razão social.
A educação tem sido pouco valorizada na atualidade, pois o foco da tecnologia está na máquina e no seu domínio e não na humanização.
Desenvolver a capacidade adaptativa, mas também criadora, parece ser o caminho mais adequado para a educação na atualidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Letramento e alfabetização são praticamente sinônimos; a diferença está em que alfabetização é uma palavra que caiu em desuso atualmente.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a
seleção.
inferência.
interação com a diversidade textual.
antecipação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que
I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.
II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.
III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.
IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.
É correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
I e II.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Spears, a supervisão gradualmente afasta seu foco da instituição para projetá-lo na aprendizagem. A partir dessa afirmativa, julgue os itens subseqüentes.
A moderna supervisão reduziu a importância do professor no processo educativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...