Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
A educação permanente pouco tem a contribuir para o processo de aprendizagem coletiva, essencial ao desenvolvimento de uma sociedade produtiva.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A escola assume posição central ao possibilitar o desenvolvimento de uma nova relação do trabalhador com o conhecimento.
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Pode-se afirmar que, frente às marcantes transformações da ciência e da tecnologia, o trabalho requer nível de especialização no processo de formação profissional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
É necessária a criação de uma cultura que privilegie o entendimento e a negociação, atingindo o consenso no que diz respeito a normas, valores, objetivos, padrões disciplinares etc.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
Os padrões de desempenho, definidos de forma independente pelos planejadores pedagógicos, devem ser claros, explícitos e adequados ao contexto organizacional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
A avaliação, diagnóstica e formativa, deve guiar o ensino e aprimorar a aprendizagem das partes envolvidas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
Com o objetivo de levar em consideração as potencialidades de todos os alunos, os planejamentos instrucionais devem ser rígidos e especializados.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , em alguns de seus artigos, reforça as questões da gestão participativa e da autonomia. Na área de jovens e adultos, a participação de todos os agentes organizacionais é ainda mais urgente. A vivência, a cultura, as práticas e as relações sociais fazem do colaborador, jovem ou adulto, um aliado da organização em todos os processos. Em relação à educação de jovens e adultos nas organizações de trabalho, julgue os itens a seguir.
O ensino deve ser orientado segundo a necessidade do aluno, sendo este ativo e responsável pela construção de sua própria aprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para que a área de recursos humanos de uma determinada organização seja otimizada, é imprescindível que todos os seus processos operem de maneira integrada. Com referência às possíveis relações entre o setor de treinamento e desenvolvimento com outras subáreas dos recursos humanos, julgue os itens seguintes.
A progressão funcional nas organizações deve ser totalmente condicionada ao sucesso dos indivíduos em programas de capacitação e atualização profissional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Para que a área de recursos humanos de uma determinada organização seja otimizada, é imprescindível que todos os seus processos operem de maneira integrada. Com referência às possíveis relações entre o setor de treinamento e desenvolvimento com outras subáreas dos recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Os sistemas de treinamento e desenvolvimento são importantes ferramentas na estruturação de planos de carreiras nas organizações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...