Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As inadequações nutricionais de muitos adolescentes representam, sem dúvida, uma situação de risco para sua saúde atual e futura. Os alimentos "diet" e "light" podem:

  • A.

    provocar o emagrecimento e, por isso, melhorar a qualidade de vida;

  • B.

    substituir os exercícios físicos, ajudando a manter o peso na faixa da normalidade;

  • C.

    incorporar-se aos hábitos alimentares para acabar com a obesidade;

  • D.

    ser coadjuvantes na dieta, auxiliando no controle de algumas patologias e no controle do peso;

  • E.

    evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, enlatados e maturados.

Em muitos grupos e, na maioria das vezes, no de adolescentes, experimentam-se drogas, sem, entretanto, haver evolução para a toxicomania. Dentre as causas desta experimentação estão:

  • A.

    o amadurecimento, vindo com a adolescência, e a necessidade de contestação própria da idade;

  • B.

    as pressões do grupo de pares e a necessidade de contestação como prática de liberdade;

  • C.

    a necessidade de provar para todos do que é capaz e o desejo de desafiar as autoridades;

  • D.

    o interesse de provocar a inveja do grupo de iguais e o desejo de desafiar a autoridade paterna;

  • E.

    a demonstração da capacidade de agir contra a família e o interesse de assumir postura de liderança grupal.

As técnicas experimentais criadas por Piaget tinham procedimentos semelhantes às usadas em Psiquiatria e Psicoterapia, que eram entrevistas, aplicação de testes, etc. A estas técnicas ele chamou de:

  • A.

    método clínico;

  • B.

    psicoterapia experimental;

  • C.

    teoria piagetiana;

  • D.

    entrevista investigativa;

  • E.

    anamnese.

A mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro, e a atividade mental se submete às mesmas leis que, em geral, governam a atividade biológica. Isto foi defendido por:

  • A.

    John Dewey;

  • B.

    Wallon;

  • C.

    Rousseau;

  • D.

    Montessori;

  • E.

    Jean Piaget.

Quando alguém adoece em um grupo familiar, há uma tendência deste grupo em excluir o paciente. Este movimento tem o nome de:

  • A.

    dissocialização;

  • B.

    mecanismo de segurança;

  • C.

    afastamento provisório;

  • D.

    movimento esquizóide;

  • E.

    patologia da quebra do vínculo.

Na família, o doente é, fundamentalmente, o portavoz das ansiedades do grupo. Como integrante desta, ele desempenha um papel específico que é de:

  • A.

    membro depositante dos conflitos;

  • B.

    sujeito passivo que adoece com a carga de conflitos e informações;

  • C.

    representante do grupo que produz a doença mental;

  • D.

    depositário das tensões e conflitos grupais;

  • E.

    denunciante das situações conflituosas.

Segundo Melanie Klein, os conflitos, os vínculos e as redes de comunicação, perturbados pela doença psiquiátrica, estão mais relacionados com:

  • A.

    os objetos internos;

  • B.

    as atitudes psicóticas;

  • C.

    os objetos externos;

  • D.

    a posição esquizo-paranóide;

  • E.

    a posição neurótica.

A Psicologia do Desenvolvimento representa:

  • A.

    um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;

  • B.

    o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;

  • C.

    o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;

  • D.

    a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;

  • E.

    uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.

Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:

  • A.

    recebe esforço positivo;

  • B.

    associa o estímulo a uma resposta não condicionada;

  • C.

    adapta-se, assimilando e acomodando-se;

  • D.

    repete uma resposta circular primária;

  • E.

    associa aprendizagem a um condicionamento.

Os primeiros testes de inteligência foram elaborados por:

  • A.

    Spearman;

  • B.

    Simon e Binet;

  • C.

    Lewis Terman;

  • D.

    Arnold Gesell;

  • E.

    Jean Piaget.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...