Questões de Pedagogia do ano 0000

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A consciência fonológica é um vasto conjunto de habilidades que nos permitem refletir sobre as partes sonoras das palavras. Sendo a consciência de palavras uma sub habilidade da consciência fonológica assinale a alternativa CORRETA:

    A) Também chamada de consciência sintática, representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las numa sequência que dê sentido.

    B) Consiste na capacidade de segmentar as palavras em sílabas. Esta habilidade depende da capacidade de realizar análise e síntese vocabular.

    C) Representa a correspondência fonêmica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tônica.

    D) Consiste na repetição de consoantes ou de sílabas especialmente as sílabas tônicas em duas ou mais palavras, dentro do mesmo verso, estrofe, ou numa frase.

Analise as afirmativas abaixo referente ao ensino e aprendizagem:
I- O processo de ensino aprendizagem é uma integração dialética entre o instrutivo e o educativo que tem como propósito essencial contribuir para a formação integral da personalidade do aluno. II-A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à ideia de que igual característica existe entre ensinar e aprender. III-O processo de ensino aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados. IV-A visão atual do processo ensino aprendizagem é que ele é um processo neutro, transparente, afastado da conjuntura de poder, história e contexto social.
Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) Apenas I, II e III.

    B) Apenas I e IV.

    C) Apenas II, III e IV.

    D) I, II, III e IV.

Carinho, respeito, amizade, entre outros, são palavras que costumam aproximar pessoas para um convívio melhor e mais proveitoso e, é essencial tanto para o docente como para o discente, pois se compreende que afeto é importante para todo ser humano. Com base no contexto acima assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Uma relação pedagógica baseada em um vínculo afetivo permitirá ao professor perceber e sentir quando o seu aluno não está bem, assumir o desafio de aceitá-los como são e aprender a trabalhar com as dificuldades de cada um, no exercício da tolerância, revisando criticamente o seu papel de professor, do aluno e da escola.

    B) Baseada na afetividade a relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem vai além da construção da cidadania, interferem diretamente nos valores intelectuais, morais, culturais e sociais de ambos, pois requer a disposição e a dedicação para se atingir os objetivos escolares previstos.

    C) No ambiente escolar, o professor tem que ser equilibrado emocionalmente, além de dar atenção ao aluno, deve se aproximar, elogiar, saber ouvir e reconhecer seu valor, acreditando na sua capacidade de aprender e de ser uma pessoa melhor, favorecendo a afetividade no aluno.

    D) O professor proporciona segurança e respeito, na forma de expressar seus sentimentos. O carinho e a atenção é parte da trajetória na construção da aprendizagem parcial, sendo apenas o começo do caminho a ser percorrido pelo aluno no período de escolarização.

Os conteúdos de aprendizagem podem ser do tipo conceitual, procedimental e atitudinal, assinale alternativa sobre conteúdo conceitual :

    A) São regras, técnicas, métodos, habilidades: ler, escrever, desenhar, calcular, traduzir, pular, correr para realizarem suas tarefas, primeiro com ajuda e depois de forma independente, mostrando sua competência no domínio do conteúdo aprendido.

    B) São fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns e que precisam ser compreendidos, o que se dará quando souber utilizá-los para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno.

    C) São atividades que devem partir de situações significativas e funcionais, a fim de que o conteúdo possa ser aprendido junto com a capacidade de poder utilizá-lo quando for conveniente.

    D) São ações ordenadas e com um fim, em exercitações, na reflexão sobre a própria atividade, e na aplicação em contextos diferentes.

Complete a lacuna a seguir: De acordo com Gardner, ____________está baseada numa capacidade nuclear de perceber distinções entre os outros; em especial, contrastes em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções.

    A) Inteligência intrapessoal

    B) Inteligência corporal cinestésica

    C) Inteligência espacial

    D) Inteligência interpessoal

Sobre a aprendizagem significativa de Ausubel assinale a alternativa CORRETA:

    A) A aprendizagem é resultado da interação social e compartilhamento de significados socialmente aceitos, dentro do estágio atual e potencial do aluno, considerando o aluno inserido numa sociedade e em uma cultura que determina esse conhecimento, o professor deve mediar a aprendizagem daquilo que o aluno ainda não sabe, utilizando estratégias que o levem a tornar-se independente, e o preparando para um espaço de diálogo, interação e convívio social.

    B) A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou preposições relevantes e existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, em outras palavras, para o aluno aprender é necessário que a nova informação faça sentido, o professor deve identificar aquilo que o aluno já sabe: sua estrutura cognitiva, os conceitos básicos da matéria e como ela está estruturada, para assim, projetar o conteúdo hierarquicamente e de acordo com a estrutura do aluno.

    C) A aprendizagem é resultado de situações e experiências desconhecidas advinda da interação com o meio, onde o aluno individualmente procura compreender e resolver as interrogações, o professor deve conhecer as estruturas cognitivas do aluno e criar atividades desafiadoras e adequadas que provoquem desequilíbrios, para que o aluno, procurando o reequilíbrio e tendo a oportunidade de agir se reestruture e aprenda.

    D) A aprendizagem é definida como aquisição/ modificação de comportamentos. Sendo os comportamentos obtidos e condicionados por meio de reforço - estímulo da conduta desejada, o papel do professor é o de criar ou modificar comportamentos através de reforços para que o aluno faça o desejado.

A mediação como prática pedagógica, executada com compromisso e responsabilidade, concebe ao aluno, uma educação transformadora. A respeito do contexto acima assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O professor mediador sua função se define como a de vigiar e aconselhar, corrigir e ensinar a matéria, estabelecendo uma relação vertical entre professor e aluno, impossibilitando assim qualquer espaço que o aluno possa explicitar o seu modo de entender o mundo.

    B) O professor mediador troca experiências, dialoga, debate dúvidas ou problemas, propões situações problemas e desafios, incentiva reflexões, coloca o aprendiz diante de questões éticas, sociais, cooperando para que este aprenda a comunicar conhecimentos.

    C) O professor mediador pedagógico torna se provocador, orientador, unificador do conhecimento cotidiano e científico dos seus alunos, assumindo sua responsabilidade social na construção e reconstrução do conhecimento científico.

    D) O professor mediador desafia os alunos, mostrando-lhes, entre as várias possibilidades de aprendizagem, caminhos que poderão ser percorridos.

A respeito da teoria de Freire assinale a alternativa CORRETA:

    A) Visa o desenvolvimento integral da criança como ser humano, não apenas do aspecto intelectual ,engloba aspetos vão além do conteúdo como por exemplo habilidades sociais, virtudes, interesse e força de vontade são observadas pelos professores por meio das atividades diárias.

    B) O aluno é o protagonista do seu processo de aprendizado, a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, permite o aluno criar e experimentar o conhecimento e aprendizado.

    C) Propõe o desenvolvimento da visão crítica do aluno por meio das práticas em sala de aula, o educador deve levar em conta os aspectos culturais, sociais e humanos de cada aluno, para ouvi-lo e entendê-lo melhor, afim de ajudá-lo a compreender e ler o mundo através do conhecimento.

    D) Os alunos se desenvolvem de maneira ativa, criando um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado, exercendo a capacidade de fazer escolhas com independência e autonomia.

A educação abrange os processos ____________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações ___________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) formativos – culturais

    B) fundamentais – políticas

    C)

    gerenciais – administrativas



    D) cognitivos – religiosas

    E) biotecnológicos – tecnológicas

Em relação aos conteúdos curriculares da educação básica, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto às diretrizes que devem ser observadas.

( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. ( ) Orientação para o trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) F – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) F – V – V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...