Questões de Pedagogia do ano 0000

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O Projeto Político Pedagógico (PPP), numa perspectiva contemporânea da educação, sugere uma conjuntura que envolve reflexões sociais, políticas, econômicas e culturais. Nessa ótica e quanto a este documento – o PPP – é correto estabelecer que:

  • A. Sua construção se efetiva em primeiro plano pela esfera central/nacional e só posteriormente a escola, como instância local, adota-o como projeto.
  • B. Tal documento necessita do amparo teórico-metodológico em paradigmas positivistas.
  • C. Esta organização do trabalho pedagógico propõe a gestão de uma nova organização que reduza os efeitos de sua divisão do trabalho, fragmentação e controle hierárquico, tendo como alicerce o conceito de autonomia que garante ao professor a participação e construção do PPP.
  • D. A adoção da subjetividade, na construção de conhecimentos e valores, deve ser eliminada, pois pode comprometer o processo racional de participação coletiva e democrática.
  • E. Para a implementação do PPP numa escola, é suficiente a construção da autonomia e da cidadania.

Discutir sobre planejamento numa proposta participativa, bem como a construção de projetos pedagógicos, significa, entre outros procedimentos:

  • A. Consolidar a idéia de autonomia dos órgãos centrais e intermediários que definem a política pública de um país democrático representativo.
  • B. Reconhecer que a escola não se prospecta como instituição social, mas como organização que objetiva refletir as contradições da sociedade capitalista e, planejar a partir dos elementos que compõem os processos sociais dominantes para a conquista da cidadania.
  • C. Perceber que a elaboração de documentos dessa natureza se constituem como instrumental sobretudo administrativo, para garantir a manutenção dos espaços educacionais.
  • D. Localizar exclusivamente no pedagógico da escola a pretensão de que esta – a escola - seja formadora de sujeitos imbuídos do propósito de democratização.
  • E. Identificar que o eixo da reflexão em torno da capacidade de planejar de forma participativa e seu produto – o projeto político-pedagógico da escola – propõe possibilitar a vivência da prática reflexiva, democrática e democratizante para a construção de identidades, escola e sujeitos.

  • A.

    estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.

  • B.

    estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.

  • C.

    homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.

  • D.

    preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.

  • E.

    criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.

Esta é uma definição de

  • A.

    recursos didáticos.

  • B.

    objetivos educacionais.

  • C.

    métodos de ensino.

  • D.

    conteúdos de ensino.

  • E.

    avaliação da aprendizagem.

A professora Lúcia, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Lúcia planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de

  • A.

    Freud.

  • B.

    Binet.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Piaget.

  • E.

    Vygotsky.

Analise os modelos didáticos descritos a seguir.

  • A.

    o I corresponde à pedagogia tradicional de Herbart, e o III, à pedagogia ativa de Lourenço Filho.

  • B.

    o I corresponde à pedagogia tecnicista de Skinner, e o II, à pedagogia humanista de Pestalozzi.

  • C.

    o II corresponde à pedagogia nova de Dewey, e o III, à pedagogia libertadora de Paulo Freire.

  • D.

    o I corresponde à pedagogia antiautoritária de Freinet, e o III, à pedagogia pós-moderna de Adorno.

  • E.

    o II corresponde à pedagogia interacionista de Vygotsky e Wallon, e o III, à pedagogia crítico-social dos conteúdos, de Dermeval Saviani.

O artigo 37 da LDB nº 9394/96 diz que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no en-sino fundamental e médio na idade própria.

Esse contingente plural e heterogêneo é constituído preferencialmente de jo-vens e adultos:

  • A.

    predominantemente marcados pelo trabalho, maduros ou com expectati-vas de inserção no mercado de trabalho.

  • B.

    que não quiseram estudar.

  • C.

    oriundos da zona rural.

  • D.

    exclusivos das camadas populares

A construção de uma educação de qualidade ocorre no interior de cada escola com a participação de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, a reorganização dos tempos escolares em ciclos aponta a necessida-de de, EXCETO:

  • A.

    Repensar o sentido da escola, do currículo, do trabalho pedagógico e da organização escolar.

  • B.

    Manter os tempos escolares dos professores para que possam assumir a responsabilidade da formação do aluno durante o ciclo.

  • C.

    Ressignificar o conceito de turma, iniciando-se o agrupamento dos alunos por proximidade de idade.

  • D.

    Envolver a família no processo de formação do aluno assegurando-lhe o conhecimento da proposta pedagógica da escola.

Os momentos avaliatórios presentes nos projetos de trabalho, não como uma fórmula, mas como uma forma de diálogo do professor com o conhecimento que os alunos vão construindo e como evidência pública que lhes permite a-prender uns dos outros, são:

  • A.

    Avaliação inicial, avaliação recapitulativa , avaliação somativa.

  • B.

    Avaliação formativa, avaliação recapitulativa, avaliação somativa.

  • C.

    Avaliação inicial, avaliação formativa, avaliação recapitulativa.

  • D.

    Avaliação inicial, avaliação formativa,avaliação somativa.

Hoje, algumas escolas organizam o currículo por projetos e pela atividade do-cente de maneira diversificada, em que os alunos se agrupam a partir dos te-mas ou problemas que vão pesquisar, e não por questões de nível ou idade. Isso requer da escola, EXCETO:

  • A.

    planejar o tempo em termos de período de trabalho.

  • B.

    romper com a organização em grupos de nível ou idade.

  • C.

    construir o conhecimento pelo diálogo pedagógico, de debates, ações e intercâmbios no espaço escolar.

  • D.

    manter um professor como fonte única para ampliar o horizonte de co-nhecimento.

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