Questões de Pedagogia do ano 0000

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"A finalidade da organização dos conhecimentos em experiências substanti-vas de aprendizagem num currículo integrado é interpretar os conhecimentos que se encontram nessas experiências" ( Hernandez, 1998).

Nesse sentido interpretar NÃO significa:

  • A.

    interessar-se pelas diferentes versões dos fenômenos, por suas origens e pela busca das forças que criaram as interpretações.

  • B.

    reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendi-zagem.

  • C.

    interessar-se pelos vestígios da existência do fenômeno.

  • D.

    interpretar é decifrar. Significa decompor um objeto em seu processo pro-dutivo, descobrir sua coerência.

"Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendiza-gem vinculados a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem" (Hernandez, 1998).

É consensual que um projeto de trabalho se caracteriza por:

I. Ser uma concepção de educação e escola que leva em conta a abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico. 
II. Ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvi-do no processo de aprendizagem. 
III. Favorecer a autodireção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual, o planejamento semanal ou quinzenal do que aconte-ce na sala de aula. 
IV. Ter o professor o papel de controlador da relação dos alunos com o co-nhecimento, processo no qual também o docente atua como aprendiz.

São itens CORRETOS:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II III e IV

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I, III e IV

O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversa durante toda sua vida.

Essas aprendizagens estão ligadas, EXCETO:

  • A.

    à sua sobrevivência humana e à da espécie.

  • B.

    ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos.

  • C.

    ao desenvolvimento, na adolescência, dos sistemas simbólicos e expres-sivos que estão na base de aprendizagem posteriores.

  • D.

    ao desenvolvimento de todo o sistema, ao qual corresponde um substrato orgânico, mas cuja identificação é função da vida social e da cultura.

O desenvolvimento do ser humano prossegue pela contínua transformação resultante de sua interação com o meio, portanto:

  • A.

    a experiência escolar não se insere em um processo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na instituição.

  • B.

    a experiência anterior à escola é relevante para o desenvolvimento de todo educando independentemente de sua idade.

  • C.

    a escola é um espaço independente de socialização e aprendizagem.

  • D.

    a experiência acumulada trazida para a escola exerce pouca influência na inserção do aluno no contexto escolar.

Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói conhecimento atra-vés do domínio de práticas culturais existentes em seu meio.

Esse tipo de aprendizagem está corretamente caracterizado na opção:

  • A.

    por obedecer a certas leis gerais.

  • B.

    tempo e espaço determinam as formas e qualidades da aprendizagem.

  • C.

    em utilizar estratégias como a imitação e observação.

  • D.

    as ações de imitação e observação são apenas motoras.

"Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática" (Paulo Freire). Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. Pensar criticamente a prática de hoje e de ontem para melhorar a próxima prática.

II. O saber da prática espontânea não produz o saber ingênuo a que falta a rigorosidade metódica.

III. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática.

São afirmações CORRETAS:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e III apenas

  • C.

    I e II apenas

  • D.

    I e III apenas

Nesse novo milênio, há uma expectativa da sociedade brasileira para que a educação, EXCETO:

  • A.

    posicione-se na linha de frente da luta contra as exclusões.

  • B.

    comprometa-se com a promoção de todos os brasileiros, voltando-se à construção da cidadania como prática efetiva.

  • C.

    organize-se para oferecer uma educação de qualidade, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críti-cos e participativos.

  • D.

    preocupe-se em tornar os brasileiros capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade para atender especificamente suas neces-sidades individuais.

Os PCNs tanto nos objetivos educacionais, quanto na conceituação das áreas de ensino e dos temas da vida social que devem atravessá-las, busca apontar caminhos para enfrentar os problemas do ensino no Brasil, adotando como eixo:

  • A.

    o estabelecimento de critérios de avaliação das aprendizagens fundamen-tais a serem realizadas em cada ciclo que se constituem em indicadores para a reorganização do processo ensino e aprendizagem.

  • B.

    a criação de condições nas escolas para que se discutam formas de ga-rantir a toda criança ou jovem brasileiro o acesso ao conjunto de conhe-cimentos socialmente elaborados.

  • C.

    o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conte-údos curriculares atuam não como fim em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento de capacidades.

  • D.

    orientação e garantia da coerência das políticas de melhor qualidade de ensino, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidian-do a participação de técnicos e professores brasileiros.

Em relação à aprendizagem, a escola de qualidade deve reconhecer que:

  • A.

    a aprendizagem é uma atividade psicológica que revela as peculiaridades de cada aprendiz ao se adaptar à diversidade dos objetos de conheci-mento.

  • B.

    transformar o meio escolar em ambiente acolhedor é respeitar os cami-nhos da descoberta.

  • C.

    deformar um conhecimento por não ter chegado à sua forma real não é incompetência intelectual.

  • D.

    aceitar as mais diversas interpretações de um mesmo conhecimento di-minui as oportunidades de reduzirmos a nossa aprendizagem.

"Nas escolas inclusivas as pessoa se apóiam mutuamente e suas necessida-des específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins" (Mantoan, 2001).

É pretensão dessas escolas:

  • A.

    aumentar o número de matrículas das crianças com deficiência no ensino regular, pois isso significa caminhar na direção da inclusão.

  • B.

    superar todos os obstáculos que as impedem de avançar no sentido de garantir um ensino de qualidade.

  • C.

    aceitar que as razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situa-ções escolares recaem única e inteiramente no que é inerente ao apren-diz.

  • D.

    perceber que a importância de somar talentos e reconhecer a comple-mentaridade de suas habilidades e vivências não contribui para melhorar os temas de estudo.

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