Questões de Pedagogia do ano 2003

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Outros documentos legais, posteriores à Lei de Diretrizes e Bases 4064/61, dão o perfil da Orientação Educacional em termos de funções. Encontramos no Parecer 632/69 os objetivos da "Orientação Educativa", caracterizando-a como uma área pedagógica. Segundo esse Parecer é atribuída à Orientação Educacional a função de:

  • A.

    guiar os jovens em sua formação moral, cívica e religiosa e estimular o sentido de vida comunitário;

  • B.

    organizar conselhos de classe para classificar os alunos, segundo o seu rendimento escolar, nas suas respectivas turmas;

  • C.

    realizar aconselhamentos com crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, realizando entrevistas individuais;

  • D.

    contribuir para a adaptação dos alunos indisciplinados, desajustados ou problemáticos, dando a eles atendimento especial;

  • E.

    ter como principal preocupação a transmissão dos conhecimentos relacionados com as condições de vida dos homens.

Pela Reforma Capanema, a Lei Orgânica do Ensino Industrial institui o Serviço de Orientação Educacional com a finalidade de promover:

  • A.

    o atendimento à problemática vocacional e social dos alunos de cada escola;

  • B.

    o estabelecimento de um "clima educativo" que propiciasse ao aluno a consecução dos objetivos educacionais da escola;

  • C.

    a construção do conhecimento, através de uma visão da relação sujeito-objeto;

  • D.

    a responsabilização do processo educacional na formação da cidadania;

  • E.

    a correção e encaminhamento dos alunos-problema e a elevação das qualidades morais.

Fernando Azevedo, em seu livro A Cultura Brasileira (1971), diz que não podemos separar a Educação, da história da cultura de nosso país. Segundo esta abordagem, o papel do Orientador Educacional, será, em primeiro lugar:

  • A.

    organizar festas comunitárias incentivando a integração de alunos, professores e famílias;

  • B.

    resgatar a cultura através das possibilidades que o espaço de orientação oferece;

  • C.

    estudar os fatores culturais que influem no crescimento e desenvolvimento do educando;

  • D.

    analisar as dificuldades de aprendizagem escolar à luz do sistema educacional;

  • E.

    intervir nas condições materiais do ensino e no modo de atuar do professor, em benefício do educando.

A concepção de Orientação Educacional deve, hoje, estar comprometida, prioritariamente, com:

  • A.

    a diversidade da educação, questionando valores pessoais e sociais, submersos nos atos da escolha e da decisão do indivíduo;

  • B.

    a função que a escola tem de repassar conteúdos, preocupando-se com o aspecto informativo no desenvolvimento do educando;

  • C.

    o fracasso ou o sucesso escolar e social do aluno, considerado individualmente no contexto escolar;

  • D.

    o atendimento individual ao maior número de alunos, tendo em vista a integração ao grupo social;

  • E.

    o atendimento às famílias dos alunos que apresentem dificuldades, para que tomem consciência delas e busquem soluções.

O atendimento das necessidades de sono e repouso, nas diferentes etapas da vida da criança, tem um importante papel na saúde em geral e no sistema nervoso em particular. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A.

    As necessidades e o ritimo de sono variam de indivíduo para indivíduo, mas sofrem influências do clima, da idade e do estado de saúde e se estabelecem também em relação às demandas da vida social.

  • B.

    O educador só deve permitir que a criança durma ou repouse após realizar as atividades previstas para aquele dia.

  • C.

    Aconselha-se manter os bebês e crianças que estão dormindo,ou desejando fazê-lo, em ambientes claros e ruidosos para que tenham consciência de que outras atividades estão ocorrendo naquelemomento.

  • D.

    Os horários de sono e repouso devem ser definidos pelo educador para que não haja prejuízo nas atividades diárias propostas.

Com relação à alimentação, na etapa da Educação Infantil, é correto afirmar que:

  • A.

    O ideal é que as crianças menores se alimentem em grandes refeitórios coletivos, com grande movimentação.

  • B.

    Crianças que estejam sem apetite e que são magras devem ser forçadas a comer, sob o risco de ficarem desnutridas.

  • C.

    O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para a manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribuir para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso, é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.

  • D.

    AO contrário do que se acredita, oferecer merendas industrializadas ou lanches compostos por salgadinhos, bolachas, balas e chocolates atende a todas as necessidaes do organismo.

  • A.

    F,V, F,V,V.

  • B.

    V, V, F, V, F.

  • C.

    F, F, V, F, V.

  • D.

    V, F, V, F, F.

  • A.

    O jogo.

  • B.

    A imitação.

  • C.

    A auto-estima.

  • D.

    A motricidade.

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