Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os indivíduos são tanto produtos quanto produtores da história [...] o fato de a pedagogia estar implicada na construção social do conhecimento e da experiência, confirma a existência de uma pedagogia da possibilidade, pois se o mundo do eu e do outro foi socialmente construído, ele pode ser da mesma maneira desmantelado, desfeito e criticamente refeito.

Quanto à função social da escola, as idéias acima expressam uma tendência de educação

  • A. liberal.
  • B. reprodutora.
  • C. funcionalista.
  • D. ambientalista
  • E. transformadora.

A escola do período helenístico-romano desenvolveu práticas pedagógicas que deixaram influências na escola de hoje. Entre essas práticas, NÃO constava:

  • A. incentivo ao diálogo entre professor e aluno.
  • B. emprego de castigos para punir a indisciplina.
  • C. utilização do ditado e da cópia de textos.
  • D. adoção de manuais de ensino.
  • E. ênfase no ensino baseado na memorização

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

  • B.

    Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.

  • C.

    Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.

  • D.

    A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.

Nos anos 60, aqui em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:

  • A.

    visava eliminar a "cultura popular" -cultura dos dominados-, para colocar no lugar uma "cultura elaborada" e, assim, transformar as condições de vida do povo

  • B.

    teve em Wandenkok Wanderley, emérito educador e intelectual progressista, seu grande inspirador e primeiro dirigente

  • C.

    que o enunciado da questão está equivocado, pois o MCP esteve ligado, desde sua origem em 1962, à União Nacional dos Estudantes (UNE) sediada no Rio de Janeiro.

  • D.

    tinha como objetivo valorizar as manisfestações culturais populares e criar canais de expressão e consciência de sua riqueza e importância.

  • E.

    como se tratava de um movimento de artistas e intelectuais da classe média recifense, o povo viu com desconfiança o "movimento" e não aderiu à sua proposta.

Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:

  • A.

    esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos.

  • B.

    o Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945.

  • C.

    o Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial.

  • D.

    a Alemanha, país mais "educado" e desenvolvido da Europa nos anos 30, caiu na armadilha do Nazismo. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes.

  • E.

    cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras.

Indique se as afirmativas relativas à gestão do conhecimento são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de criação, registro, disseminação e aplicação do conhecimento nas organizações.

( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional.

( ) A gestão do conhecimento visa à melhoria do desempenho individual pela criação de valores competitivos.

( ) A gestão do conhecimento apóia-se na tecnologia da informação, adotando práticas de e-learning, comunidades virtuais, entre outras.

Selecione a opção correta.

  • A.

    V, F, F, V

  • B.

    F, V, F, V

  • C.

    F, F, V, V

  • D.

    V, V, V, F

  • E.

    F, V, V, F

As teorias sobre avaliação as dividem em duas: a diagnóstica e a classificatória. A primeira considera a avaliação como uma ferramenta que permite ao professor e ao aluno detectarem os pontos mais fracos do processo ensinoaprendizagem, viabilizando indicações para o prosseguimento do trabalho.

A segunda, tem por objetivo

  • A. hierarquizar e ranquear os alunos, dando destaque aos com melhor desempenho escolar.
  • B. avaliar continuamente o aluno, com a oferta simultânea de exercícios de reforço.
  • C. permitir que o aluno retome o que não aprendeu através de metodologias de instrução programada.
  • D. levar os alunos a perceber suas dificuldades cognitivas, estabelecendo o sistema de tutoria pelos mais preparados.
  • E. identificar as possíveis falhas de ensino, em especial as de fruto da má formação do professor, que não fundamentou corretamente as teorias ensinadas.

Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:

  • A.

    instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar

  • B.

    os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.

  • C.

    foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato.

  • D.

    eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife

  • E.

    na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.

As regras de convivência elaboradas nas escolas, muitas vezes, refletem autoritarismo quando definem deveres e obrigações apenas para os alunos. Exemplo disto são os cartazes com as "combinações da turma", onde basicamente encontramos listado somente aquilo que os alunos NÃO podem fazer.

Neste procedimento está subjacente, fundamentalmente, a

  • A. importância organizacional de uma escola democrática.
  • B. intenção de uma escola de se estruturar a partir de regras coletivas.
  • C. proposta de uma escola aberta, onde alunos e professores têm papéis definidos.
  • D. concepção de escola como local privilegiado de transmissão de conhecimentos.
  • E. idéia de sala de aula estática, rígida, formadora de cidadãos passivos.

Quando um professor ensina um tema, uma matéria, ele deveria perguntar a si próprio e aos alunos: como os homens e mulheres, na sua atividade prática coletiva nas várias esferas da vida social, intervêm, modificam, constróem esse tema de estudo? Qual é a sua importância para atender às necessidades práticas da vida social ...?

Essa concepção curricular pressupõe

  • A. avanço cognitivo do aluno pela complexidade desses novos saberes.
  • B. resistência do aluno ao estudar conteúdos relacionados às necessidades práticas da vida.
  • C. apreensão da realidade articulada aos conteúdos escolares de forma crítico-reflexiva.
  • D. desinteresse do aluno, por ser um saber que faz parte de sua realidade.
  • E. desenvolvimento da inteligência emocional, pela relação teoria-prática dos conhecimentos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...