Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
Nas últimas décadas, a velhice ganhou muita visibilidade no Brasil. Apareceu nas plataformas dos políticos, nos programas dos partidos, na mídia e nas revistas médicas. Esses programas e veículos de informação buscavam sensibilizar a população para o tratamento a que os idosos brasileiros estavam submetidos, independentemente da classe social em que se inseriam.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
Sob a perspectiva antropológica, a infância, a adolescência e a velhice são fases definidas pela maturação biológica. A periodização da vida é invariável entre as sociedades. Desde a Idade Média, a infância aparece como um período da vida que exige cuidados especiais.
A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.
As indústrias de bens e serviços do mundo todo, bem como as propagandas a elas ligadas, identificam os adolescentes como indivíduos fundamentalmente ligados ao seu tempo de lazer e ao consumo associado à liberdade, à autonomia e à busca do prazer imediato. O objetivo dessa identificação é a partilha e a socialização da cultura entre os adolescentes.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, em relação à ação educativa com crianças em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade.
Na prática pedagógica com projetos de trabalho, o professor deve coordenar as atividades. Sua tarefa é acolher, escutar, registrar as idéias dos alunos. A direção e as decisões em relação à organização dos projetos ficam por conta dos alunos.Julgue os itens a seguir, em relação à ação educativa com crianças em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade.
A criança institucionalizada em abrigo normalmente demonstra grande vontade de aprender, o que resulta em excelente desempenho escolar, mesmo quando participa de práticas escolares tradicionais.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, em relação à ação educativa com crianças em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade.
A escola, na atualidade, deve despertar, no adolescente privado de liberdade, o interesse para a profissionalização, uma vez que esse conhecimento será útil quando o adolescente for posto em liberdade.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, em relação à ação educativa com crianças em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade.
No caso de adolescentes com privação de liberdade, a prática pedagógica deve garantir a aprendizagem de conteúdos que o professor considere importante para seus alunos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em uma escola, os alunos faltam demais e, por isso, não vão passar de ano. Alguns alunos não vão à escola há uma semana. Se o professor chama os pais para conversar, logo conclui que muitas vezes a família não tem dinheiro para pagar o transporte da criança para a escola.
Diante da situação hipotética descrita acima, julgue o item que se segue.
Nessas circunstâncias, o professor é responsável pelo desempenho de sua turma, mas as condições de vida de seus alunos são dificultadoras do seu trabalho pedagógico.
Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.
Diante dos inúmeros atos violentos e discriminatórios em relação aos adolescentes das classes desfavorecidas nos aspectos econômico, étnico, de cor e de gênero, a educação brasileira tem um papel fundamental, ou seja, criar estratégias para garantir o acesso desses adolescentes à escola e a sua permanência no sistema educacional.
Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.
Para compreender, na atualidade, as atitudes de desregramento dos adolescentes, é preciso buscar a história das gerações em épocas anteriores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...