Questões de Pedagogia do ano 0000

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"Na sociedade ocidental, sobretudo a partir do século XVII, a criança costuma ser percebida como um ser assexuado, fato esse que se interliga à idéia do sexo mau, sujo, pecaminoso, entre outras numerosas conotações negativas dadas à sexualidade. Nesse sentido, importa desvelar estas relações no cotidiano da instituição escola". (Proposta Curricular SC:1998, p.21). Na perspectiva de superar esse viés, de acordo com a referida proposta, é correto afirmar que o/a educador/a

  • A.

    deve procurar inibir as manifestações da sexualidade infantil na escola, através de jogos e brincadeiras que desviem sua atenção de comportamentos inadequados;

  • B.

    deve procurar compreender as expressões e/ou manifestações sexuais da criança no cotidiano escolar, sob a ótica da aquisição de uma base científica e da perspectiva da transformação social, buscando uma nova ética e uma educação dialética em que se pressupõe um trabalho de forma positiva, coerente e afetiva com as crianças;

  • C.

    deve deixar exclusivamente com a família a questão da educação sexual na infância;

  • D.

    deve analisar com extremo cuidado os materiais didáticos com os quais irá trabalhar, descartando aqueles que possam contribuir para despertar a curiosidade infantil na área da sexualidade.

Como coloca a Proposta Curricular de Santa Catarina: 1998, "a sexualidade vem sendo considerada um importante objeto de estudo, consolidando-se, nos últimos tempos, como subsídio também da ação pedagógica". Por isso faz-se necessário explicitar o que se entende por sexualidade como um pressuposto teórico fundamental, para se pensar sobre Educação Sexual. Na referida proposta, a sexualidade:

  • A.

    é o ato sexual reprodutivo

  • B.

    é a caracterização biológica do ser humano, como espécie animal;

  • C.

    constitui-se numa elaboração histórica e cultural que se explica e se compreende no contexto e nas relações nas quais se produz;

  • D.

    é a atividade sexual genital, reprodutiva ou não, que marca o ser humano em sua essência.

A Educação Sexual tem sido alvo de discursos diversos, sobretudo nos últimos anos, em função do surgimento da AIDS. Contudo, tem preponderado nas campanhas educativas um viés médico-biologizante, que reduz a sexualidade à genitalidade e a um "problema" de saúde pública. "Não está em jogo a formação do homem e sim a informação de como se evitar contágio de doenças que se transmitem pelo sexo". (Proposta Curricular SC:1998, p. 20). Para superar esse viés, a referida proposta postula

  • A.

    que a educação sexual deve ter como conteúdo principal uma sólida informação sobre os aparelhos reprodutores, a concepção, a reprodução e as doenças sexualmente transmissíveis;

  • B.

    que a educação sexual necessita buscar elementos conceituais e teóricos nos diversos campos das ciências e, de modo multidisciplinar, deve compor e transitar pela interdisciplinaridade

  • C.

    que a educação sexual incentive os jovens a postergar o sexo, por entendê-lo numa perspectiva reprodutiva, vinculado ao matrimônio, baseado em sólidos valores morais e nos bons costumes;

  • D.

    que a educação sexual utilize o animismo como recurso didático, dando vida e inteligência a seres inanimados, para explicar as questões mais elementares, no caso da curiosidade sexual infantil.

A teoria de Vygotsky entende o desenvolvimento e a aprendizagem como relacionados desde o nascimento da criança. O desenvolvimento é entendido como um processo:

  • A.

    previsível, universal e linear;

  • B.

    em que o sujeito é passivo e seu comportamento é condicionado pela influência dos estímulos do ambiente

  • C.

    determinado por conteúdos mentais de caráter individual, dos quais não se tem consciência

  • D.

    construído no contexto social e promovido pela aprendizagem.

O Inatismo é uma concepção da aprendizagem segundo a qual o ser humano já nasce com potencialidades, dons e aptidões a serem desenvolvidas, biologicamente determinadas. O(a) professor(a) que trabalha apoiando-se nessa concepção, entenderá que

  • A.

    deve oferecer ao aluno atividades que o desafiem para a construção do conhecimento;

  • B.

    a aprendizagem estará condicionada à quantidade e à qualidade dos estímulos oferecidos ao aluno;

  • C.

    quanto menor for sua interferência no processo de aprendizagem, mais estará facilitando para que o aluno revele a sua essência;

  • D.

    deve conhecer o contexto em que o aluno vive, para mediar seu acesso ao conhecimento formal.

A psicanálise de Freud, a Epistemologia genética de Piaget e o Behaviorismo de Skinner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão. Essa dimensão seria, para cada um deles, respectivamente:

  • A.

    a cultura, a afetividade e o pensamento;

  • B.

    a memória, a aprendizagem e o inconsciente;

  • C.

    o inconsciente, a inteligência e o comportamento

  • D.

    a motivação, a linguagem e a inteligência.

O Art. 37. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional refere-se à Educação de Jovens e Adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. É incorreto afirmar que os exames, a que se refere esse artigo:

  • A.

    serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

  • B.

    serão realizados no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos

  • C.

    terão os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais aferidos e reconhecidos;

  • D.

    serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos

Assinale a alternativa correta, quanto ao uso das novas tecnologias na educação, na perspectiva da Proposta Curricular de Santa Catarina

  • A.

    As novas tecnologias, utilizadas como fim em si mesmas, na construção do conhecimento, devem estar a serviço da reprodução do capital e da competitividade.

  • B.

    As novas tecnologias são também objetos sociais e mediadores da relação entre o ser humano e o mundo

  • C.

    As novas tecnologias vêm substituir as "antigas" tecnologias intelectuais, para traçar estratégias que possibilitem repensar a educação

  • D.

    As novas tecnologias intelectuais na educação devem ser definidas pelas forças hegemônicas do mercado capitalista

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito científico de desvantagem, relacionado às pessoas que necessitam de condições especiais de atendimento, refere-se à:

  • A.

    condição social de prejuízo decorrente da deficiência e/ou incapacidade;

  • B.

    restrição de atividades decorrentes de uma deficiência;

  • C.

    conseqüência em termos de desempenho e atividade funcional do indivíduo;

  • D.

    perda ou anormalidade de estrutura ou função orgânica.

Em relação à pessoa que necessita de condições especiais de atendimento, em uma proposta histórico-cultural que concebe que o indivíduo se humaniza em um ambiente social, em interação com outros indivíduos, podemos afirmar que:

  • A.

    é impossível considerar que o desenvolvimento dessa pessoa possa ocorrer em um processo previsível, linear e gradual;

  • B.

    o processo de desenvolvimento dessa pessoa realiza-se sob parâmetros;

  • C.

    homogêneos e individuais para cada grupo específico, os espaços específicos de aprendizagem devem privilegiar os procedimentos reabilitadores e terapêuticos;

  • D.

    as diversidades pessoais, culturais e sociais atuam como limitadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento.

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