Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
II, III e V.
I, IV e V.
III< IV e V.
I, II e IV.
Com relação às teorias sócio-interacionistas é correto dizer que:
Basta que a criança possa observar o meio para que o seu desenvolvimento se dê de forma integral.
Através do contato com seu próprio corpo, com as coisas do seu ambiente, bem como através de interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a capacidade afetiva,a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.
Concebem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, sem perder de vista o fato de que as crianças são passivas, meras receptoras das informações.
A articulação entre os diferentes níveis de desenvolvimento - motor, afetivo e cognitivo - dá-se de forma isolada, jamais de forma simultânea ou integrada.
F,F, V,V,V.
V,F, F, F, F.
V, V, F, V, F.
V, V, F, V, V.
Uma parte importante do trabalho do professor de Educação Infantil recai na tomada de decisões que fazem parte do plano de sua atuação. Sobre esta rotina da Educação Infantil é correto afrimar que:
Supõe, essencialmente, a reflexão sobre o que se pretende, sobre o como se faz e o como se avalia: uma reflexão que permita fundamentar as decisões que são tomadas e que estas sejam observadas pela coerência e pela continuidade.
É um documento que se faz para estar à disposição de alguém que o peça.
Na realidade, tem uma conotação extremamente burocrática, não tendo papel no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois, além de ser muio rígido, não corresponde à realidade da Educação Infantil.
É uma rotina fundamentalmente técnica e,uma vez o planejamento elaborado, é preciso que seja seguido passo a passo como uma receita de cozinha, sem poder ser alterado.
Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. O planejamento educacional, segundo Gandin (1999), é de maior complexidade, justamente por estar em pauta a fromação do ser humano. Podemos descrever o planejamento em três partes. São elas:
Pesquisa, comunicação e avalaiação.
Execução, análise e síntese.
Elaboração, execução e avaliação.
Avaliação, pesquisa e resgate documental.
O que define o homem como ser histórico, social e cultural?
São as diferentes fases infantis que ele vive.
O processo histórico capaz de nos fazer entender a dissociação entre o homem e suas obras, remonta a épocas que fornece conteúdo às nossas formulações abstratas.
São as reflexões do homem sobre sua realidade.
São as relações entre as práticas e a sua vida.
Apenas as alternativas II, II e IV estão corretas.
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
As alternativas I,II, III e IV estão corretas.
Podemos definir a educação com um processo histórico universal, como a ação que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros no conjunto da natureza. Então, podemos dizer que:
A educação tem seu caráter social ou sua capacidade comunicativa, em que não se caracterizam diferentes relações de outros seres.
A educação tem apenas o caráter social.
A educação é expressão do social e da cultura que caracteriza universalmente todos os seres humanos, uma expressão que, por ser histórica, transforma-se.
A educação é um processo em que o homem busca apenas o conhecimento.
"As normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios" (Oech, 1993). Este pensamento nos leva a refletir sobre o significado da gestão educacional que cultiva relações democráticas, conforme os seguintes princípios:
Oferecer uma gestão democrática associada ao compartilhamento de responsabilidades na execução de tarefas estabelecidas pela direção.
Compartilhar ações impostas pela chefia, buscando soluções individuais.
Dar autonomia aos membros da equipe para desenvolverem o trabalho de forma espontânea e individual sob a tutela de uma direção que controle as tarefas realizadas.
Compartilhar responsabilidades no processo de tomada de decisão entre os diversos segmentos e praticar a busca de soluções próprias para seus problemas, mais adequadas às suas necessidades.
Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:
Marco referencial, diagnóstico e programação.
Marco referencial, análise da realidade e tarefas.
Marco documental, diagnóstico e programação.
Marco referencial, marco documental e diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...