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O Projeto Político Pedagógico (PPP), numa perspectiva contemporânea da educação, sugere uma conjuntura que envolve reflexões sociais, políticas, econômicas e culturais. Nessa ótica e quanto a este documento o PPP é correto estabelecer que:
Discutir sobre planejamento numa proposta participativa, bem como a construção de projetos pedagógicos, significa, entre outros procedimentos:
estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.
estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.
homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.
preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.
criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.
Esta é uma definição de
recursos didáticos.
objetivos educacionais.
métodos de ensino.
conteúdos de ensino.
avaliação da aprendizagem.
A professora Lúcia, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Lúcia planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de
Freud.
Binet.
Skinner.
Piaget.
Vygotsky.
Analise os modelos didáticos descritos a seguir.
o I corresponde à pedagogia tradicional de Herbart, e o III, à pedagogia ativa de Lourenço Filho.
o I corresponde à pedagogia tecnicista de Skinner, e o II, à pedagogia humanista de Pestalozzi.
o II corresponde à pedagogia nova de Dewey, e o III, à pedagogia libertadora de Paulo Freire.
o I corresponde à pedagogia antiautoritária de Freinet, e o III, à pedagogia pós-moderna de Adorno.
o II corresponde à pedagogia interacionista de Vygotsky e Wallon, e o III, à pedagogia crítico-social dos conteúdos, de Dermeval Saviani.
O artigo 37 da LDB nº 9394/96 diz que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no en-sino fundamental e médio na idade própria.
Esse contingente plural e heterogêneo é constituído preferencialmente de jo-vens e adultos:
predominantemente marcados pelo trabalho, maduros ou com expectati-vas de inserção no mercado de trabalho.
que não quiseram estudar.
oriundos da zona rural.
exclusivos das camadas populares
A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:
Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.
Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.
Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.
Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.
Os momentos avaliatórios presentes nos projetos de trabalho, não como uma fórmula, mas como uma forma de diálogo do professor com o conhecimento que os alunos vão construindo e como evidência pública que lhes permite a-prender uns dos outros, são:
Avaliação inicial, avaliação recapitulativa , avaliação somativa.
Avaliação formativa, avaliação recapitulativa, avaliação somativa.
Avaliação inicial, avaliação formativa, avaliação recapitulativa.
Avaliação inicial, avaliação formativa,avaliação somativa.
Hoje, algumas escolas organizam o currículo por projetos e pela atividade do-cente de maneira diversificada, em que os alunos se agrupam a partir dos te-mas ou problemas que vão pesquisar, e não por questões de nível ou idade. Isso requer da escola, EXCETO:
planejar o tempo em termos de período de trabalho.
romper com a organização em grupos de nível ou idade.
construir o conhecimento pelo diálogo pedagógico, de debates, ações e intercâmbios no espaço escolar.
manter um professor como fonte única para ampliar o horizonte de co-nhecimento.
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