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Os professores acreditam que a formação em serviço vai assegurar-lhes o preparo de que necessitam para ensinar todos os alunos e a concebem como mais um curso de extensão ou especialização com terminalidade e certificado que convalida a capacidade de efetivar a inclusão escolar.
Essa crença sustenta-se, porque os professores:
introjetaram o papel de praticantes e esperam que os formadores lhes ensinem o que é preciso fazer, transmitindo-lhes os conhecimentos como eles fazem com seus próprios alunos.
as inovações educacionais não abalam a identidade profissional e o lugar conquistado pelo professor no sistema de ensino.
reagem à metodologia da formação continuada porque ela é essencial-mente instrumental.
são concebidos como referência para o aluno como um mero instrutor sem enfatizar a importância de seu papel na construção do conhecimento, de atitudes e valores.
A noção de competência, para Perrenoud, é designada pela "capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações."
Essa definição insiste nos seguintes aspectos, EXCETO:
As competências não são elas mesmas saberes, "savoir-faire" ou atitudes, mas mobilizam,integram e orquestram tais recursos.
Essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação sin-gular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontra-das.
As competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de traba-lho à outra.
O exercício da competência não passa por operações mentais comple-xas, subentendidas por esquemas de pensamento que permitem determi-nar e realizar uma ação adaptada à situação.
O referencial escolhido por Perrenoud caracteriza-se por, EXCETO:
acentuar as competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor.
apreender o movimento da profissão, insistindo em 10 grandes famílias de competência.
garantir uma representação consensual, completa e estável de um ofício ou das competências que ele operacionaliza.
ser um referencial compatível com os eixos de renovação da escola.
O propósito de Perrenoud é falar de competências profissionais, privilegiando aquelas que emergem atualmente. No livro 10 Novas Competências para En-sinar, ele enfatiza:
as habilidades, mais evidentes, que permanecem atuais para dar aula.
as competências que representam mais um "horizonte" do que conheci-mento consolidado.
a proposição de uma síntese interessante para ser utilizada na escola e-lementar.
o emprego específico do referencial adotado para construção do ofício de professor.
O ensino certamente persegue objetivos, mas não de maneira mecânica e obsessiva. Eles intervêm em três estágios.
I. do planejamento didático para identificar os objetivos trabalhados nas si-tuações em questão de modo a escolhê-los e dirigi-los com conhecimento de causa.
II. da análise "a posteriori" das situações e atividades, quando se trata de delimitar o que se desenvolveu realmente e de modificar a seqüência das atividades propostas.
III. da avaliação quando se trata de controlar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
IV. da definição de objetivos muito precisos, imediatamente testados com vistas a uma remediação imediata.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e IV
I e III apenas
I, II e III
I e IV apenas
A escola, para a maioria das crianças brasileiras, é a instituição que vai lhes proporcionar meios de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural. Assinale a afirmativa CORRETA.
Melhorar as condições da escola é formar gerações mais preparadas para viver na sua plenitude, livremente, sem preconceitos e barreiras.
A inclusão remete a escola a questões de estrutura e de funcionamento sem subverter seus paradigmas.
Podemos contemporizar soluções sem que tenhamos de pagar preço alto com respeito a uma vida escolar marginalizada.
Verificamos que não há contestação ao movimento inclusivo na escola pelo caráter ameaçador de qualquer mudança.
Todas as alternativas correspondem a questões que são emergentes na nova ordem mundial da economia globalizada, EXCETO:
As questões étnico-nacionalistas ganharam força em todo o mundo, explodindo em vários movimentos separatistas.
Acirramento da Guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética.
Revalorização das questões culturas, que eram ignoradas no mundo bipolar
O narcotráfico ganhou tamanha proporção que se tornou um problema internacional.
Assinale com V ou com F as proposições abaixo, caso sejam, respectivamente, verdadeiras ou falsas em relação às características da Oceania.
( )A Oceania difere dos demais continentes por ser constituído de ilhas, destacando-se apenas a Austrália cuja área representa mais de 80% do continente.
( ) A Austrália e a Nova Zelândia são países incluídos no Norte desenvolvido, apesar de geograficamente se encontrarem no Sul.
( )A grande maioria dos pequenos países da Oceania tem como principal fonte de renda o extrativismo, alguns deles no guano.
( ) Embora a Austrália e Nova Zelândia só tenham sido povoados no séc. XIX, a colonização se deu nos mesmos moldes ocorridos na América Latina.
Estão corretas as alternativas:
F F F V
V V V F
V F V F
F F V V
V F F V
Em relação ao continente europeu analise as proposições:
I, II e IV
II e III
I e III
II e IV
I e II
Assinale a ÙNICA alternativa que está ERRADA em relação às características apresentadas pela China.
A abertura econômica da China tem sido acompanhada por igual abertura na área política e social.
A grande maioria dos chineses pratica o confucionismo, o budismo e o taoísmo, fato que se explica pela busca do equilíbrio filosófico de sua cultura, que entende que as coisas não se excluem mutuamente, mas se complementam.
O intenso crescimento econômico chinês tem contribuído para aumentar as disparidades regionais, pois os investimentos concentram-se na porção litorânea.
A China representa um verdadeiro mosaico étnicocultural sob domínio da etnia Han.
A população chinesa é predominantemente rural apesar da presença de grandes cidades e de metrópoles como Xangai e Pequim.
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