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No tocante aos Recursos Financeiros para a Educação, o art. 69 da LDB determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar nunca menos de:
18%, 25%, 25% e 20% da receita do salário educação e de outras contribuições sociais.
10%, 20%, 20% e 25% da receita do salário educação e de outras contribuições sociais.
18%, 25%, 25% e 25% da receita resultante de impostos.
18%, 25%, 20% e 20% da receita resultante de impostos.
18%, 25%, 25% e 25% do produto nacional bruto.
A implantação da progressão continuada no Ensino Fundamental não elimina a avaliação, mas dá novo significado à mesma. Qual é o caráter do novo processo avaliativo?
Diagnose para encaminhamento para a recuperação extensiva, após o término do ano letivo.
Diagnose para encaminhamento para processos de recuperação paralela
Diagnose e classificação visando a um remanejamento de alunos para constituir as classes homogêneas
Classificação e formação visando ao desenvolvimento da recuperação contínua.
Diagnose e formação visando ao replanejamento do processo de ensino-aprendizagem.
É preciso transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o comportamento dos alunos em seu processo de conhecimento. A partir da proposta do texto acima podemos afirmar que é preciso:
classificar os alunos, segundo um modelo padrão de desempenho e informar os pais.
manter a concepção de avaliação que se traduz na classificação dos alunos.
intensificar o sistema de controle do comportamento dos alunos, por meio de relações punitivas agora registradas.
ultrapassar a sistemática tradicional de buscar erros e acertos na produção dos alunos, sem valorizar as idéias e a importância das dificuldades.
melhorar o sistema de provas e de atribuição de notas ou conceitos pelo professor.
Os primeiros esquemas construídos pelo bebê são chamados sensório-motores, pois envolvem sensações e movimentos. A inteligência sensório-motora nasce da ação exterior e antecede o aparecimento da linguagem, sendo considerada uma forma de conhecimento em ação. A nova etapa – a seguinte - tem como uma das suas principais marcas:
o aparecimento da linguagem oral, a etapa sensório-motora do desenvolvimento.
o aparecimento da linguagem oral, etapa pré-operatória de desenvolvimento.
a noção de conservação, ou seja, consegue compreender que o todo pode se conservar, embora um dos seus aspectos mude.
o domínio pela criança das lógicas do pensamento, etapa operatória.
capacidade de reversão das ações, ou seja, a criança considera uma ação e a sua inversão.
Assinale a alternativa que não define o papel da escola (baseie-se na bibliografia sugerida).
A escola trabalha para o desenvolvimento humano e não apenas para um anômalo desenvolvimento das cabeças.
A escola tem como seu papel mais genuíno formar pessoas, cidadãos, em sua totalidade, construindo, também, sua autonomia.
A escola está voltada para o desenvolvimento dos homens e mulheres, como seres em uma cultura.
A escola é apenas o "locus" da transmissão de saberes dos adultos para os jovens, transmissão dos conhecimentos construídos, historicamente, ou seja, a escola socializa o conhecimento.
A escola é uma organização social que tem como finalidade humanizar e socializar (democratização do conhecimento).
Em seus estudos e pesquisas, apresenta forte preocupação com a socialização do indivíduo, considera que o aprendizado pode contribuir para construção da coletividade através do ensino problematizado e que a relação social que há entre professor e aluno deve ser uma relação dialógica. Trata-se do teórico construtivista, do sócio-interacionismo:
Wallon: ênfase no cognitivo.
Piaget: ênfase no afetivo.
Wallon: ênfase no social.
Vygostky: ênfase no social.
Piaget: ênfase na manutenção da ordem social.
A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, portanto, é entendida como:
ação assistencial e supletiva, isto é, destina-se a suprir uma injustiça social.
direito de todos e dever do Estado.
uma busca da democratização do conhecimento e do projeto de uma sociedade menos igual.
uma luta a favor da discriminação social.
um direito humano desnecessário, devendo ser prioridade alfabetizá-los.
Para Piaget, que desenvolveu estudos e teorias sobre o processo de cognição, a aprendizagem é decorrente da manipulação do ambiente, o ensino deve estar adaptado ao nível cognitivo do aluno, sendo o professor e o aluno respectivamente:
passivo e receptor.
modelador de comportamentos e ativo
detentor do conhecimento e pesquisador.
desafiador e pesquisador.
facilitador e passivo.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem-se preocupado com os adolescentes no que se refere ao uso do contraceptivo. Entretanto, o Código Penal Brasileiro, nos artigos 213, 224 e 217, considera violência a prática sexual antes de:
14 anos;
16 anos;
13 anos;
11 anos;
15 anos.
A drogadicção é considerada um problema sério, pois inclui a família e traz a reboque uma perigosa relação com grupos ligados ao tráfico e com a polícia. Esta, muitas vezes, é perversa e, à margem da Lei, da mesma forma que os traficantes, acaba achacando o usuário e sua família. Como são muitos os envolvidos na "doença", podemos considerá-la como um problema:
patológico;
social;
psicossocial;
neurológico;
patogênico.
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