Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A interdisciplinaridade requer a superação das especificidades das diferentes áreas de conhecimento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da educação continuada dos profissionais de escola.
A superação da visão de profissionalização centrada no indivíduo é um dos objetivos de um programa de formação na perspectiva emancipatória.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere um currículo organizado a partir da compreensão de que os conhecimentos são acumulados pelas gerações adultas e repassados aos mais jovens como verdades. Nesse caso, a concepção pedagógica desse currículo pode ser corretamente caracterizada como
renovada não-diretiva.
renovada progressivista.
liberal tecnicista.
liberal tradicional.
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
A elaboração e a execução constituem etapas separadas, que não se correlacionam, da elaboração de um projeto.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A centralidade da metodologia de projetos está no ensino de habilidades e competências.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.
Apesar de ser organizada por fases, a pesquisa participante é um processo permanente que não se esgota com a intervenção na realidade.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
De acordo com a concepção libertadora da educação de jovens e adultos, pode-se definir como finalidade essencial da educação a
formação da consciência dos educandos.
do saber formal, científico, técnico e artístico.
formação do homem como elemento transformador do seu mundo.
adaptação do indivíduo ao meio social, para que aprenda as respostas úteis aos desafios do ambiente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção de conhecimento, assinale a opção correta.
A organização curricular embasada na lógica de ciclos ou fases de formação favorece o acompanhamento integral do desenvolvimento do aluno.
A concepção crítica considera que as etapas de elaboração e implementação são independentes.
Em uma perspectiva emancipadora, o saber do professor é considerado o ponto de partida para a seleção de conteúdos a serem trabalhados.
A dimensão crítica do currículo caracteriza-se pela organização hierarquizada das áreas de conhecimento, com ênfase naquelas consideradas mais nobres.
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...