Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
No processo de ensino-aprendizagem, os aspectos não intencionais de ensino correspondem às atitudes dos professores em face das questões cotidianas.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
Uma liderança liberal tem como atitude principal a iniciativa dos indivíduos e uma liderança autocrática, a obediência.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à concepção e à prática de supervisão recomendadas na atualidade, assinale a opção correta.
O trabalho do supervisor deve estar centrado no controle do trabalho docente.
O supervisor deve agir como mediador das práticas docentes.
É atribuição do supervisor a aplicação de provas aos alunos da escola, para avaliar o trabalho docente.
O supervisor não deve participar da construção do projeto político-pedagógico da escola, mas deve acompanhar sua execução.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não-diretiva.
No currículo, não deve haver conteúdos tradicionais estruturados externamente, devendo o professor trabalhar com conteúdos que emerjam do próprio grupo.
A organização do currículo deve ser embasada na crença de que a assimilação da criança é idêntica à do adulto, apesar de menos desenvolvida.
No currículo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando a transmissão de conteúdos secundária.
O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber propriamente dito, ou seja, o mais importante é aprender a aprender.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de planejamento educacional.
A missão de uma instituição é estabelecida no nível operacional do planejamento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, acerca da educação continuada dos profissionais de escola.
A experiência docente é um elemento irrelevante para a organização de um projeto de formação continuada do profissional reflexivo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a concepção progressista crítico-social,
os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações.
os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade.
não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social.
a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.
O diálogo do senso comum com o conhecimento científico é uma das características da metodologia de projetos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...