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"A finalidade da organização dos conhecimentos em experiências substanti-vas de aprendizagem num currículo integrado é interpretar os conhecimentos que se encontram nessas experiências" ( Hernandez, 1998).
Nesse sentido interpretar NÃO significa:
interessar-se pelas diferentes versões dos fenômenos, por suas origens e pela busca das forças que criaram as interpretações.
reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendi-zagem.
interessar-se pelos vestígios da existência do fenômeno.
interpretar é decifrar. Significa decompor um objeto em seu processo pro-dutivo, descobrir sua coerência.
"Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendiza-gem vinculados a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem" (Hernandez, 1998).
É consensual que um projeto de trabalho se caracteriza por:
I. Ser uma concepção de educação e escola que leva em conta a abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico.
II. Ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvi-do no processo de aprendizagem.
III. Favorecer a autodireção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual, o planejamento semanal ou quinzenal do que aconte-ce na sala de aula.
IV. Ter o professor o papel de controlador da relação dos alunos com o co-nhecimento, processo no qual também o docente atua como aprendiz.
São itens CORRETOS:
I, II e IV
II III e IV
I, II e III
I, III e IV
O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversa durante toda sua vida.
Essas aprendizagens estão ligadas, EXCETO:
à sua sobrevivência humana e à da espécie.
ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos.
ao desenvolvimento, na adolescência, dos sistemas simbólicos e expres-sivos que estão na base de aprendizagem posteriores.
ao desenvolvimento de todo o sistema, ao qual corresponde um substrato orgânico, mas cuja identificação é função da vida social e da cultura.
O desenvolvimento do ser humano prossegue pela contínua transformação resultante de sua interação com o meio, portanto:
a experiência escolar não se insere em um processo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na instituição.
a experiência anterior à escola é relevante para o desenvolvimento de todo educando independentemente de sua idade.
a escola é um espaço independente de socialização e aprendizagem.
a experiência acumulada trazida para a escola exerce pouca influência na inserção do aluno no contexto escolar.
Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói conhecimento atra-vés do domínio de práticas culturais existentes em seu meio.
Esse tipo de aprendizagem está corretamente caracterizado na opção:
por obedecer a certas leis gerais.
tempo e espaço determinam as formas e qualidades da aprendizagem.
em utilizar estratégias como a imitação e observação.
as ações de imitação e observação são apenas motoras.
"Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática" (Paulo Freire). Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. Pensar criticamente a prática de hoje e de ontem para melhorar a próxima prática.
II. O saber da prática espontânea não produz o saber ingênuo a que falta a rigorosidade metódica.
III. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática.
São afirmações CORRETAS:
I, II e III
II e III apenas
I e II apenas
I e III apenas
Nesse novo milênio, há uma expectativa da sociedade brasileira para que a educação, EXCETO:
posicione-se na linha de frente da luta contra as exclusões.
comprometa-se com a promoção de todos os brasileiros, voltando-se à construção da cidadania como prática efetiva.
organize-se para oferecer uma educação de qualidade, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críti-cos e participativos.
preocupe-se em tornar os brasileiros capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade para atender especificamente suas neces-sidades individuais.
Os PCNs tanto nos objetivos educacionais, quanto na conceituação das áreas de ensino e dos temas da vida social que devem atravessá-las, busca apontar caminhos para enfrentar os problemas do ensino no Brasil, adotando como eixo:
o estabelecimento de critérios de avaliação das aprendizagens fundamen-tais a serem realizadas em cada ciclo que se constituem em indicadores para a reorganização do processo ensino e aprendizagem.
a criação de condições nas escolas para que se discutam formas de ga-rantir a toda criança ou jovem brasileiro o acesso ao conjunto de conhe-cimentos socialmente elaborados.
o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conte-údos curriculares atuam não como fim em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento de capacidades.
orientação e garantia da coerência das políticas de melhor qualidade de ensino, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidian-do a participação de técnicos e professores brasileiros.
Em relação à aprendizagem, a escola de qualidade deve reconhecer que:
a aprendizagem é uma atividade psicológica que revela as peculiaridades de cada aprendiz ao se adaptar à diversidade dos objetos de conheci-mento.
transformar o meio escolar em ambiente acolhedor é respeitar os cami-nhos da descoberta.
deformar um conhecimento por não ter chegado à sua forma real não é incompetência intelectual.
aceitar as mais diversas interpretações de um mesmo conhecimento di-minui as oportunidades de reduzirmos a nossa aprendizagem.
"Nas escolas inclusivas as pessoa se apóiam mutuamente e suas necessida-des específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins" (Mantoan, 2001).
É pretensão dessas escolas:
aumentar o número de matrículas das crianças com deficiência no ensino regular, pois isso significa caminhar na direção da inclusão.
superar todos os obstáculos que as impedem de avançar no sentido de garantir um ensino de qualidade.
aceitar que as razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situa-ções escolares recaem única e inteiramente no que é inerente ao apren-diz.
perceber que a importância de somar talentos e reconhecer a comple-mentaridade de suas habilidades e vivências não contribui para melhorar os temas de estudo.
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