Questões de Pedagogia

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Ao afirmar que "ensinar exige querer bem aos educandos", Paulo Freire descarta como falsa a separação radical entre

  • A. liberdade e licenciosidade.
  • B. seriedade docente e afetividade.
  • C. boa convivência e libertinagem.
  • D. relação de reciprocidade e relação afetiva.
  • E. autoridade e autoritarismo.

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva japonesa, a gestão do conhecimento apresenta quatro dimensões: conteúdo, cultura, processo e infra-estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as mais recentes descobertas dos processos mentais envolvidos na aprendizagem e a prática de sala de aula, há um espaço a ser ocupado pela pedagogia propriamente dita. De modo objetivo, o que é preciso dizer é que não existem fórmulas prontas, o tal guia prático tão sonhado.

Nas teorias construtivistas e sócio-interacionistas, a questão do método passa a ser secundária, pois a preocupação maior desses teóricos está em

  • A. escolher a teoria certa que possibilite reconhecer os conhecimentos significativos para seus alunos.
  • B. organizar competentemente o seu plano de ensino.
  • C. dominar técnicas adequadas ao processo de ensino.
  • D. aplicar o conhecimento socialmente aprendido na Universidade.
  • E. conhecer como pensam os alunos, verificando que hipóteses eles constróem.

Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas.

 Para Paulo Freire, ensinar

  • A. é levar o aluno a compreender que todos os conhecimentos são resultados das nossas experiências de vida.
  • B. é transferir o conhecimento de forma ativa e dinâmica para o aluno que, assim, pode memorizá-lo.
  • C. exige uma metodologia adequada que leve o aluno a usar a razão para elaborar o seu conhecimento.
  • D. é estimular um pensar certo, um raciocinar a partir dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade.
  • E. não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.

Para Paulo Freire, o diálogo é uma exigência existencial, pois

  • A. o ato de depositar idéias de um sujeito no outro, gera o silêncio, passando-se a acreditar que "em boca fechada não entra mosca".
  • B. não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
  • C. é um encontro entre homens que têm o mesmo objetivo de vida, que se traduz no desejo de transformar a sociedade capitalista.
  • D. somente com a supressão da situação opressora é possível restaurar a solidariedade que nela estava proibida.
  • E. dizer a palavra certa no momento adequado é tarefa do educador que conhece o método correto de transformação da sociedade.

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança carismática funda-se no carisma, característica que é herdada ou aprendida pelo líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.

  • B.

    O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.

  • C.

    Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.

  • D.

    Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

Segundo Max Weber, existem três tipos de liderança ou de dominação: a patrimonial, a carismática e a racional-legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um plano de ensino deve incluir

  • A.

    referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.

  • B.

    justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.

  • C.

    caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.

  • D.

    objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a cada Censo Escolar são coletados dados alarmantes que se constituem em elementos de fundamental importância para a compreensão do surgimento da proposta de inclusão. Neste contexto, pode-se afirmar que a educação inclusiva surgiu a partir:

  • A.

    do aumento do fracasso escolar, a evasão e a repetência, especialmente das crianças pobres.

  • B.

    do aumento da demanda pela criação de classes e escolas especiais.

  • C.

    das demandas crescentes dos movimentos sociais que confluíram para a elaboração de uma Constituição Federal incorporando os anseios que se desenvolveram em relação à Educação para Todos.

  • D.

    da necessidade de facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais e se determinar práticas sociais inclusivas em lanchonetes, shoppings, bancos, ônibus e locais de trabalho.

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