Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A interdisciplinaridade é uma possibilidade de superação da fragmentação e da compartimentalização do saber.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.
O objetivo de uma pesquisa participante é a análise de uma dada realidade para promover sua transformação a partir da participação dos atores de uma comunidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sabe-se que um dos papéis da escola é possibilitar às novas gerações a apropriação do conhecimento construído e acumulado pela humanidade. Sabe-se também que essa instituição é constituída por pessoas, seres que interagem e que buscam incessantemente novos conhecimentos. Por isso, a escola do século XXI deve adotar a seguinte premissa:
para que o professor acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e educacionais, promovendo uma educação de qualidade, deve-se oferecer-lhe um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, instrumentos de formação continuada.
uma forma de obter o envolvimento do aluno no ensino matemático é explorar sua capacidade de entender o que o professor transmite e relacionar o conteúdo transmitido com o que ele conhece e domina, contextualizando esse conteúdo.
é na escola que o aluno adquire as habilidades de atribuir significados, estabelecer correspondências e fazer ordenações lógicas; daí a importância da escola no desenvolvimento da linguagem científica e matemática.
as brincadeiras e o trabalho com materiais pedagógicos devem ser explorados pelo professor como atividades motoras, mas pouco influem na aquisição da logicidade pelo indivíduo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta no que se refere a concepção emancipadora no currículo.
As questões de organização metodológica e didática devem ser priorizadas.
Devem ser estabelecidos os padrões de eficiência de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.
Os conteúdos necessários aos alunos, devem ser prescritos assim como o médico prescreve o medicamento.
As relações sociais e de poder existentes na escola devem ser consideradas.
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
Na metodologia de projetos, as disciplinas curriculares tornam-se fins da construção do conhecimento.
No início da alfabetização, as crianças percebem que a escrita é um sistema de representação gráfica arbitrário e que as letras estão ordenadas de modo linear, diferentemente do desenho. A partir desse momento, as crianças vão levantando hipóteses e testando-as de modo sucessivo e evolutivo. A esse respeito, assinale a opção correta.
Na hipótese silábica, cada letra representa um som; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba.
Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.
Na hipótese silábica, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese silábicoalfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.
Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, cada letra representa um som; na hipótese alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.
A pesquisa participante contribui para a ciência com conhecimentos produzidos academicamente por trabalhadores em espaços diferenciados.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que um livro didático mostrasse a figura de uma mulher negra vinculada ao trabalho doméstico em casa de terceiros. Essa situação hipotética exemplificaria, em relação ao currículo, a dimensão
formal.
oculta.
real.
crítica.
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...