Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os sentidos, localizados em órgãos sensoriais, têm um papel fundamental na apropriação do empírico, do real. Porém os sentidos humanos não são entendidos como puro aparato biológico individual, e sim concebidos como sentidos sociais. A construção dos sentidos é tarefa histórica, cultural e social. Assim, a luta contra as limitações da cegueira e suas conseqüências revela a necessidade de se empreenderem ações em três dimensões, a saber:
mobilidade, recepção visual e nova processos sociais discriminatórios.
passado presente e futuro.
superar a barreira existente entre o normal e o patológico, entre o subnormal e o patológico, e entre o normal e o subnormal.
prevenção da cegueira, enquanto produção social, ações educacionais que coloquem fim ao isolamento da pessoa cega, acesso ao trabalho criador.
domínio da leitura em braile e acesso ao trabalho remunerado.
Entende-se por cubaritmo um material:
necessário para garantir a mobilidade da pessoa cega.
utilizado para a escrita manual em braile, composto por uma prancha, uma régua com celas vazadas para a composição da escrita em relevo.
com caracteres braile padrão, que permite a criança cega fazer uso da matemática.
conectado a um computador que permite a leitura de informações exibidas em um monitor.
igual ao SOROBÃ.
Sobre a necessidade de formação do professor para a construção da escola inclusiva não é correto afirmar que:
questionar a determinação biológica o que não significa negar a dimensão biológica.
considerar a heretogeneidade humana e, dentre ela, as particularidades referentes ao ensino da pessoa deficiente.
considerar que a diversidade que há entre as crianças tem raízes históricas, culturais, sociais e biológicas.
conhecer as raízes da diversidade humana e, assim aprender a desenvolver e criar uma práxis pedagógica que impulsione o desenvolvimento de todas.
tem de ser especializada, tem de dominar as técnicas e os métodos específicos. Essa especialização se faz fora dos cursos de formação para educação básica e dentro da psicologia e da medicina.
Deficiência visual é uma categoria que inclui:
pessoas cegas e pessoas com visão reduzida.
pessoas que apresentam acuidade visual menos que 0,1 com a melhor correção ou campo visual abaixo de 20º.
pessoas que apresentam acuidade visual de 6/60 a 18/60 (escala métrica e/ou um campo visual entre 20 e 50 º.
pessoas cuja visão pode ser corrigida por tratamento clínico ou cirúrgico ou com óculos.
apenas as pessoas com visão subnormal e que necessitam de instrução em braile.
(...) " Nenhuma batalha pedagógica pode ser separada da batalha política e social " (Manacorda) Assinale a alternativa que não explica essa afirmação.
No Brasil, a maioria das pessoas deficientes em idade escolar não freqüenta o ensino regular e apenas uma pequena parcela de pessoas deficientes recebe algum tipo de atendimento educacional.
A prática social coloca milhares de crianças afastadas, privadas, recusadas pela escola regular, por serem incompatíveis com os propósitos e modelo de aluno esperado nessa rede.
A superação da cegueira depende de um novo projeto político, bem como da constituição de uma nova sociedade ( Vygostsky).
Na escola o difícil era ter material para estudar(...) Isso porque, se mandasse gravar alguma coisa, ou transcrever para o braile, muitas vezes, quando o material ficava pronto o ano já havia acabado. (depoimento de um aluno cego).
tinta/braile é uma das atribuições da sala de recursos, conforme rol de competências estabelecido pelo MEC /95p30.é só solicitar aos órgãos competentes.
Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller No depoimento acima podemos perceber que o significado vai sendo aprendido nas diversas situações que fazem parte do cotidiano, e se desloca para:
novos contextos, porém de forma muito pouco clara.
velhos contextos, somente se houver exercícios constantes e repetitivos.
novos contextos ,conforme suas experiências vão aumentando.
toda experiência que envolva água.
velhos contextos, somente com a ajuda da memória e da fala da professora não há necessidade de contato táctil com as palavras.
Leia o texto abaixo e responda as questões 44 e 45. " Ela me trouxe o chapéu e eu sobe que iria sair para o sol quente. (...) Andamos (...) alguém estava tirando água, e a professora colocou minha mão debaixo da bica. Quando a corrente fria jorrou sobre minha mão, ela soletrou, na outra, a palavra água, primeiro devagar, depois rapidamente. ( ...) o mistério da linguagem me foi revelado. Soube então que água significa algo maravilhoso e frio, que escorria sobre minha mão (...) Hellen Keller
O trecho do depoimento de Hellen Keller mostra que a deficiência de visão pode trazer dificuldades:
de locomoção que não possibilita ser superada.
de audição, pois não é possível fazer a leitura dos lábios.
tácteis pois você não vê os objetos que sente.
de paladar, pois as pessoas colocam comida na sua boca e retiram sem conversar.
de linguagem, uma barreira que com o tempo pode ser removida.
Em caso de deficiência visual, após matriculado, o aluno deve requerer à escola o material didático necessário como:
apenas as ferramentas de comunicação, que por sintetizadoras de voz possibilitam ao cego escrever e ler.
apenas os recursos de comunicação alternativa que substituem as aulas na escola de ensino regular.
regletes, soroban, além do aprendizado do código braile e de noções sobre mobilidade e locomoção, atividades de vida diária.
regletes e professores que dominem o braile.
professores e técnicos que dominem o braile.
A criança com perda funcional total da visão precisa de atenção para desenvolver habilidades:
motoras, tácteis, auditivas e de linguagem, que lhe permitem conhecer o mundo a seu redor.
tácteis suficientes para conhecer o mundo ao seu redor.
olfativas e auditivas suficientes para identificar os lugares pelos odores.
afetivas para pode desenvolver relações interpessoais
Procedimentais para poder se locomover de forma independente. E uma criança que pode ser treinada em algumas atividades.
Louis Braile perdeu a visão aos 3 anos de idade. Seu aprendizado deu-se sobretudo pela audição. Os códigos tácteis não eram encorajadores. Empenhou-se em construir um sistema de códigos mais simples. Trabalhou sobre um código criado por um capitão de exército para que seus soldados pudessem mandar mensagens. Desenvolveu um sistema próprio. O sistema Braile está baseado:
no sistema métrico decimal, tendo, entretanto, o número de múltiplos e submúltiplos reduzidos.
no sistema alfabético, tendo, entretanto, o número de caracteres (símbolos tácteis) reduzidos à metade em comparação ao alfabeto de uma língua.
no código Morse, tendo, entretanto, o número de caracteres reduzidos.
no código binário,
na criptografia, já inclusive conhecido de outros povos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...