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Os documentos oficiais têm apontado para teorias que compreendem a aprendizagem como elaboração conceitual lenta e progressiva e não como mera aquisição de informações. Isso implica:
que os resultados da avaliação devem refletir o processo do aluno, no sentido de expansão do seu aparato conceitual
que os resultados da avaliação refletem o comportamento do aluno, no que diz respeito às normas disciplinares;
que, na escola, os critérios de avaliação devem ser relativos à disciplina ensinada e às concepções de cada professor
que os resultados da avaliação devem refletir o empenho do aluno ao reproduzir o conteúdo dado
Assinale a alternativa correta, no que se refere à construção de um projeto educacional coletivo, democrático e permanente, perspectiva da proposta Curricular de Santa Catarina
A prática do planejamento apresenta um caráter político e ideológico que traça diretrizes e metas, define objetivos e formas de avaliação, cabendo ao Diretor a gestão autônoma, definindo prioridades e formas de gerenciamento, pois ele está hierarquicamente acima de qualquer outro segmento do contexto educacional.
A implementação do projeto social da escola é de competência única e exclusivamente dos professores, pois o sucesso da escola depende da qualidade da prática pedagógica e do compromisso em promover a aprendizagem do aluno.
O trabalho docente pressupõe, acima de tudo, a qualificação do professor, o que torna pouco relevante o envolvimento de outras dimensões do processo educacional, tais como a integração de toda a equipe de profissionais, dos pais, alunos e comunidade.
A tomada de decisões, em nível de construção coletiva, refere-se a vários âmbitos do contexto educacional.
A perspectiva histórico-cultural da aprendizagem considera a avaliação como fonte de informação para novos procedimentos a serem tomados a cada instante, no processo educacional. Isso significa que:s
a avaliação deve ocorrer para decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno, no final do período letivo;
a ação de avaliar deve ser sempre classificatória
a ação de avaliar deve ser sempre diagnóstica e processual
somente os alunos devem ser avaliados
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, delega à escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere à participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico, construção coletiva, considerando os Artigos 12, 13 e 14, é incorreto afirmar:
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalentes
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
Os docentes incumbir-se-ão de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terão a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Um Ensino Fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os estabelecimentos de ensino:
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham os seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola.
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade.
desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.
garantam a vaga e a matrícula para todos, sendo, responsabilidade da família e do aluno, a partir daí, construir sua permanência com sucesso.
tratem igualmente os iguais e os desiguais, todos são iguais perante a lei. Não será possível garantir um computador para um aluno tetraplégico se não for possível garantir o acesso aos computadores para todos os alunos.
A inclusão escolar é uma inovação educacional, propõe a abertura das escolas às diferenças. Assinale a alternativa que aponta as medidas includentes tomadas pela escola cidadã.
Admite todos os alunos, desenvolve uma aprendizagem cooperativa e desenvolve currículos baseados em saberes abertos e com base sócio-cultural
Admite alguns alunos, rotula-os, desenvolve o primado da instrução.
Desenvolve apoio à parte e, para alguns, desenvolve currículos baseados em saberes fechados.
Atende os alunos com deficiência, em espaços escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais).
Coloca o ensino com o centro da escola, apesar de suprimir o caráter classificatório da avaliação.
A "educação para todos", numa escola capaz de ensinar todos, sem exclusões, ainda não é realidade para a maioria das crianças, adolescentes, e jovens negros. Há situações expressas nos livros didáticos e surgidas em sala de aula que explicitam a discriminação no espaço escolar. A Constituição de 1988 determina a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) e determina que a prática do racismo constitui:
crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,
crime fiançável e suscetível de graça ou anistia.
crime inafiançável e hediondo, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
ato de segregação moral e humano.
ato imoral e desumano.
O Artigo 70 – da Lei n.º 9394/96 considera como manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com:
subvenção as instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;
programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;
obras de infra-estrutura, como asfalto de ruas em frente a escolas, conserto de calçadas, melhoria das instalações elétricas da rua.
formações de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive de diplomatas
remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docentes e demais profissionais da educação.
A organização das classes comuns, segundo o parecer CNE/CEB n°17/2001 que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica, faz-se necessário prever:
a concentração dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, numa classe comum, pois viabiliza o desenvolvimento do princípio de educar para a diversidade.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizado na classe comum e em salas de recursos (complementação).
a matrícula apenas dos educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem e suas limitações, segundo diagnóstico, não vinculadas a uma causa orgânica.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizados apenas na classe comum, por exemplo: professores intérpretes das linguagens e códigos, como LIBRAS e Sistema Braille.
serviços de apoio pedagógico especializado, realizado apenas em salas de recursos pelos professores especializados.
Costuma-se reduzir a produção e a constituição do conhecimento no processo de aprendizagem, à dimensão de uma razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiência ou mesmo expressões outras da sensibilidade. Um excessivo academicismo e um anacronismo em relação às transformações existentes no Brasil e no resto do mundo geral, condenaram a Educação Fundamental, nestas últimas décadas, a um:
modernismo articulado ao sistema globalizado vigente no Brasil.
arcaísmo, que deprecia a inteligência e a capacidade de alunos e professores e as características de suas comunidades.
medievalismo platônico, típico das escolas de monastérios.
tecnicismo que amplia as dimensões dos saberes escolares.
cientificismo acoplado a um modismo típico das teorias pedagógicas.
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