Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando a análise de dificuldades, os problemas e as potencialidades do cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Com a descentralização do processo de distribuição de renda, o sistema de ensino registrou um considerável avanço em relação à oferta de vagas no ensino fundamental, principalmente nas regiões mais pobres do país.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes referentes à metodologia de projetos e à interdisciplinaridade.
A metodologia de projetos caracteriza-se como atividades de pesquisa extraclasse, nas quais os alunos podem aprofundar o conhecimento, tendo em vista que o tempo de permanência dos alunos em sala de aula é pequeno.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes referentes à metodologia de projetos e à interdisciplinaridade.
O tema a ser desenvolvido no projeto de trabalho deve ser vinculado aos conteúdos programáticos, de maneira individual e em curto espaço de tempo, para manter o interesse do aluno.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes referentes à metodologia de projetos e à interdisciplinaridade.
Os projetos de trabalho devem ser planejados pelos professores e(ou) coordenação pedagógica, com a intenção de despertar nos estudantes a motivação para a aprendizagem.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Três alunos sugeriram uma visita a um museu. Todos concordaram. Então, passaram a uma nova etapa: começaram a organizar a atividade. As crianças foram falando o que precisavam fazer para organizá-la e a professora foi listando os itens na lousa: a definição da data, as informações sobre o horário de visita ao museu, o transporte para o deslocamento, o melhor trajeto do ônibus, o comunicado aos pais, o lanche, o roteiro da visita e a forma de registro. Entre uma fala e outra, o grupo ia aprovando algumas decisões e modificando outras.
Diante da situação descrita e considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
São elementos constitutivos do planejamento de ensino o tema a ser trabalhado, os objetivos a serem alcançados, os procedimentos didáticos, os recursos utilizados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Três alunos sugeriram uma visita a um museu. Todos concordaram. Então, passaram a uma nova etapa: começaram a organizar a atividade. As crianças foram falando o que precisavam fazer para organizá-la e a professora foi listando os itens na lousa: a definição da data, as informações sobre o horário de visita ao museu, o transporte para o deslocamento, o melhor trajeto do ônibus, o comunicado aos pais, o lanche, o roteiro da visita e a forma de registro. Entre uma fala e outra, o grupo ia aprovando algumas decisões e modificando outras.
Diante da situação descrita e considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
A participação dos alunos no planejamento da visita ao museu é considerada uma ação pedagógica, uma vez que os alunos aprendem a fazer escolhas e a tomar decisões.
Uma professora de uma turma da 3.ª série propôs uma atividade externa à escola. Três alunos sugeriram uma visita a um museu. Todos concordaram. Então, passaram a uma nova etapa: começaram a organizar a atividade. As crianças foram falando o que precisavam fazer para organizá-la e a professora foi listando os itens na lousa: a definição da data, as informações sobre o horário de visita ao museu, o transporte para o deslocamento, o melhor trajeto do ônibus, o comunicado aos pais, o lanche, o roteiro da visita e a forma de registro. Entre uma fala e outra, o grupo ia aprovando algumas decisões e modificando outras.
Diante da situação descrita e considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
A organização de atividades extra classe compartilhada entre professor e alunos é uma prática pedagógica valorizada pela escola tradicional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.
Historicamente, os educadores vêm percebendo que a aprendizagem do aluno, em determinado momento da escolaridade, depende das possibilidades delineadas e das formas de pensamento que eles dispõem naquela fase de desenvolvimento, sem levar em conta as experiências anteriores e a prática educativa que está sendo por eles vivenciada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.
As teorias sociointeracionistas afirmam que a ausência de erros nos trabalhos executados pelos alunos é uma manifestação de aprendizagem.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, pertinentes às bases psicológicas da aprendizagem.
Para a teoria construtivista, o aluno aprende imitando os companheiros de classe e os adultos mais experientes, ou seja, os familiares, os professores e os membros da sua comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...