Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui importância destacada à didática, a qual possui como objeto de estudo o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
denominada educação bancária é uma das propostas da Pedagogia Libertadora.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
Na abordagem sociológica progressista do conflito, enfatizam-se os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, situando-se a escola como elemento de integração e continuidade entre gerações.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
Nos estudos sociológicos da educação, a partir de 1960, o paradigma do consenso foi substituído pelo paradigma do conflito.
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Na prática, observa-se que, independentemente do domínio a que pertencem, os resultados de aprendizagem (afetivos, psicomotores e cognitivos) ocorrem simultaneamente. Exercem influência uns sobre os outros e, em várias situações, há certo predomínio de um resultado sobre o outro.
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
O material impresso é um dos meios de entrega mais utilizados em treinamentos a distância. Essa mídia serve também de apoio a cursos presenciais e semipresenciais. Porém, o material impresso deve ser totalmente substituído por novas tecnologias da informação e comunicação, tanto nos ambientes educacionais quanto nos organizacionais.
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Os métodos de ensino podem ser adequadamente escolhidos antes da análise das características motivacionais, demográficas, profissionais e cognitivas da clientela alvo, pois devem pautar-se na natureza dos objetivos de ensino.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Os objetivos de aprendizagem ou resultados de aprendizagem têm sido classificados de acordo com três domínios: o cognitivo, o psicomotor e o afetivo (ou atitudinal).
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
Objetivos instrucionais cognitivos enfatizam resultados de aprendizagem expressos em termos de interesses, atitudes, valores, disposições ou tendências emocionais. Um exemplo de objetivo de ensino desse domínio é tratar indistintamente bem pessoas com diferentes características individuais, em situação de atendimento ao público.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.
As taxonomias de objetivos educacionais (como as de Bloom e colaboradores) ou o sistema de classificação de resultados de aprendizagem (como o de Gagné) são ferramentas úteis que facilitam a elaboração de planos de ensino bem seqüenciados e a escolha de métodos e recursos de ensino adequados aos objetivos instrucionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...