Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à Organização da Educação Nacional, analise as incumbências abaixo:


Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.

Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.



Essas incumbências são de responsabilidade:

    A) Da União.

    B) Do Estado.

    C) Do Município.

    D) Dos docentes.

    E) Dos estabelecimentos de ensino.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto ao dever do Estado com a educação escolar pública.

I. Garantir educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
II. Garantir educação infantil gratuita às crianças de até 6 (seis) anos de idade.
III. Garantir acesso público e gratuito aos ensinos fundamental, médio e técnico para todos os que não os concluíram que tenham até 21 anos de idade.
IV. Garantir vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade ou em escola privada quando a criança completar 5 (cinco) anos de idade.

    A) Apenas IV está correta.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas III e IV estão corretas.

    D) Todas estão incorretas.

    E) Todas estão corretas.

Quanto aos princípios e fins da educação brasileira, assinale a alternativa correta.

    A) Singularidade e padronização das ideias e concepções pedagógicas.

    B) Prevalência dos interesses gerais.

    C) Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

    D) Capacidade para estabelecer e executar planos.

    E) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos formais e não formais.

A educação tem por finalidade:

    A) A interpretação dos objetivos propostos pela escola para reduzir o grau de incerteza e possibilitar mais segurança quanto ao desempenho do educando.

    B) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    C) A execução e a manutenção das rotinas da escola e o envolvimento de uma maior interação humana do que nas demais funções pedagógicas.

    D) A identificação antecipadamente de quais são os objetivos da sociedade, definindo os meios disponíveis e relacionando o melhor curso de ação para atingi-los.

    E) A implementação dos planos organizacionais, estabelecendo a divisão do trabalho e alocando, de forma otimizada, os recursos disponíveis na escola.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao currículo, de acordo com Vasconcellos.

    A) O planejamento é um conjunto de ações descoordenadas, visando atingir um resultado prédeterminado pela escola e com viés econômico.

    B) O planejamento deve ser compreendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.

    C) Fica reservada ao planejamento a função de direcionar o trabalho para que ele aconteça de forma consciente e capaz de organizar e proporcionar mudanças.

    D) Planejar é antecipar mentalmente um conjunto de ações a ser realizada e agir de forma como foi previsto. É valido ressaltar que o ato de planejar pode ser obra de um grupo, bem como de uma só pessoa.

    E) Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político pedagógico, porque revela intenções, e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, para que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta quanto às competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo de todos os anos da Educação Básica.
I. Autoconhecimento e autocuidado. II. Empatia e cooperação. III. Responsabilidade e cidadania. IV. Cultura digital.

    A) Apenas IV está correta.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas III e IV estão corretas.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

Em relação ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer da criança e do adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

    B) O acesso ao ensino obrigatório, privado e gratuito, é direito público objetivo.

    C) O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório.

    D) Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

    E) Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola.

Em relação à avaliação escolar, de acordo com as teorias de Celso Antunes, analise as assertivas abaixo:
I. Uma avaliação proveitosa ocorre quando há uma observação contínua ao longo do período escolar e não se concentrado somente no momento de provas.
II. Uma avaliação pode valer-se de trabalhos em grupos e trabalhos individuais, pois são essenciais para mostrar a capacidade de o aluno encontrar e selecionar informações e sua propriedade em associá-los aos saberes que pertencem a sua estrutura cognitiva.
III. O professor precisa reconhecer a dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino dos conteúdos.
IV. O professor precisa reconstruir sua formação pedagógica, propiciando aos alunos a construção de conhecimentos significativos, que sejam úteis no seu cotidiano e que favoreçam a sua integração e a sua participação na vida em sociedade.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Em relação à Pedagogia das Competências, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, segundo as teorias de Perrenoud.

( ) As competências não são vistas como um caminho, mas como um efeito adaptativo do homem às suas condições de existência. ( ) Para as competências que percebemos já ter desenvolvido, necessitamos adequá-las aos usos a que se destinam, o que, por si só, já mobiliza outras competências em nós, relativas à capacidade de avaliação. Tal processo avaliativo pode ser utilizado como estratégia facilitadora ao trabalho do professor em sala de aula, bem como estratégia para impulsionar tal profissional em busca de cursos de formação continuada que auxiliem na continuidade do seu desenvolvimento enquanto educador. ( ) No que diz respeito aos alunos, devemos saber que existem competências não escolares que desenvolvemos a partir das relações sociais que estabelecemos e as nossas condições de existência. Por isso, a escola deve levá-las em consideração, aproveitando-as de forma a auxiliar o desenvolvimento das competências escolares que ainda necessitem ser desenvolvidas pelos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – F – V.

    B) F – V – F.

    C) F – F – V.

    D) V – V – V.

    E) F – F – F.

Partindo do princípio de que os seres humanos se desenvolvem pelas relações que estabelecem com seu meio, Perrenoud, em sua teoria, assume que cada pessoa, de maneira diferente, desenvolveria competências voltadas para a resolução de problemas relativos à superação de uma situação, como, por exemplo:

I. Saber guiar-se no caminho de volta para casa a partir de um ponto de referência, o que mobiliza competências de reconhecimento ou mapeamento espacial. II. Saber lidar com as dificuldades infantis, o que aciona competências pedagógicas. III. Saber construir ferramentas, o que estimula competências matemáticas e lógicas.

Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas III.

    D) Apenas I e III.

    E) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...