Questões de Pedagogia do ano 2003

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  • A.

    II, III e V.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    III< IV e V.

  • D.

    I, II e IV.

Com relação às teorias sócio-interacionistas é correto dizer que:

  • A.

    Basta que a criança possa observar o meio para que o seu desenvolvimento se dê de forma integral.

  • B.

    Através do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através de interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a capacidade afetiva,a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.

  • C.

    Concebem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, sem perder de vista o fato de que as crianças são passivas, meras receptoras das informações.

  • D.

    A articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento - motor, afetivo e cognitivo - dá-se de forma isolada, jamais de forma simultânea ou integrada.

  • A.

    F,F, V,V,V.

  • B.

    V,F, F, F, F.

  • C.

    V, V, F, V, F.

  • D.

    V, V, F, V, V.

Uma parte importante do trabalho do professor de Educação Infantil recai na tomada de decisões que fazem parte do plano de sua atuação. Sobre esta rotina da Educação Infantil é correto afrimar que:

  • A.

    Supõe, essencialmente, a reflexão sobre o que se pretende, sobre o como se faz e o como se avalia: uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e que estas sejam observadas pela coerência e pela continuidade.

  • B.

    É um documento que se faz para estar à disposição de alguém que o peça.

  • C.

    Na realidade, tem uma conotação extremamente burocrática, não tendo papel no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois, além de ser muio rígido, não corresponde à realidade da Educação Infantil.

  • D.

    É uma rotina fundamentalmente técnica e,uma vez o planejamento elaborado, é preciso que seja seguido passo a passo como uma receita de cozinha, sem poder ser alterado.

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. O planejamento educacional, segundo Gandin (1999), é de maior complexidade, justamente por estar em pauta a fromação do ser humano. Podemos descrever o planejamento em três partes. São elas:

  • A.

    Pesquisa, comunicação e avalaiação.

  • B.

    Execução, análise e síntese.

  • C.

    Elaboração, execução e avaliação.

  • D.

    Avaliação, pesquisa e resgate documental.

O que define o homem como ser histórico, social e cultural?

  • A.

    São as diferentes fases infantis que ele vive.

  • B.

    O processo histórico capaz de nos fazer entender a dissociação entre o homem e suas obras, remonta a épocas que fornece conteúdo às nossas formulações abstratas.

  • C.

    São as reflexões do homem sobre sua realidade.

  • D.

    São as relações entre as práticas e a sua vida.

  • A.

    Apenas as alternativas II, II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

  • D.

    As alternativas I,II, III e IV estão corretas.

Podemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que:

  • A.

    A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres.

  • B.

    A educação tem apenas o caráter social.

  • C.

    A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se.

  • D.

    A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento.

"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios:

  • A.

    Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção.

  • B.

    Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais.

  • C.

    Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas.

  • D.

    Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades.

Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:

  • A.

    Marco referencial, diagnóstico e programação.

  • B.

    Marco referencial, análise da realidade e tarefas.

  • C.

    Marco documental, diagnóstico e programação.

  • D.

    Marco referencial, marco documental e diagnóstico.

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