Questões de Pedagogia do ano 0000

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De acordo com Rodrigo e Correa, três processos cognitivos compõem uma parte essencial do mecanismo construtivista, na medida em que conferem sentido ao mundo e que permitem relacionar todo o novo com o conhecimento existente. São eles:

  • A. aprendizagem – compreensão – memória.
  • B. correlação – compreensão – memória.
  • C. aprendizagem – empatia – memória.
  • D. aprendizagem – correlação – empatia.
  • E. empatia – compreensão – correlação.

Observe o INFOGRÁFICO.

Então a carreira de professor está entre as dez mais... Podemos considerar que

  • A. o professor deve ser preparado para contribuir com as exigências do mercado competitivo das outras nove profissões.
  • B. o mundo econômico moderno determina os conteúdos de ensino e atribui sentido prático à formação do professor.
  • C. para se alcançar um salto de qualidade na educação, é preciso buscar as competências do professor na sociedade.
  • D. uma concepção moderna da tarefa do professor requer apenas ampliar certas fórmulas preestabelecidas de sua identidade profissional.
  • E. o papel do professor é fundamental e a sua formação assume uma função central nas políticas educacionais.

Observe com atenção os dois textos (asserções).

Analisando os dois textos como asserções, podemos concluir que a(s)

  • A. duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • B. duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • C. primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
  • D. primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • E. duas asserções são proposições falsas.

Conforme aponta Santos ao tratar o tema da Universidade do século XXI, a pesquisa ação:

I tanto quanto a ecologia de saberes são áreas de legitimação da universidade que transcendem a extensão.

II consiste na definição e execução participativa de projetos de pesquisa, envolvendo as comunidades e organizações sociais populares com problemas cuja solução pode beneficiar os resultados da pesquisa.

III não é de modo algum específica das ciências sociais e não tem sido, em geral, uma prioridade para a universidade.

Está(ão) correta(s):

  • A. somente I.
  • B. somente I e II.
  • C. I, II e III.
  • D. somente II.
  • E. somente III.

Os debates atuais acerca da prática educativa apontam, dentre outras questões, para o surgimento de uma nova educação em que pesem as relações entre teoria e prática. Esse ponto de vista defende que:

  • A. A educação é um conceito que supõe o processo de desenvolvimento integral do ser humano atrelado fundamentalmente à educação formal.
  • B. Educação é, exclusivamente, um veículo transmissor de valores historicamente herdados e isentos de rupturas sociais, políticas e econômicas.
  • C. A educação deve instrumentalizar o ser humano como um ser capaz de agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação exercida. Sua tarefa mais importante consiste em transpor os grandes ideais universais e sociais para a vida cotidiana e concreta do homem.
  • D. A teoria e a prática pedagógicas, constatada a sua intencionalidade, serão mais coerentes, se souberem explicitar e determinar as relações sociais hierarquizadas.
  • E. O surgimento de um novo paradigma tecno-econômico, originário da conjugação da tecnologia do computador com a das telecomunicações para o trabalho, determina antecipadamente os fins a serem atingidos no processo pedagógico.

De acordo com os pressupostos da interdisciplinaridade, analise as proposições abaixo.

I. Apresentam-se como proposta para extinguir o movimento da crise dos paradigmas.

II. A discussão do termo surge com a intenção de restabelecer o sentido de unidade do processo de construção do conhecimento.

III. A temática busca articular/dialogar: teoria e prática.

IV. Apresentam-se como proposta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significantes.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A. I e II
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. II
  • E. III

Quanto às discussões sobre currículo e seus pressupostos sociológicos, assinale a alternativa correta:

  • A. Currículo, na atualidade, está envolvido com os critérios de seleção e poder, ou seja, com as questões identidade e subjetividade.
  • B. Para a discussão curricular, selecionar não é uma operação de poder.
  • C. É precisamente a questão de poder que vai articular as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas.
  • D. As teorias críticas e pós-críticas de currículo não estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
  • E. As teorias tradicionais se concentram nas questões comportamentais.

Sobre as tendências pedagógicas, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

A sequência correta de números, de cima para baixo, é:

  • A. 121243
  • B. 212134
  • C. 222134
  • D. 421124
  • E. 321124

Em relação a avaliação institucional, assinale a alternativa correta:

  • A. Não faz parte do conceito de avaliação a tomada de decisões com julgamentos e resultados.
  • B. Visa à identificação de critérios, procedimentos e resultados para melhorias na educação, com participação individual e coletiva.
  • C. A avaliação deve ser concebida como um processo sistemático e quantitativo de análise.
  • D. Deve impulsionar o processo criativo e de autocrítica como um princípio e procedimento teórico.
  • E. Consolida as relações entre as esferas pública e privada, a partir de modelos que propõem a divisão do trabalho.

A proposta de avaliação escolar, convencionalmente e secularmente concretizada em nossas escolas, tem sido alvo de muitas críticas, pois:

I. Cumpre funções pedagógico-didáticas e de diagnóstico em relação às quais recorre a instrumentos de verificação e acompanhamento do rendimento escolar.

II. Alimentou-se de instrumentos avaliativos preocupados apenas em atribuir notas e classificar estudantes.

III. Objetiva uma função prioritariamente burocrática, em que fixa critérios de desempenho dos estudantes, isentos de fatores externos e internos de aprendizagem.

IV. É visualizada apenas como medida e diagnóstico do quantitativo de saber do estudante.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A. III
  • B. II, III e IV
  • C. I, II e III
  • D. II e III
  • E. III e IV
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