Questões de Pedagogia do ano 2004

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A criação do Estado e, paralelamente, a propriedade privada, bem como o grande incremento do comércio foram fatores que conjugados, impuseram aos homens a necessidade de formalização do contrato social. Assim, a escrita surge como ferramenta fundamental para a fixação daquilo que se faz, se diz e se pensa. Conhecendo a história e o poder da escrita tornase cada vez mais necessário que o pedagogo contemporâneo, fortaleçase na discussão das metodologias de alfabetização. Nesta perspectiva é correto afirmar que:

  • A.

    As tendências relacionadas a alfabetização sofreram e continuam sofrendo, influência de pacotes educacionais ligados a modismos de época, aceitos pela maioria dos professores que não discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas.

  • B.

    As metodologias de alfabetização vêm sofrendo modificações no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, as necessidades geradas pelas formas de organização social e econômica de nosso país.

  • C.

    As metodologias de alfabetização permanecem inalteradas no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, a organização social e econômica de nosso país.

  • D.

    As tendências metodológicas, relacionadas a alfabetização, no país, são aceitas pela maioria dos professores que discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas

Ao nascer, a criança ingressa num mundo de relações sociais que lhe abrirá todas as possibilidades de aprendizado e de constituição de si mesma como sujeito. Nesta direção é correto afirmar que:

  • A.

    A criança se desenvolverá no processo de apropriação das formas de agir, pensar e sentir da cultura sintetizados nos objetos e materiais simbólicos das práticas humanas que as gerações atuais produziram.

  • B.

    A ação pedagógica, para crianças, não deve ser estruturada em correspondência com as particularidades físicas, psicológicas e sociais levando em conta os seus diferentes níveis de desenvolvimento.

  • C.

    O mundo social em que a criança se desenvolve é a sua fonte e força motriz, pois nele se encontram todas as capacidades e valores do gênero humano, desenvolvidos ao longo da história da espécie.

  • D.

    A criança tem uma participação ativa e independente no seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

Toda atividade humana é mediada pelo signo. Percebemos isso quando comparamos a atividade mental humana com a dos outros animais. Eles dirigem suas ações pelo imediatismo, enquanto, o homem é capaz de romper com essa dimensão imediata do comportamento, dirigindo e controlando suas ações. Compreendendo os signos como mediadores da interação humana é correto afirmar que:

  • A.

    O signo possibilita ao homem fazer planos, imaginar algo ou criar intenções.

  • B.

    O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo não faz parte.

  • C.

    O signo não permite ao homem libertar-se do tempo e do espaço presentes e fazer relações mentais mesmo quando os objetos não estão ali à sua frente.

  • D.

    O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo faz parte parcialmente.

O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Nas tribos primitivas os filhos aprendiam com os pais a atender suas necessidades, a superar as dificuldades do clima e desenvolver-se na arte da caça. Com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a se dedicar, exclusivamente, às tarefas relacionadas com o ensino. Em relação ao conceito etimológico do ensino é correto afirmar que:

  • A.

    "Ensinar é transmitir conhecimentos".

  • B.

    "Ensinar é gravar no espírito".

  • C.

    "Ensinar é eficiência e produtividade".

  • D.

    "Ensinar é criar condições de aprendizagem" .

O educando é caracterizado pelas múltiplas determinações da realidade. É um sujeito ativo que pela ação e a aprendizagem ao mesmo tempo se constrói ou se aliena. A educação visa a aquisição de um patamar novo pelo educando, uma participação ativa na cultura elaborada. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar que:

  • A.

    O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.

  • B.

    O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber socialmente imposto.

  • C.

    O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui, não interagindo, mais apropriandose do saber elaborado e socialmente imposto.

  • D.

    O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.

Proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso e a permanência na escola básica, provendo-lhes de uma sólida formação cultural e cientifica é dever da sociedade e particularmente do poder público. O pedagogo insere-se também nesta luta e tarefa. Entre a escolarização e as lutas democráticas, por sua efetivação a toda população é correto afirmar que:

  • A.

    Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação com mais rigor, na dimensão política.

  • B.

    O pedagogo precisa ter claro, que a atuação política tem caráter pedagógico e que nem sempre a atuação pedagógica tem caráter político.

  • C.

    Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, em duas dimensões, a política e a pedagógica.

  • D.

    Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, na dimensão pedagógica.

As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:

  • A.

    O planejamento popular não envolve partilha de poder. A participação no processo substitui a deliberação sobre as prioridades.

  • B.

    O planejamento popular envolve partilha de poder. A participação no processo não substitui a deliberação sobre as prioridades definidas por um grupo gestor.

  • C.

    O planejamento popular é fruto da ação de um grupo gestor, que repassa os encaminhamentos aos grupos envolvidos.

  • D.

    O planejamento popular é fruto de uma ação coletiva, que explicita as tensões e os anseios dos grupos envolvidos.

Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:

  • A.

    Planejamento, Plano, Projeto, Programa.

  • B.

    Plano, Programa, Planejamento, Projeto.

  • C.

    Projeto, Programa, Plano, Planejamento.

  • D.

    Planejamento, Projeto, Programa e Plano.

Tomando os especialistas em assuntos educacionais como articuladores do Projeto Político Pedagógico, cabe especificamente ao administrador escolar atuar frente:

  • A.

    À consideração sobre em que medida os fatos e relações na escola concorrem para os fins da educação escolar, sem que, para isso, seja necessário considerar as condições existentes.

  • B.

    À utilização racional de recursos para a realização de práticas escolares, com o propósito de buscar o objetivo pedagógico da escola.

  • C.

    Ao planejamento, junto com o professor, do plano de ensino.

  • D.

    À sistematização e divulgação, junto à família, de informações sobre o aluno, especialmente sobre sua freqüência e rendimento escolar.

Luckesi (1996) destaca que "o acesso e a permanência na escola (...), nada significarão caso não estejam recheados pela qualidade do ensino e da aprendizagem (...)" (p.65). A busca dessa qualidade perpassa, dentre outros aspectos, pela avaliação do processo de apropriação de conhecimentos. Nesse desafio, cabe aos especialistas em assuntos educacionais:

  • A.

    Aplicar os instrumentos de avaliação nas diversas disciplinas curriculares, fazendo as médias de rendimento para ter um parâmetro de comparação com outras unidades escolares da rede.

  • B.

    Coordenar e participar do diagnóstico quantitativo do rendimento escolar, junto com o professor, com o fim de classificar os alunos para a formação de turmas homogêneas na aprendizagem, reduzindo com isso os índices de repetência.

  • C.

    Definir e elaborar a proposta e as estratégias de avaliação a serem adotadas pelos professores da unidade escolar, nos diferentes níveis de ensino.

  • D.

    Além de coordenar e participar da análise qualitativa e quantitativa do rendimento escolar, junto com o professor, discutir estratégias de avaliação que permitam a leitura de todo o processo educativo, prevendo mecanismos de redimensionamento do trabalho sempre que necessário.

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