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As inadequações nutricionais de muitos adolescentes representam, sem dúvida, uma situação de risco para sua saúde atual e futura. Os alimentos "diet" e "light" podem:
provocar o emagrecimento e, por isso, melhorar a qualidade de vida;
substituir os exercícios físicos, ajudando a manter o peso na faixa da normalidade;
incorporar-se aos hábitos alimentares para acabar com a obesidade;
ser coadjuvantes na dieta, auxiliando no controle de algumas patologias e no controle do peso;
evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, enlatados e maturados.
Em muitos grupos e, na maioria das vezes, no de adolescentes, experimentam-se drogas, sem, entretanto, haver evolução para a toxicomania. Dentre as causas desta experimentação estão:
o amadurecimento, vindo com a adolescência, e a necessidade de contestação própria da idade;
as pressões do grupo de pares e a necessidade de contestação como prática de liberdade;
a necessidade de provar para todos do que é capaz e o desejo de desafiar as autoridades;
o interesse de provocar a inveja do grupo de iguais e o desejo de desafiar a autoridade paterna;
a demonstração da capacidade de agir contra a família e o interesse de assumir postura de liderança grupal.
As técnicas experimentais criadas por Piaget tinham procedimentos semelhantes às usadas em Psiquiatria e Psicoterapia, que eram entrevistas, aplicação de testes, etc. A estas técnicas ele chamou de:
método clínico;
psicoterapia experimental;
teoria piagetiana;
entrevista investigativa;
anamnese.
A mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro, e a atividade mental se submete às mesmas leis que, em geral, governam a atividade biológica. Isto foi defendido por:
John Dewey;
Wallon;
Rousseau;
Montessori;
Jean Piaget.
Quando alguém adoece em um grupo familiar, há uma tendência deste grupo em excluir o paciente. Este movimento tem o nome de:
dissocialização;
mecanismo de segurança;
afastamento provisório;
movimento esquizóide;
patologia da quebra do vínculo.
Na família, o doente é, fundamentalmente, o portavoz das ansiedades do grupo. Como integrante desta, ele desempenha um papel específico que é de:
membro depositante dos conflitos;
sujeito passivo que adoece com a carga de conflitos e informações;
representante do grupo que produz a doença mental;
depositário das tensões e conflitos grupais;
denunciante das situações conflituosas.
Segundo Melanie Klein, os conflitos, os vínculos e as redes de comunicação, perturbados pela doença psiquiátrica, estão mais relacionados com:
os objetos internos;
as atitudes psicóticas;
os objetos externos;
a posição esquizo-paranóide;
a posição neurótica.
A Psicologia do Desenvolvimento representa:
um conjunto de teorias psicológicas que estuda o desenvolvimento da criança;
o estudo do desenvolvimento humano da infância à idade adulta;
o estudo feito pelos diferentes psicólogos desenvolvimentistas;
a atuação dos teóricos do desenvolvimento humano que tentam demonstrar as diferentes etapas da criança e do adolescente;
uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças que as crianças sofrem.
Piaget considerou o desenvolvimento cognitivo como uma adaptação ao meio. De acordo com esta concepção, quando faz uma nova experiência, a criança:
recebe esforço positivo;
associa o estímulo a uma resposta não condicionada;
adapta-se, assimilando e acomodando-se;
repete uma resposta circular primária;
associa aprendizagem a um condicionamento.
Os primeiros testes de inteligência foram elaborados por:
Spearman;
Simon e Binet;
Lewis Terman;
Arnold Gesell;
Jean Piaget.
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