Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)
I formação de uma boa equipe de trabalho.
II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.
III promoção de ações de desenvolvimento profissional.
IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.
V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.
A quantidade de itens certos é igual a
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
As atividades de integração grupal propiciam o desenvolvimento da flexibilidade, da liderança, da capacidade argumentativa e da habilidade de realização de sínteses.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.
A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.
A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.
A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.
A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
Brainstorming é a técnica grupal de debate livre adequada ao desenvolvimento de um tema.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.
O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.
No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.
As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.
Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O grande nome da corrente liberal pragmatista americana é John Dewey. Sobre esta corrente podemos afirmar:
que não teve nenhuma influência no Brasil, que foi sempre dominado pelo pensamento de Paulo Freire.
que defendeu a idéia de que a educação deve promover o sentimento religioso e a fé na teoria "criacionista", hoje bastante aceita pelos americanos
que influenciou bastante o educador brasileiro Anísio Teixeira, que estudou nos Estados Unidos e introduziu suas idéias no Brasil.
que o enunciado da questão está errado, pois Dewey não foi pragmatista, mas um grande nome do marxismo americano do começo do século XX
que o pragmatismo defende a idéia de que, se a educação é uma prática social, a prática pedagógica -e não a teoria- é suficiente para a boa formação do professor.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A antiga idéia de "triângulo pedagógico" (saber, professor e aluno) começa a ser substituída pela idéia de "quadrilátero pedagógico" (Jean Houssaye), onde se acrescenta a "escola", isto por que:
a figura do professor tem cada vez menos importância no processo pedagógico, que, na verdade, está centrado no aluno.
o saber não é mais algo "inegociável" e precisa ser relativizado em função de condições históricas e sociais.
o aluno é o centro do processo e o verdadeiro dirigente de seu ritmo de aprendizagem.
o enunciado é enganoso, pois o quarto elemento é a "família".
observou-se que o processo educativo formal se dá num lugar socialmente especial, a escola, com particularidades e complexidades que precisam ser levadas em conta.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
A sociometria deve ser feita antes da escolha e aplicação das técnicas de grupo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)
introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.
estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A questão da violência escolar tem preocupado as autoridades escolares e civis da sociedade ocidental. Essa violência pode ser explicada pelo seguinte motivo:
A personalidade agressiva de certos professores sem nenhuma formação pedagógica ou penal.
A única razão da violência é a situação social dos alunos, saídos de classes desfavorecidas.
O problema é psicológico e diz respeito apenas à personalidade dos alunos agressivos.
Trata-se de um problema cultural de uma sociedade que conheceu a escravidão e a violência estrutural
São muitas razões que explicam a violência escolar, que precisa ser analisada em sua dimensão estrutural, conjuntural e individual, uma vez que a violência escolar é um tipo particular de violência que não pode ser confundida, nem em suas manifestações nem em seus objetivos com a violência social geral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...