Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
Um exemplo bastante conhecido de estratégia de redução de danos são as campanhas educativas que orientam as pessoas a não dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
Para uma atuação efetiva em relação ao uso indevido de drogas, é necessário tratar esse problema de forma equilibrada, promovendo a um só tempo a redução de oferta, o que pressupõe medidas de repressão, e a redução de demanda, o que envolve medidas de prevenção.
Uma pedagoga, no início do ano letivo, recebeu a incumbência de organizar o projeto político-pedagógico da escola com base na orientação dos PCN. Na semana pedagógica, ela e os professores definiram a construção desse projeto em quatro momentos: primeiramente, fariam uma reflexão sobre o papel, a função da educação escolar, sua finalidade e seus valores, envolvendo toda a comunidade escolar. No segundo momento, fariam o levantamento dos dados necessários: conhecimento da realidade, anseios, necessidades e motivações dos alunos, da família e da comunidade local e da sociedade em que a escola se insere. Já o terceiro momento ficou destinado à mobilização dos alunos, dos demais professores, dos funcionários da escola, da família e da comunidade local e à organização dos espaços educativos disponíveis na sociedade para a discussão do projeto. Por fim, seria o momento da aprovação do projeto por todos os participantes. Durante dois meses, a equipe escolar ficou por conta do trabalho no projeto.
Considerando a situação hipotética descrita e o papel do pedadogo na construção e no desenvolvimento do projeto político pedagógico, julgue os itens que se seguem.
A organização do planejamento proposto pela equipe demonstra uma construção criativa quando prevê a mobilização dos segmentos interessados, a organização das discussões e a aprovação do projeto por todos os segmentos envolvidos.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
Na situação hipotética, a nota exerce papel de instrumento de pressão para o cumprimento da tarefa em sala de aula.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
A atitude da professora demonstra tanto aos alunos quanto aos pais que é uma professora preocupada com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
No episódio relatado, o conflito entre ensinar/aprender e avaliar assenta-se sobre as relações de poder e é sustentado, na sala de aula, pelo poder de avaliar que a professora detém.
Considere a seguinte fala de uma professora: Essa cópia é para nota, viu? É para nota e você não está fazendo. Se não terminar quando bater o sinal, você vai ficar na sala, na hora do recreio, para terminar a tarefa.
Diante da situação hipotética descrita e a respeito da avaliação, julgue os itens seguintes.
O papel da avaliação, para alguns estudiosos, consiste em determinar em que medida os objetivos educacionais definidos nas propostas curriculares e nos planos de ensino estão sendo alcançados.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma adolescente vai sempre ao parque correr e fazer ginástica. Em seu tempo livre, gosta de ficar em casa, cuidando de si mesma e da casa, embora seu desejo seja ficar na rua. Considera a liberdade muito perigosa nos dias de hoje, tem medo de arriscar a vida. Gostaria de ter muitos amigos, sair sem medo, conversar e ser livre.
Diante da situação hipotética relatada, julgue os itens a seguir.
Nessa situação, ficar em casa cuidando de si mesma e da casa são atos importantes para a construção da subjetividade. A identidade grupal poderá ser desenvolvida mais tarde, sem nenhum prejuízo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma adolescente vai sempre ao parque correr e fazer ginástica. Em seu tempo livre, gosta de ficar em casa, cuidando de si mesma e da casa, embora seu desejo seja ficar na rua. Considera a liberdade muito perigosa nos dias de hoje, tem medo de arriscar a vida. Gostaria de ter muitos amigos, sair sem medo, conversar e ser livre.
Diante da situação hipotética relatada, julgue os itens a seguir.
Para alguns adolescentes, moradores de centros urbanos de cidades médias e grandes, a convivência com amigos, o enriquecimento de suas descobertas e a possibilidade de realizar grande parte de seus desejos está sendo limitada pela violência da rua.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um adolescente conheceu seus amigos brincando e jogando bola. Diverte-se nas ruas do bairro onde mora, na casa dos amigos e nos bares, jogando bilhar. Para ele, o importante é ter amigos de todos os jeitos, pois sem amigos não é possível ser feliz.
Diante da situação hipotética descrita e considerando a educação e vida em grupo, julgue os itens seguintes.
Com base na fala desse adolescente, percebe-se que o seu grupo de amigos não se caracteriza como uma tribo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...