Questões de Pedagogia do ano 2004

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

O diálogo estabelecido entre a coordenadora pedagógica e a professora pode ser entendido como uma das formas para melhorar a relação entre a professora e os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

A professora, quando conversou com os alunos, conseguiu vê-los como sujeitos capazes de superar as dificuldades apresentadas, o que contribuiu significativamente para melhorar a relação professor-aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma professora de 2.ª série, após dois meses de trabalho, chamou a atenção dos alunos para os erros que eles estavam cometendo em seus trabalhos em sala de aula. Segundo a professora, essa conversa não produziu mudanças positivas; ao contrário, os alunos pareciam piores. Com isso, ela procurou a coordenadora pedagógica da escola para discutir algumas dificuldades que estava percebendo em sua turma: os alunos não prestavam atenção nas explicações, não conseguiam ler com entonação, não faziam a pontuação correta na leitura tampouco nos textos escritos, trocavam letras e não sabiam fazer as operações simples de adição e subtração. A coordenadora pedagógica logo deu algumas explicações: se os alunos não prestam atenção é porque não lêem, não escrevem e não estudam a tabuada em casa e os pais não se responsabilizam pelas atividades escolares dos filhos. A coordenadora propôs fazer uma reunião com os pais, a fim de solicitar que eles assumissem melhor o acompanhamento dos filhos. Os pais foram chamados à escola para ouvir a avaliação da professora e da coordenadora.

Diante da situação hipotética e considerando a relação professoraluno, julgue os itens a seguir.

Com base na situação hipotética e nos princípios norteadores das teorias construtivistas, a professora está construindo uma relação bastante positiva com os alunos, pois aponta os erros para que os pais possam ajudá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a psicologia genética, a aprendizagem escolar é resultado de um complexo e intricado processo de intervenção pedagógica do professor em sala de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao processo de ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A Pedagogia, por muitos anos, acreditou que o processo de ensino estava centrado no professor, supondo que estaria valorizando o conhecimento. Atualmente, com as teorias construtivistas, sabe-se que é necessário estabelecer uma relação entre o conhecimento do aluno e o ensino ministrado, tendo em vista que ocorre a aprendizagem quando o professor transmite o conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, concernentes ao currículo e à construção do conhecimento.

As mudanças ocorridas no cenário socioeconômico e político brasileiro exigem que práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos da educação infantil priorizem o desenvolvimento cognitivo, posto que a maioria das famílias de classes desfavorecidas não tem condições de desenvolver por si só essa habilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, concernentes ao currículo e à construção do conhecimento.

Os PCN apresentam-se como um currículo mínimo comum e um conjunto de conteúdos obrigatórios a ser ministrado em todo o território nacional, para garantir a todos os estudantes os saberes necessários para o exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.

Mesmo com as potencialidades de um grupo, podem surgir conflitos entre os participantes durante a elaboração do planejamento. Esses conflitos não devem gerar a extinção do grupo, ao contrário, devem estimular a crítica e a exposição das contradições como estratégias para uma prática participativa entre os envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.

O conhecimento, as experiências e a consciência de cada participante devem ser respeitados na construção do planejamento participativo. Dessa forma, a interação grupal, nessa construção, é educativa, pois os membros vão-se educando enquanto participam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, de acordo com a comunicação e a interação grupal no processo de planejamento.

Uma das contribuições do processo de planejamento participativo à comunidade escolar é a possibilidade do encontro das pessoas pelo diálogo, por meio dos debates, nos quais os membros discutem, decidem e assumem os limites de sua realidade em comum e avaliam os resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...