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O significado de "Orientação Educacional" vai sendo construído ao longo do tempo, procurando responder às demandas de cada contexto histórico. Pensar em Orientação Educacional hoje implica considerar as dimensões descritas abaixo, que foram se estabelecendo nesse processo histórico:
I - aquela determinada pela legislação que aborda a Orientação Educacional;
II - a que resultou da prática da própria Orientação, a partir da realidade e das expectativas da comunidade escolar;
III - a que foi sendo construída pelos orientadores, que a legitimam em termos de uma prática pedagógica.
Essas três dimensões são chamadas, respectivamente:
legalista, funcionalista e realista;
legalista, estruturalista e institucional;
institucional, funcionalista e estruturalista;
funcionalista, legalista e realista;
realista, estruturalista e institucional.
Observe a figura abaixo:
"A Orientação Educacional estará junto na construção de uma escola de qualidade, em que a cidadania deve ser vivida no dia-a-dia, através das diferentes abordagens e experiências".
(GRINSPUN, 2002)
Nas afirmações a seguir, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, considerando as práticas de "vivência da cidadania" propostas pela autora:
( ) Discussão dos processos de aprendizagem, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações dos alunos.
( ) Priorização da aprovação e promoção do aluno como um meio de superação das suas dificuldades de origem e ascensão social.
( ) Atendimento individual visando à integração da personalidade e à adaptação integral do sujeito ao contexto social.
( ) Reflexão sobre preconceitos, estereótipos e marginalizações que ocorrem dentro e fora da escola
( ) Análise de situações vivenciais, à luz das diferentes dimensões e abordagens pelas quais os valores são reconhecidos dentro e fora da escola.
O preenchimento correto, de cima para baixo, é:
V V V F F;
F F V V V;
F V F V V;
V F V F V;
V F F V V.
"As dificuldades para superar o fracasso estão mais no campo social do que no campo pessoal, embora, sempre, recaia sobre o indivíduo a responsabilidade maior desta superação".
(Miriam Grinspun)
Nem sempre o papel da Orientação Educacional diante do fracasso escolar foi visto nos termos da frase acima. Considerando a trajetória da análise do fracasso escolar, numere a seqüência de baixo de acordo com a de cima:
I - fracasso centrado nas diferenças individuais
II - fracasso como deficiência cultural
III - fracasso como resultado das diferenças culturais
IV - fracasso como produto das questões intraescolares
( ) Trabalho com as relações interpessoais dentro da escola, assessorando o professor em sua prática.
( ) Atendimento às diferenças individuais e ajustamento dos alunos à escola e à sociedade.
( ) Complementação e superação das deficiências, trabalhando as carências apresentadas.
( ) Compreensão da diversidade de culturas existentes na escola. A ordem correta, de cima para baixo, é:
A ordem correta, de cima para baixo, é:
II, I, IV, III;
I, III, II, IV;
IV, I, II, III;
IV, III, II, I;
III, II, I, IV.
Observe a tira e a canção abaixo:
Estamos a par das novas contribuições teóricas, o Orientador Educacional escolheria as frases:
I, II e III;
II, III e IV;
I, II e IV;
I, III e IV;
I e III.
Leia os textos abaixo:
De acordo com as situações descritas acima, o
Orientador Educacional contribui para que a escola
possa "ganhar", quando:
ajuda a religar o que foi sendo desligado, fragmentado e disciplinarizado, na prática escolar;
ajuda a buscar os pontos comuns entre os vários conteúdos com vistas a um trabalho integrado;
ajuda a substituir os conteúdos disciplinares pelos temas transversais, como centro do currículo escolar;
realiza atendimentos individuais e auxilia o aluno a fazer a síntese entre ciência e arte;
auxilia o professor a "costurar" seu trabalho com o de cada colega, criando ambiente de síntese acadêmica.
É função da escola preparar para o mundo do trabalho, e o Orientador Educacional deve ser o profissional responsável pela implementação e coordenação desse trabalho na escola. Ele deverá propor uma integração entre os diferentes professores e profissionais, a fim de realizar um trabalho em equipe. Nessa abordagem deve-se discutir:
a relação do educando consigo mesmo, visando ao autoconhecimento e ao pleno desenvolvimento pessoal;
a relação homem-trabalho, enfatizando os interesses, os valores, as habilidades para o desempenho e a realização pessoal;
a relação do educando com a sociedade, visando a sua politização e à futura intervenção no ambiente social;
a relação homem-trabalho-sociedade, visando à adaptação do sujeito no ambiente social, através do exercício profissional;
a relação educando /escola / família, visando experimentar, na prática educativa atual, as relações que vivenciará no futuro.
Leia os depoimentos abaixo:
Escolher é decidir, entre uma série de opções, a que
parece melhor naquele momento. Cada escolha faz
parte de um projeto de vida que se vai realizando. Para
facilitar a escolha devem ser trabalhados com os
alunos vários aspectos citados nas opções abaixo.
Aquela que responde de maneira mais completa às
necessidades de tal trabalho é:
as expectativas e desejos da família com relação à aprovação no vestibular;
o conhecimento de si mesmo, o conhecimento das profissões e a escolha propriamente dita;
a preocupação com a natureza, com a ecologia, com a humanidade e com a política;
o contato direto com as profissões, seu ambiente de trabalho e sua atuação profissional em visitas e entrevistas;
a questão do ingresso na faculdade e as possibilidades de trabalho oferecidas pelas diferentes carreiras.
Da mesma forma que as características da Educação acompanham o perfil que determinada época ou categoria lhe atribui, identificamos na Orientação Educacional, igual procedimento. Em termos de evolução teórico-prática da Educação, a Orientação Educacional encontra-se numa etapa que tem, hoje, como objeto e ação fundamental:
ajudar na construção de um espaço de convivência que respeite as diferenças individuais;
acompanhar o desempenho dos alunos ao longo de sua vida escolar;
ajudar na construção de uma prática emancipatória, tendo, na teoria, a função de mediação;
desenvolver ações que motivem o trabalho em cooperação;
influenciar ações que motivem o trabalho em cooperação.
A relação educação e trabalho constitui um dos temas de maior atualidade. Isto se deve ao efetivo papel que a escola tem em relação ao mundo da produção e à resposta que caberia a ela dar às necessidades decorrentes das metas econômicas, políticas e sócio-culturais dos trabalhadores enquanto classe. Pensando nessas questões, a Orientação Educacional deve colaborar para:
tratar a questão do trabalho como o exercício ou aprendizado de um ofício que possa levar à independência e sobrevivência do cidadão diante de um mundo cada vez mais competitivo;
procurar ressaltar que a formação dos trabalhadores deve estar pautada apenas nas aptidões inatas do indivíduo, como garantia de sucesso na empregabilidade e retorno financeiro;
evitar situações em que o trabalho seja o centro principal do processo educativo, tendo em vista que a aprovação no vestibular deve ser enfatizada e valorizada como meta de todo aluno;
analisar as novas concepções de trabalho na sociedade moderna, discutindo a questão de como manter ou conseguir um trabalho num mundo cada vez mais exigente e competitivo;
valorizar a ascensão social das classes desfavorecidas, através de adequada preparação para o ensino superior.
Tratando da Orientação Educacional, Grinspun pretende indicá-la como uma necessidade, explicitada, inicialmente, como uma prática que deve estar inserida no Projeto Político-Pedagógico da escola. Nesse sentido, a Orientação não será desvinculada do contexto, mas, ao contrário, será vinculada aos objetivos sócio-políticos da escola. Para atender a essa demanda deverá ser atribuição da Orientação Educacional:
participar dos conselhos de classe, buscando conhecer e acompanhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
estimular projetos de estudo, continuamente, para acompanhar a evolução e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;
trabalhar com um planejamento participativo, sempre voltado para uma concepção crítica;
organizar reuniões com a equipe de professores para estar, permanentemente, avaliando o trabalho realizado;
criar condições para que o trabalho pedagógico aconteça numa perspectiva que atenda às necessidades e características da comunidade.
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